quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

QUATRO MINUTOS FATAIS



Rubricado o empate por Chandra Davidson, o Benfica sofreu 2 golos de rajada e não conseguiu recuperar, acabando por perder frente ao Barcelona, por 3-1, no jogo da 5.ª jornada da fase de liga da UEFA Women's Champions League.
Na deslocação ao Estadi Johan Cruyff, nesta quarta-feira, 10 de dezembro, a equipa feminina de futebol do Benfica perdeu com o vice-campeão europeu Barcelona, por 3-1, em jogo da 5.ª jornada da fase de liga da UEFA Women's Champions League.
Frente ao líder Barcelona, considerado "a equipa mais forte do mundo" por Ivan Baptista, só um Benfica organizado e a gerir bem os momentos do jogo, numa das suas melhores exibições, conseguiria dar resposta.
O treinador lançou um onze inicial composto por Lena Pauels, Catarina Amado, Carole Costa, Christy Ucheibe, Marit Lund, Beatriz Cameirão, Anna Gasper, Letícia Almeida, Lúcia Alves, Chandra Davidson e Cristina Prieto.
Nos primeiros 5 minutos do jogo, o Barcelona criou duas situações de grande perigo, nas quais a coesão defensiva das águias ficou bem explícita. No minuto 2, Serrajordi contornou Lena Pauels e serviu Alexia Putellas, que atirou à figura de uma jogadora encarnada, fazendo o esférico rasar o poste. Aos 4', grande intervenção da guardiã do Benfica, a opor-se a Clàudia Pina. No seguimento da jogada, Christy Ucheibe impediu a recarga de Vicky López.
As espanholas continuaram a carregar, não permitindo ao Benfica sair com bola para o ataque. Lena Pauels voltou a fazer uma defesa importantíssima aos 16', a remate de Clàudia Pina, que, no mesmo minuto, na pequena área, fez o esférico esbarrar na trave.
Com o Barcelona a dominar no ataque e o Benfica a blindar a sua defesa, aos 24' Lena Pauels estirou-se e evitou o golo de Graham Hansen. Na tentativa de efetuar novo corte, Christy Ucheibe, figura de destaque da defensiva encarnada, ficou queixosa e, após recuperar, voltou a entrar no jogo.
Uma perda de bola do Benfica permitiu ao Barcelona recuperar a posse em zona prometedora e sair em contra-ataque. Alexia Putellas temporizou e serviu Pajor para o 1-0 (29').
Anna Gasper, ripostando, protagonizou a melhor oportunidade do Benfica nesta 1.ª parte do encontro aos 38'. Bom passe de Lúcia Alves, a isolar a média alemã, que, já na área do Barcelona, recebeu, ultrapassou a linha defensiva e a guarda-redes, mas rematou à malha lateral.
As últimas ocasiões flagrantes antes do descanso pertenceram a Clàudia Pina (45'+2') e a Graham Hansen (45'+3'), a rematarem à trave. Ao intervalo, o resultado era 1-0.
No reatamento... golo do Benfica! Bola longa de Marit Lund para o 2.º poste, onde Anna Gasper cruzou para Chandra Davidson, que, à boca da baliza, tocou e faturou. Estava feito o 1-1 aos 46' e, 3 minutos volvidos, as águias estiveram perto de se colocar em vantagem, mas Lúcia Alves, numa jogada de insistência, rematou ligeiramente ao lado.
A igualdade trouxe mais equilíbrio em termos ofensivos e mais aproximações das encarnadas à baliza guardada por Cata Coll. No minuto 54, porém, o Benfica sofreu um lance inglório: o remate de Alexia Putellas sofreu um desvio em Christy Ucheibe e a bola entrou para o 2-1. Volvidos 4 minutos (58'), na sequência de um canto, após alguma confusão na área, Laia Aleixandri ampliou para 3-1.
O Barcelona continuava à procura de golos e, aos 66', Anna Gasper evitou o 4-1, que resultaria de um cabeceamento de Alexia Putellas. No minuto 72, novo revés para as encarnadas: após revisão VAR para decidir um toque de Chandra Davidson com a mão na bola, a árbitra Jana Adámková apontou para a marca dos 11 metros. Lena Pauels levou a melhor sobre Alexia Putellas, defendendo a grande penalidade!
Independentemente do resultado, a guardiã do Benfica continuou a mostrar-se em grande plano na baliza. Aos 80', com a ponta da luva, Lena Pauels evitou que o resultado se alargasse, travando o intento a Pajor. O mesmo sucedeu aos 90'+5', quando a guarda-redes susteve o disparo de Vicky López.
Até final, o marcador não sofreu alterações (3-1). Com esta derrota – somando apenas 1 ponto em 5 jornadas – as águias ficam impossibilitadas de avançar na UEFA Women's Champions League.
No dia 17 de dezembro, quarta-feira, às 20h00, o Benfica recebe o PSG no Estádio da Luz, para a 6.ª e última ronda da decorrente fase da prova europeia. Antes, neste domingo, dia 14, pelas 11h00, as pentacampeãs nacionais enfrentam o Damaiense no Estádio Algarve, em jogo da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.
DECLARAÇÕES




Ivan Baptista (treinador do Benfica): "Um jogo como nós esperávamos, com domínio do Barcelona, que é muito difícil de evitar que assim aconteça. Ainda assim, muito orgulhosos com aquilo que a equipa fez e com o plano que seguiu de início ao fim. Sabíamos que íamos ter os nossos momentos, mas para isso tínhamos de ter um espírito de sacrifício muito grande ao longo de todo o jogo, e assim foi. Tivemos esse espírito de sacrifício e conseguimos atrasar o 1.º golo do Barcelona. Tivemos ainda na 1.ª parte uma situação clara de golo, e, na 2.ª [parte], mais 3 ou 4, para além do golo que fizemos. Tal como tínhamos previsto, para conseguir um resultado diferente era preciso ter também uns níveis de eficácia muito elevados. Não conseguimos ter esses níveis de eficácia no momento com bola. Ainda assim, acho que foi uma performance muito conseguida, tendo em conta todos os condicionalismos que tivemos. Do ponto de vista da preparação, estamos a falar de um jogo em que tivemos 2 dias para o preparar. Viemos cá com 8 baixas: 5 lesões [Diana Silva, Andreia Norton, Ana Borges, Marta Salvador e Andrea Falcón], 2 jogadoras doentes [Rute Costa e Neide Guedes] e uma jogadora castigada [Caroline Møller]. Mais do que aquelas que o Barcelona teve. Por isso, tendo em conta este panorama, muito orgulhosos com aquilo que a equipa fez, e agora é seguir em frente. Vamos ter já daqui a 2/3 dias um jogo para a Taça de Portugal, uma prova muito importante para nós. Queremos seguir em frente, e depois voltamos a concentrar-nos na Liga dos Campeões para, infelizmente, nos despedirmos da prova neste ano, perante os nossos adeptos."

Sem comentários:

Enviar um comentário