Sobre utilização de guardião júnior
Norton de Matos: “Temos uma grande esperança no Bruno Varela”
A equipa B tem sofrido algumas alterações nos jogos que tem realizado na Segunda Liga. Em declarações à Benfica TV, o treinador Luís Norton de Matos referiu que as mudanças têm acontecido por vários motivos, mas que o objectivo do grupo é sempre o mesmo, ou seja, vencer!“Temos mudado a equipa por várias razões. Na semana passada foi o João Cancelo que não jogou por cartões amarelos e agora vai ser o Luís Martins que não vai jogar, mas todas as equipas vão ter estes problemas”, afirmou o treinador.
As lesões são outro problema que a equipa técnica tem de gerir e Luís Norton de Matos deu o exemplo do jovem Hélder Costa. “É mais difícil quando temos jogadores de fora por um largo período, por causa de lesões traumáticas, como foi o caso do nosso Hélder [Costa] que está de fora há quase dois meses”, recordou.
O treinador falou ainda de outras alterações que são necessárias fazer, pensando sempre em prol do crescimento dos atletas. “Há uma gestão que tem a ver com a ideia do Clube e que é a nossa estratégia. Em virtude do crescimento dos jogadores, é natural que possa existir a substituição deste ou daquele jogador. Para dar um exemplo somos a única equipa que apresentou um guarda-redes júnior até agora na baliza, que é o Bruno Varela. Temos uma grande esperança nele”, referiu.
O treinador defendeu que o guardião precisa de competir para ganhar experiência num patamar que é mais exigente. “Num posto tão específico, tem os seus erros, mas esses erros só aparecem na competição. Se não competir, não vamos ver os erros e será sempre uma esperança. Por isso temos de correr esse risco e corremos esse risco de forma consciente”, explicou.
O exemplo Preud´Homme
Luís Norton de Matos deu mesmo o exemplo de Michel Preud´Homme, guarda-redes belga com o qual chegou a jogar. “Quando cheguei ao Standard Liège em 1978, havia um rapaz de 18 anos na baliza, algo que era pouco habitual e lembro-me que havia algumas críticas, nomeadamente após um jogo com o Manchester City, em que estávamos a perder no último minuto por 1-0, e sofremos depois três golos no período de descontos, com algumas responsabilidades desse guarda-redes. Foi esse período de alta competição que lhe permitiu ser o melhor guarda-redes do Mundo. Passou pelo Benfica e chama-se Michel Preud´Homme”, finalizou.
Recorde-se que o Benfica B recebe esta segunda-feira, dia 3 de Dezembro, o Marítimo B para a 16.ª jornada da Segunda Liga. O desafio tem início aprazado para as 17h30.
S.L. BENFICA
Sem comentários:
Enviar um comentário