Intensidade e querer recompensados
Com bis de Gilson Benchimol e um golo de António Muanza, o Benfica B levou a melhor sobre o CD Mafra, por 3-2, na 1.ª jornada da Liga 2.
No arranque da Liga 2 para o Benfica B, os encarnados venceram o CD Mafra (3-2), num desafio disputado neste domingo, 13 de agosto, no Benfica Campus.
Aos 17', Gilson Benchimol, na área do CD Mafra, viu o remate ser intercetado por Pedro Barcelos, que cortou a bola para canto.
A intensidade encarnada foi premiada com o golo inaugural, aos 27'. Após incursão no ataque de Rafael Rodrigues e cruzamento do capitão das águias, Pedro Santos foi travado em falta por Gui Ferreira na área dos visitantes.
O árbitro Pedro Ramalho assinalou pontapé de penálti, convertido por António Muanza, médio que não vacilou da marca dos onze metros e bateu Oláfsson.
Passaram apenas dois minutos até novo momento de festejos no Benfica Campus. Henrique Pereira recuperou a bola, combinou com Rafael Luís, em estreia na equipa B, e a jogada deu frutos. O atacante acelerou pela esquerda, rematou ao poste e, no ressalto, oportuno, Gilson Benchimol atirou para o fundo da baliza (2-0, aos 29').
O corredor esquerdo foi bastante explorado pela equipa orientada por Nélson Veríssimo, técnico que está de regresso ao Clube. Aos 37', num novo lance entre Henrique Pereira e Rafael Luís, foi a vez de o médio cruzar, mas faltou o desvio para a baliza do CD Mafra.
Os forasteiros, que evidenciaram muitas dificuldades, face à organização encarnada, reduziram. Num lance discutível, validado pelo VAR, a equipa de arbitragem considerou que Kokubo derrubou Diogo. Foi sancionada ação faltosa e, contra a corrente, Gui Ferreira fez o 2-1, aos 45', na conversão do penálti.
Com o Presidente Rui Costa, João Neves, Florentino e André Gomes entre os presentes, antes do apito para o intervalo, nota ainda para um livre direto apontado por Adrian Bajrami, que Oláfsson segurou.
A abrir a segunda metade, Kokubo protagonizou uma sensacional intervenção. Mesaque Djú, de fora da área, disparou com o pé esquerdo, para grande defesa do guarda-redes do Benfica B (47').
Aos 52', Nibe, que entrou ao intervalo, surgiu na área encarnada e não desperdiçou a oportunidade para empatar (2-2). O Benfica B respondeu com um remate de Rafael Luís, fora da área, travado por Oláfsson, aos 56'.
A reação prosseguiu em dose dupla, aos 63'. Após lance individual, Rafael Luís atirou ao lado. No mesmo minuto, pressionado por Henrique Pereira, uma falha do guarda-redes do Mafra quase deu golo, Pedro Santos, com a baliza à mercê, errou o alvo.
Com o ritmo de jogo menos intenso, aos 75', após canto, Etim cabeceou à malha lateral da baliza à guarda de Kokubo.
Determinado em somar os três pontos, o Benfica B não desistiu. Aos 81', num erro de Oláfsson, Gerson Sousa recuperou a bola, ofereceu a Gilson Benchimol, e, de primeira, o avançado desferiu um forte pontapé para o 3-2!
Em desvantagem, o CD Mafra ameaçou aos 83', mas Kokubo, atento, defendeu o remate de Pité.
Até ao final do desafio, não foram criadas ocasiões flagrantes de perigo, para ambos os lados, e o resultado manteve-se: triunfo do Benfica B sobre o CD Mafra por 3-2!
