FA Portugal
André Amorim (AA): A LPFA nasceu da necessidade da criação de uma entidade que regulasse a existência das equipas portuguesas de futebol americano, que cria-se a liga portuguesa de futebol americano e divulga-se este desporto por terras nacionais. Surgiu em conversa com várias pessoas que compõem as equipas mais antigas do panorama nacional (Renegades, Crusaders, Navigators e Lumberjacks) e, daí, surgiu a APDFA. O primeiro presidente foi Fernando Campos que saiu ao fim de dois anos e foi substituído por Amílcar Piedade.
AA: Não, nada haver. A NFL é um modelo competitivo que visa um público alvo na ordem dos milhões. Além de que os lucros são completamente irreais quando comparados com os da APDFA. O molde competitivo da APDFA costuma modificar de ano para ano, também devido ao surgimento de novas equipas, mas as regras usadas em competição são as da NCAA e não tanto as da NFL.
''Acredito que o "boom" do desporto está para breve''
Como tem sido a evolução do FA em Portugal?
AA: A evolução tem sido gradual e sustentada, acredito que é um desporto que ainda tem muito por onde dar. A cada ano que passa temos mais pessoas a praticar, mais interessados no desporto e, temos que tentar inserir este desporto no seio dos mais jovens. Investir na formação de elementos técnicos, uma vez que já começa a não haver resposta para o número de interessados em aprender. No entanto, temos visto uma clara evolução e, acredito também, que o "boom" do desporto está para breve.
Ao longo desse percurso quais tem sido os maiores obstáculos?
AA: Sem dúvida alguma que a dificuldade em arranjar patrocínios e locais onde treinar são os maiores obstáculos. Após isso vem a falta de infra-estruturas e de pessoas com conhecimentos técnicos e tácticos que possam ensinar o desporto a quem pouco ou nada sabe dele.
André Amorim
AA: Sim, de uma maneira todas as pessoas que já tenham tido contacto com o desporto fora de Portugal ajudam imenso na evolução do mesmo, em Portugal. A maioria das equipas em Portugal tem elementos técnicos ou jogadores que já tiveram experiência no estrangeiro, nem que seja um breve contacto com o desporto, acredito que as únicas excepções são, por coincidência, ou não, as duas equipas que chegaram ao final da 4ª edição da LPFA, os Porto Mutts e Lisboa Navigators. No entanto, obviamente que a integração e presença desses elementos é uma excelente mais-valia para o desporto em Portugal.
Qual o horizonte no futuro do futebol americano em Portugal?
AA: Temos um grande percurso a percorrer. O objectivo neste momento é passar a federação e ter uma visibilidade diferente quer para as pessoas, medias ou mesmo para os próprios praticantes da modalidade. Eventualmente formar uma selecção nacional para competir com outras selecções. Levar o desporto aos jovens e, criar uma liga mais competitiva com mais jogos e mais espectáculo que leve as pessoas a interessarem-se.
O que se pode esperar da próxima edição da LPFA, que terá uma vez mais maior número de equipas e maior número de jogadores inscritos?
AA: Espera-se a liga mais competitiva até ao momento. Contamos ter de 10 a 12 equipas, mais jogos na fase regular e, equipas com vontade de "destronar" os tetra campeões nacionais que têm servido de exemplo para todas as equipas do que se deve fazer para se obter sucesso neste desporto.
´´Patrocínios e locais onde treinar são os maiores obstáculos´´
A procura pela prática do FA tem aumentado? Que iniciativas se realizaram ou se poderiam realizar nesse sentido?
AA: A procura tem aumentado, sem dúvida. Cada vez mais temos pessoas a perguntar onde podem experimentar, o que precisam para experimentar, se a idade é um entrave, etc. As iniciativas que existem são a de tentar dinamizar e divulgar ao máximo as captações/treinos das equipas portuguesas, explorar campanhas publicitárias, levar o futebol americano às escolas básicas e secundárias, etc. No FA Portugal iremos realizar, em Outubro, um "Hard Knocks", que irá acompanhar a fase de captações de três equipas de futebol americano em Portugal, os Lisboa Navigators, Lisboa Devils e Crusaders Futebol Americano. É uma forma de mostrar o que se passe por detrás das cortinas no mundo destas três equipas de futebol americano.
Qual o perfil do jogador de FA? Qualquer pessoa pode praticar FA?
AA: Qualquer pessoa pode praticar. É um desporto com imensas posições, cada posição tem os seus requisitos base, algumas exigem jogadores mais pesados e fortes, outras posições mais ágeis e rápidos, como tal, um desporto onde todos têm um local onde encaixam. O requisito base, costumo dizer que é muita força de vontade e querer!
Quais são os valores associados ao FA que o tornam um desporto particular entre outros?
AA: Sem dúvida o elo que se cria entre os jogadores, todos saberem que têm uma função e que todos contribuem da mesma forma para a equipa. Se um falha, todos falham e as jogadas não correm como planeado. A camaradagem e espírito de equipa, capacidade de superação individual são também alguns ingredientes que tornam este desporto tão especial.
E a visão do FA como um desporto violento, brutal e perigoso é real ou não é mais que uma visão estereotipada da realidade?
AA: Sem dúvida que é um desporto violento, um desporto de contacto e que exige preparação física e salvaguarda para eventuais lesões. No entanto é um desporto que move milhões de pessoas nos Estados Unidos, começa a mover milhões na Europa, espero um dia ver a mover milhões em Portugal. Para isso, o nível de espectacularidade terá que subir.
Há um défice de divulgação do FA?
AA: Cada vez mais temos divulgação dos meios de comunicação social, mas ainda é escasso e apenas costuma abranger a época em que a NFL decorre nos Estados Unidos (Setembro - Fevereiro). Para divulgação da LPFA ainda é muito complicado e apenas se costumam "lembrar" de nós na altura do Superbowl, em Fevereiro.
O que falta para o futebol americano ser mais difundido a nível nacional?
AA: Mais apoio e interesse por parte dos média. Aumentar o nível de espectáculo do desporto praticado em Portugal e, fundamentalmente, a criação da Federação para que sejamos todos olhados de forma mais séria!
Como podem os fãs de futebol americano ou outros interessados em conhecer mais sobre este desporto acompanhar a LPFA e iniciativas organizadas pela APDFA?
AA: Desde já o nosso obrigado pela oportunidade de dar a conhecer esta modalidade que veio para ficar e está apenas a dar os primeiros passos... Quem quiser saber mais sobre este desporto pode visitar a página oficial do FA Portugal no Facebook (www.facebook.com/FAPORTUGALCOM) ou o nosso site oficial (www.faportugal.com).
AA: Desde já o nosso obrigado pela oportunidade de dar a conhecer esta modalidade que veio para ficar e está apenas a dar os primeiros passos... Quem quiser saber mais sobre este desporto pode visitar a página oficial do FA Portugal no Facebook (www.facebook.com/FAPORTUGALCOM) ou o nosso site oficial (www.faportugal.com).
fonte:sitemodalidades.com
Sem comentários:
Enviar um comentário