Em 2 anos, Benfica e Porto embolsam quase R$ 1 bilhão no mercado
Não há clubes que façam mais dinheiro no mercado de transferências do que a dupla Porto e Benfica. Juntos, nos últimos dois anos, eles levantaram 254,86 milhões de euros (R$ 985,7 milhões, na cotação atual), isso considerando o que gastaram para reforçar seus respectivos elencos no período. Os dados são do site especializadoTransfermarkt.
Neste quesito, o Benfica é campeão, tendo lucrado 142,1 milhões de euros. O Porto aparece logo depois com 112,76 milhões. A diferença para os demais clubes é abissal. Isso porque o Southampton, que aparece em terceiro na lista, embolsou 52,79 milhões de euros em meio às transações. Sevilla (47,65 milhões) e Cruzeiro (45,05 milhões) fecham o top
Apenas na atual janela, o Benfica ganhou 76,45 milhões de euros após vender Rodrigo, Ivan Cavaleiro, João Cancelo, André Gomes, Lima, Rogelio Funes Mori, Loris Benito e Derley por um total de 92,2 milhões de euros e comprar Raúl Jiménez, Mehdi Carcela-González, Bilal Ould-Chikh, e Konstantinos Mitroglou por 15,75 milhões.
O Porto, por sua vez, faturou 65,5 milhões de euros em 2015-16. Foram lucrados 92 milhões de euros nas vendas de Jackson Martínez, Danilo, Carlos Eduardo, Kléber, Tozé, Ricardo Quaresma e Josué e gastos 26,5 milhões por Giannelli Imbula, Danilo Pereira, André André e Sérgio Oliveira.
O terceiro que mais acumulou dinheiro em transferências neste mercado foi o Hoffenheim, que conseguiu 40,45 milhões, sendo que vendeu Roberto Firmino por 41 milhões de euros.
Esta diferença de Porto e Benfica aos demais no mercado de transferências se dá, principalmente, pela postura de ambos de contratar atletas quando ainda são pouco conhecidos e vende-los quando estes estão em destaques.
Esta diferença de Porto e Benfica aos demais no mercado de transferências se dá, principalmente, pela postura de ambos de contratar atletas quando ainda são pouco conhecidos e vende-los quando estes estão em destaques.
Nos Dragões, casos famosos nos últimos anos são de Falcao García (comprado por 5,43 milhões de euros junto ao River Plate em 2009 e vendido por 40 milhões de euros ao Atlético de Madri dois anos mais tarde) e James Rodríguez (que chegou do Banfield em 2010 por 7,3 milhões de euros e saiu para o Monaco por 45 milhões de euros três anos mais tarde).
Já quanto às Águias, há os exemplos de Ángel Di María e David Luiz. O argentino foi para o clube por 8 milhões de euros em 2007 e se transferiu em 2010 para o Real Madrid por 33 milhões de euros. Já o brasileiro foi contratado por 500 mil euros em 2007 junto ao Vitória e partiu rumo ao Chelsea em 2011 por 25 milhões de euros.
Sem comentários:
Enviar um comentário