quinta-feira, 14 de setembro de 2023

MAIS UMA PÁGINA DE GLÓRIA!



 A equipa feminina do Benfica superiorizou-se ao Sporting no desempate por grandes penalidades (3-0), momento em que Lena Pauels defendeu dois castigos máximos.

Num dérbi emocionante, na final da Supertaça, disputada no Estádio Municipal de Aveiro, na quarta-feira de 13 de setembro, a equipa feminina de futebol do Benfica venceu o Sporting no desempate por grandes penalidades (3-0), após igualdade (1-1) no tempo regulamentar e no prolongamento.
Com este triunfo, as Inspiradoras er­gueram o troféu pela 3.ª vez, tornando-se o emblema com maior número de conquistas na prova! Esta foi também a 3.ª Supertaça que o Benfica venceu em 2023/24, após as conquistas no masculino em futebol e em futsal.
Intensidade no relvado e emoção num dérbi presenciado por 10 136 espectadores, em que as encarnadas se superiorizaram às leoas, repetindo os êxitos alcançados em 2019 e em 2022.
O mote para mais uma noite de glória – e em que Andreia Faria passou a ser a futebolista com mais jogos (151) pelo Clube – foi dado pelos adeptos do Benfica, em maior número no estádio. "Glorioso SLB" e "Benfica! Benfica!", gritou-se, antes de Nycole Raysla dar o pontapé de saída.
Os primeiros minutos foram divididos, sempre com as tricampeãs nacionais mais projetadas no ataque. Aos 9', numa incursão ofensiva pelo corredor direito, Catarina Amado fintou Alícia Correia, e a bola chegou aos pés de Anna Gasper, que atirou de fora da área, ao lado.
"Eu amo o Benfica", puxavam os Benfiquistas, antes de Lena Pauels ter travado, com segurança, um remate de Alícia Correia (12'). Dois minutos volvidos e mais um aviso do Benfica. Lúcia Alves, com o pé direito, ficou perto do golo.
No banco, de pé, Filipa Patão seguia atentamente as incidências do jogo. A treinadora aproveitou mesmo a assistência médica a Lúcia Alves, após ação faltosa de Ana Borges, amarelada, aos 19', para dar instruções precisas às jogadoras. No retomar da partida, aos 21', as encarnadas tiveram mais uma oportunidade para faturar. Lançada sobre a esquerda, Marie Alidou ultrapassou Bruna Lourenço, cruzou, e Catarina Amado falhou por muito pouco o desvio para a baliza!
CÂNTICOS E A SEGURANÇA DE LENA PAUELS
Sempre com cânticos de in­centivo, o Benfica continuava com maior ascendente, mas as leoas responderam (33' e 34'). Primeiro, de fora da área, Brenda Pérez disparou para uma grande intervenção de Lena Pauels para canto. Na sequência dessa bola parada, Ana Capeta acertou no poste, e a guarda-redes germânica protagonizou mais um grande momento, ao evitar o golo de Cláudia Neto.




A resposta das Inspiradoras, que procuraram ser eficazes nas transições para o ataque, aconteceu aos 43': cruzamento de Catarina Amado para Lúcia Alves, que cabeceou para defesa de Hannah Seabert. Acutilante, a camisola 13, que voltou a testar os reflexos da guarda-redes leonina com um tiro aos 44'.
Nulo ao intervalo, e logo a abrir a segunda metade, aos 46', Lena Pauels controlou o remate de Diana Silva. De imediato, o Benfica assumiu as rédeas do dérbi. Um cruzamento de Francisca Nazareth para Nycole fez soar alarmes na defesa leonina. Ana Borges aliviou a bola e evitou males maiores. Já depois de Seabert ter negado o golo a Catarina Amado (49'), o Benfica marcou por Nycole, num canto direto. Porém, o golo foi invalidado. Num encontro em que Catarina Campos esteve nas funções de VAR, foi assinalada infração de Carole Costa sobre a guarda-redes leonina (50).
MAGIA DE FRANCISCA NAZARETH
Com enorme ímpeto e vontade de inaugurar o marcador, o remate certeiro, a valer, chegou por intermédio de Francisca Nazareth! E que momento da camisola 10! Aos 55', Catarina Amado progrediu com bola pela direita, entregou o esférico a Kika, e a avançada desenhou um momento sublime.

