quarta-feira, 27 de agosto de 2014

JUDO : TELMA MONTEIRO E A MEDALHA DE PRATA

Telma Monteiro e a medalha de Prata: “Tem um sabor incrível”

Vice-campeã na Rússia

Telma Monteiro e a medalha de Prata: “Tem um sabor incrível”

A judoca do Sport Lisboa e Benfica, Telma Monteiro, sagrou-se, esta quarta-feira, na Rússia, vice-campeã do Mundo. A benfiquista perdeu na final com a japonesa Nae Udaka, mas, em declarações à BTV, começou por falar do combate da meia-final e da estratégia implantada por essa adversária.  

“Era um combate com uma adversária que tem estado muito bem, que tinha conseguido bons resultados e uma das favoritas às medalhas. Sabia que tinha de entrar focada para aproveitar mais esta oportunidade para chegar à final. Felizmente, em todos os combates consegui colocar o meu Judo e o meu ritmo. Estou muito contente”, referiu.

Na final, os nervos poderiam jogar contra a portuguesa, mas Telma Monteiro refutou esse facto e sentiu-se, sempre, isso sim, uma privilegiada. “Não senti qualquer nervosismo ou pressão. Senti-me, sinceramente, agradecida por ter mais uma oportunidade de representar bem o meu País e as pessoas que me apoiam. Entrei na final para ganhar. Claro que fiquei muito contente por estar na final, mas quando lá estamos queremos ganhar. O combate foi muito bem disputado, estava muito equilibrado, acabámos por ir para o ponto de ouro com um castigo para cada uma e não havia muita margem para erro. Quando estamos a lutar para ser campeões do Mundo temos de arriscar. Acabei por cometer um erro e fui desclassificada”, analisou.

Apesar do sucesso neste Mundial, a judoca não esqueceu a má prestação nos dois anteriores em que foi eliminada de forma precoce. Recordou o trabalho que teve para regressar ao nível de onde nunca deveria ter saído. “Nos últimos dois Mundiais perdi o primeiro combate, por circunstâncias diferentes, mas acabei por perder o primeiro combate e portanto, quando as regras mudaram tive de trabalhar muito para manter o nível a que tinha habituado todas as pessoas e que eu própria queria ter. Mudar o meu Judo para este nível de excelência, com novas técnicas, exigia muito de mim e das pessoas que trabalham comigo. Por isso tudo fiquei muito feliz por chegar à final”, admitiu.

Esta é a quinta medalha em Mundiais e a quarta de Prata. Apesar de não se considerar favorita na Rússia, Telma Monteiro sempre lutou para voltar ao pódio. “É a quarta medalha de Prata, a outra foi de Bronze. Teve um sabor incrível. Sabia que, na teoria, subia no ranking e que não seria favorita. Sempre pensei e disse que não queria ser favorita mas sim vencedora. Lutei com determinação. Durante toda a competição tentei chegar a mais uma final e estou muito contente”, observou.

Telma Monteiro competiu na categoria de -57 kg.

S.L. BENFICA

Sem comentários:

Enviar um comentário