DECLARAÇÕES
Nélson Veríssimo (treinador do Benfica B): "Era importante começar bem o Campeonato, com uma vitória, era esse o nosso objetivo. Já tínhamos conhecimento prévio da equipa e do treinador que o Mafra tem, portanto, sabíamos que ia ser um jogo difícil, em que teríamos de ter os nossos níveis de concentração e competitividade ao mais alto nível. Julgo que isso aconteceu. Fizemos uma primeira parte muito boa, chegando, com mérito, a uma vantagem de dois golos. É verdade que os golos do Mafra causaram alguma intranquilidade à equipa, mas tivemos duas ou três ocasiões de perigo perto da baliza contrária. Chegámos, com justiça, à vitória. Antes do terceiro golo, o Pedro Santos teve uma situação boa em que recuperámos a bola perto da baliza, com uma pressão alta, e, depois, não conseguimos concretizar. É verdade que o Leo [Kokubo] também teve uma grande defesa, que impediu o golo do Mafra. Acima de tudo, foi um jogo competitivo, muito interessante de seguir. Dar os parabéns aos jogadores e ao staff pelo jogo que fizemos e pelos três pontos conquistados. O significado é de enorme alegria, ao voltar a uma casa que bem conheço. Esta moldura humana acaba por fazer a diferença, porque em muitos momentos nós sentimos que o público também nos puxou, principalmente na fase em que sofremos o segundo golo e abanámos um pouco. O público também contribuiu para que a equipa elevasse o estado de espírito e conseguisse arrancar para o terceiro golo, concluindo o jogo com a vitória."
Gilson Benchimol (avançado do Benfica B e Homem do Jogo): "Queremos sempre entrar bem no Campeonato. Se não for eu a marcar, o sentimento é o mesmo. É bom que os adeptos venham apoiar-nos. Sentimos essa emoção vinda do público, é o que nos faz correr mais e trabalhar."
Rafael Rodrigues (capitão do Benfica B): "Vitória muito justa. Na primeira parte tivemos quase todo o controlo do jogo. Entrámos muito bem, tivemos muita posse de bola, criámos muitas ocasiões de golo, concretizámos por duas vezes. Depois, o Mafra conseguiu marcar ao cair da primeira parte e entrou melhor na segunda parte. A nossa matriz é ganhar e foi isso que demonstrámos. Vamos entrar para ganhar em todos os jogos e fazer melhor possível. Jogámos bastante bem, e ganhámos com todo o mérito, e é assim que faremos em todos os jogos."
Benfica B-CD Mafra
3-2
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica B
Kokubo, João Tomé (Francisco Domingues, 81'), Gustavo Marques (Lenny Lacroix, 85'), Adrian Bajrami, Rafael Rodrigues, Zan Jevsenak, Rafael Luís (Diogo Prioste, 81'), António Muanza (Nuno Félix, 85'), Pedro Santos (Gerson Sousa, 73'), Henrique Pereira e Gilson Benchimol
Suplentes
Pedro Souza, Lenny Lacroix (85'), Francisco Domingues (81'), Diogo Prioste (81'), Nuno Félix (85'), Hugo Félix, João Rego, Gerson Sousa (73') e José Marques
Onze do CD Mafra
Oláfsson, Ousmane Diao, João Goulart, Pedro Barcelos, Miguel Sousa (Chriso, 73'), Pedro Bravo, Pité, Gui Ferreira (Bak, 74'), Mesaque Djú (Lucas Gabriel, 73'), Diogo (Etim, 73') e Maddi (Nibe, 46')
Suplentes
André Paulo, Chriso (73'), Lucas Gabriel (73'), Lopes, Etim (73'), Nibe (46'), Texel, Bak (74') e Rodri
Ao intervalo 2-1
Golos
Benfica B: António Muanza (27') e Gilson Benchimol (29' e 81'); CD Mafra: Gui Ferreira (45') e Nibe (52')
Boletim clínico do Benfica B
Gustavo Varela (status pós-cirúrgico menisco externo) e Joshua Wynder (mialgia na coxa direita)
Sem comentários:
Enviar um comentário