À entrada da área, driblou várias rivais e atirou colocado com o pé direito para o 1-0. Festa, muita festa no Municipal de Aveiro! Dos adeptos aos elementos do banco encarnado, que felicitaram efusivamente a jovem internacional portuguesa.
Com capacidade para controlar as tentativas de ataque do Sporting, o Benfica dispôs de mais uma chance para ampliar, aos 68', minuto em que Nycole, em velocidade, deixou para trás Bruna Lourenço e, na área, atirou para defesa de Seabert.
REAÇÃO NÃO EVITOU PROLONGAMENTO
Contra a corrente, na sequência de um livre de Maiara Niehues, à trave, aos 73', Andrea Norheim, feliz no ressalto, empatou (1-1). Decorria o minuto 78 quando houve mais uma intervenção da VAR.
Andreia Norton foi admoestada com vermelho direto, por travar Olivia Smith, mas, alertada por Catarina Campos, Sílvia Do­mingos recorreu às imagens e reverteu a decisão, sancionando Norton com amarelo. Continuavam 11 contra 11 e tudo em aberto.
Reforço para esta temporada, Lena Pauels voltou a mostrar-se em grande plano. Aos 83', a guarda-redes alemã voou para defender o remate de Cláudia Neto. No 3.º dos oito minutos de compensação, uma abertura de Kika Nazareth para Lúcia Alves deixou em apuros a defesa do Sporting. Todavia, Seabert saiu da baliza e chegou primeiro à bola. Seguiu-se o prolongamento. Pausa para ingerir líquidos, retemperar forças, e para as palavras de Filipa Patão, no sentido de afinar a estratégia.
"EU AMO O BENFICA" A EMPURRAR
Início dos 30 minutos de tempo extra, e só se ouviam os Benfiquistas. E se Olivia Smith atirou ao lado, aos 93', as águias ripostaram com o cabeceamento de Marta Cintra também ao lado (98') e remate de Andrea Falcón para grande defesa de Seabert, a negar o 2-1 (99'). Com o "Eu amo o Benfica" bem audível, o Benfica tentou sempre acercar-se da baliza oposta.
Já aos 108', um lance entre Francisca Nazareth e Fátima Pinto na área leonina, passível de grande penalidade, teve como desfecho livre para as leoas, pois, por indicações da VAR, foi vislumbrado fora de jogo ao ataque encarnado. Emoções ao rubro, à medida que os minutos corriam… "Faz um golo, allez", gritou-se. No último suspiro, passe de Kika Nazareth para Marta Cintra. Com um remate cruzado, aos 120'+4', a avançada brasileira viu a guarda-redes rival amarrar…
ACERTO DOS 11 METROS E UMA ENORME GUARDA-REDES
Com a igualdade, era chegada a hora do desempate por grandes penalidades. Unidas em roda, as jogadoras encarnadas ouviram a treinadora Filipa Patão. "Sport Lisboa e Benfica!" foi grito de união, antes das decisões.
Da marca dos 11 metros, Carole Costa, Marta Cintra e Laís Araújo não falharam. Do outro lado, Andrea Norheim atirou ao lado, e Fátima Dutra e Fátima Pinto viram os seus remates travados por Lena Pauels, que já havia defendido dois penáltis, também no desempate por grandes penalidades, na meia-final, ante o SC Braga. Enorme a guarda-redes do Benfica!
Francisca Nazareth foi eleita a MVP, e, em campo, após a guarda de honra às jogadoras leoninas, que receberam as medalhas de finalistas vencidas, as capitãs Pauleta e Sílvia Rebelo ergueram a Supertaça, celebrando com os adeptos ao som do Ser Benfiquista!
DECLARAÇÕES
Filipa Patão (treinadora do Benfica): "A primeira parte foi nossa, controlámos o jogo. Podíamos ter sido mais efetivas a explorar o espaço. Demorámos muito tempo a procurar as jogadoras livres. Entrámos bem na segunda parte e marcámos. Mas depois do nosso golo desencontrámo-nos um pouco. Tivemos alguns momentos de descontrolo. Sentimos a necessidade de tirar a Andreia Faria por causa das faltas constantes que a árbitra estava a assinalar. O Sporting empatou na sequência de um livre em que não houve falta, mas dou isso de barato. No prolongamento foi muito difícil pela carga física que temos tido, com os jogos sucessivos. As jogadoras tiveram uma alma e coração enormes. Nas grandes penalidades fomos, uma vez mais, competentes. Ainda temos muita coisa a melhorar, acredito que vamos ser mais fortes durante a época."
Sílvia Rebelo (capitã do Benfica): "É incrível festejar com estes adeptos, queríamos começar bem. O Benfica é uma equipa de troféus. Conquistámos mais um! Queremos continuar a vencer, sabemos como é importante para os adeptos. Queremos dar continuidade. Agradecemos o apoio dos adeptos, que marcam sempre presença."




