"ALGUMAS REFLEXÕES E QUESTÕES SOBRE A TRISTE NOITE DE ONTEM
1. Acredito que Bruno Lage quis dar um pendor defensivo à equipa face ao poderio ofensivo do Bayern. Se acredito que Bruno Lage queria que a equipa se acantonasse lá trás, que defendesse tão dentro da área, que fosse tão incapaz de ter bola para contra-atacar aqui e ali? Penso que não, que Bruno Lage acreditou que com a estratégia que montou a equipa ia fazer outra figura. A verdade é que não fez, nem pouco mais ou menos.
2. Bruno Lage reconheceu que sua estratégia não estava de todo a funcionar, tanto assim que fez duas mudanças logo ao intervalo, ou seja, ainda com o resultado em zero-zero, um resultado que se podia considerar favorável. Consegue uma equipa com aquele desempenho mudar o chip para com isso mudar a tática ou, ao menos, o comportamento face ao adversário? A história diz-nos que é difícil, muito difícil, e a história ontem bateu mais uma vez certo: as mudanças pouco ou nada mudaram.
3. A história também nos diz que uma equipa que se considera satisfeita com o empate raramente não sai derrotada de um jogo. O erro esteve só no plano de jogo, que falhou, ou era mesmo difícil, para não dizer impossível, com os jogadores que Bruno Lage tem à sua disposição dar mais luta ao Bayern? Acho que, mesmo com tração atrás, aqueles jogadores tinham que dar muito mais luta ao Bayern. Mesmo perdendo.
4. Porque não se soltou o Benfica depois de sofrer o golo, porque não foi atrás do empate? Basicamente, penso, porque arriscaria sofrer mais golos e o diferencial de golos vai ser um fator de desempate fundamental para o apuramento para a fase seguinte. Como em todos os outros jogos deste novo modelo de Champions, ontem não era de todo igual perder por um ou por dois, três ou quatro. No final da fase de liga veremos se valeu a pena.
5. Pareceu óbvio que Bruno Lage poupou alguns jogadores para o clássico de domingo. Faz sentido uma equipa querer competir a este nível, na Champions, priorizando a competição interna? Todas as grandes equipas vão com tudo a todas as competições mais importantes, por que não há-de o Benfica fazer o mesmo?
6. O erro faz parte do futebol. Bruno Lage reconheceu que não esteve bem, pelo que agora se exige não menos do que uma reação à Benfica na receção ao Porto no domingo. Lá estarei, como sempre, para apoiar a equipa, o treinador, todos. A equipa terá que estar a um nível muito superior ao de Munique. E nós, os adeptos, teremos que estar ao nível dos que em Munique não pararam de apoiar a equipa."
Jaime Cancella de Abreu, in Facebook
Sem comentários:
Enviar um comentário