Francisca Nazareth (avançada do Benfica): "Foi um jogo à Benfica, muito bem disputado. Parabéns ao Sporting pelo trabalho que nos deu. Quisemos mais e fomos mais além. Fizemos o nosso trabalho, agora é continuar. O golo é Benfica, amor e emoção."
Christy Ucheibe (média do Benfica): "Foi um jogo muito difícil, muito competitivo. Fizemos o nosso trabalho. Estou muito feliz por ter vencido, somos o Benfica! Lena Pauels esteve muito bem, ajudou muito a equipa."
Lena Pauels (guarda-redes do Benfica): "É muito bom ter vencido, espero vencer mais. Vamos continuar a trabalhar. Foi a primeira vez que joguei perante tanta gente. Foi muito bom jogar em frente aos nossos adeptos."
Andrea Falcón (avançada do Benfica): "As sensações são inexplicáveis. Tivemos muitos jogos seguidos, vontade, e muita ambição. Deixámos a pele em campo. Está a ser incrível, esta experiência. Estou a desfrutar do futebol, é o que a equipa quer. Estamos a fazer uma grande equipa dentro de campo e fora dele. Sabemos que a companheira que está ao nosso lado vai deixar a pele em campo, é uma equipa muito unida que pretende continuar a crescer."
Andreia Faria (média do Benfica): "Já habituámos os nossos adeptos à ambição da equipa, só temos de estar contentes pelo que fizemos. Agora, é continuar a trabalhar para conseguir os nossos objetivos. Temos um processo que precisa de ser consolidado, estamos mais confiantes de jogo para jogo. O Benfica quer sempre vencer, procurar conquistar todos os troféus."
Jéssica Silva (avançada do Benfica): "Custa estar de fora, mas ganhámos o jogo. É mais um troféu, mais uma conquista. Mais uma vez mostrámos que fomos superiores ao nosso adversário. Estamos muito motivadas, teremos muitas competições. Temos muito para trabalhar e muita coisa para fazer. É sempre melhor trabalhar sobre vitórias."
Benfica-Sporting
1-1 (3-0 gp)
Estádio Municipal de Aveiro
Onze do Benfica
Lena Pauels, Carole Costa, Christy Ucheibe, Laís Araújo, Catarina Amado, Andreia Faria (Andreia Norton, 63'), Anna Gasper, Lúcia Alves (Marta Cintra, 90'+4'), Marie Alidou (Andrea Falcón, 82'), Francisca Nazareth e Nycole Raysla (Letícia Almeida, 91')
Suplentes
Carolina Vilão, Ana Seiça, Sílvia Rebelo, Letícia Almeida (91'), Andreia Norton (63'), Lara Martins, Marta Cintra (90'+4'), Andrea Falcón (82') e Beatriz Nogueira
Onze do Sporting
Hannah Seabert, Ana Borges, Andrea Norheim, Bruna Lourenço, Alícia Correia (Fátima Dutra, 90'), Joana Martins (Maiara Niehues, 64'), Brenda Pérez, Cláudia Neto (Jacynta Galabadaarachchi, 90'), Maísa Correia (Olívia Smith, 52'), Ana Capeta (Fátima Pinto, 64') e Diana Silva (Andreia Bravo, 106')
Suplentes
Carolina Jóia, Gabriela Vinhas, Fátima Dutra (90'), Rita Fontemanha, Fátima Pinto (64'), Olívia Smith (52'), Maiara Niehues (64'), Jacynta Galabadaarachchi (90') e Andreia Bravo (106')
Ao intervalo 0-0
Golos
Benfica: Francisca Nazareth (55'); Sporting: Andrea Norheim (73')

Sem comentários:

Enviar um comentário