segunda-feira, 4 de abril de 2016

ANTEVISÃO AO BAYERN - BENFICA


Alvo de várias críticas no início da temporada, o treinador do Benfica garante que não se deslumbra agora nesta fase da época em que está na liderança do campeonato e a discutir a passagem às meias-finais da Liga dos Campeões.

«Sinto-me um treinador feliz não por isso (por ter sido criticado no início da época) mas por ganhar pelo Benfica: esse é o meu principal objetivo, o resto é acessório. Entramos em todos os jogos com este espírito: é fundamental jogar com alegria e entusiasmo e é assim que vamos para este jogo com o Bayern, sabendo das dificuldades e o poderio do adversário. Não estou preocupado comigo mas sim que o Benfica sai vitorioso em todas as competições», começou por dizer em conferência de imprensa. 

Questionado se o encontro de terça-feira em Munique, referente à primeira ‘mão’ dos quartos de final da Liga dos Campeões, é o mais importante da carreira, Rui Vitória responde:

- É o mais importante porque é o próximo – aqui, todos os jogos são vistos desta forma. Na sexta-feira era o SC Braga, agora é o Bayern. Estarmos entre as melhores equipas europeias é uma satisfação grande, frente a um adversário mediático e forte. Mas nada muda a minha forma de pensar, nada me embebeda. Temos uma missão, sabemos qual é essa missão aqui em Munique e vamos a eles com unhas e dentes, determinação, acreditando no que estamos a fazer e sem dramas. Esse é o nosso maior trunfo.

O treinador do Benfica retribuiu os elogios de Pep Guardiola e disse que só uma equipa no limite pode superar todo-poderoso Bayern de Munique.

«É uma equipa com uma riqueza enorme, muito versátil que joga à base de conceitos e menos preocupada com sistemas. O futuro vai ser esse – não devemos estar agarrados a sistemas mas sim a conceitos. Nesse sentido, o Bayern adapta-se bem e cria dificuldades aos adversários porque são fortes em todos os momentos do jogo. Vamos tentar descodificar a forma como o Bayern joga e dar uma resposta no limite das nossas capacidades, no ‘red line’: concentração e exigência máximas, dedicação, e com qualidade coletiva e individual, que também temos. Só assim podemos tentar tirar algum partido disso e jogar com inteligência», disse na antevisão ao jogo de terça-feira em Munique.

Insistindo na mesma ideia, Rui Vitória acredita ter a equipa preparada para todos os momentos do jogo:

- Temos a estratégia pensada e vamos descodificar tudo para os jogadores. Quando olhamos para o outro lado, vemos um conjunto de atributos e pontos fortes nos vários momentos. É preciso concentração máxima: não podemos estar apenas preocupados em defender porque o Bayern controla bem essas equipas; pensar só em atacar não é o caminho certo porque do outro lado estão jogadores que, com espaço, podem resolver. A solução é adaptar-nos em função do adversário. Percebendo isso, fica mais fácil, não sabemos se vamos ter sucesso mas para jogar contra Bayern é preciso perceber o adversário e descodifica-lo. Vamos preparar joguinho da melhor forma com esta alegria e convicção.

Ainda sobre os elogios de Pep Guardiola, que disse ter observado vários jogos do Benfica:

- É a visão de um treinador. Todos sabemos que é fundamental olhar para o que as equipas fazem e não o que se diz que fazem. O treinador do Bayern observou-nos e viu as características que temos. Sabemos que vamos defrontar uma equipa poderosa, uma das melhores do mundo. Mas quem chega a esta fase, tem a ambição de passar mais esta eliminatória. Vamos com a ambição de lutar em todos os lances como se fosse o último, como se de uma final se tratasse e, quando pensamos assim, as coisas acontecem com mais facilidade.

Questionado se acredita que o Benfica pode ser campeão-surpresa da Liga dos Campeões esta temporada, Rui Vitória assegurou que não pensa em finais, apenas no próximo jogo. Para já, quer levar para Lisboa a discussão da eliminatória com o Bayern.

«O nosso foco é sempre o próximo jogo. Dissemos quando iniciámos a nossa participação na Champions que ia ser assim, temos vindo a trabalhar dessa forma e vamos continuar. Há sempre candidatos e do outro lado está o Bayern que se apresenta como tal. Nós estamos cá sem medo. É uma eliminatória com dois jogos, queremos levar decisão para Lisboa, mas não estou preocupado em ganhar finais», disse na antevisão ao encontro de terça-feira em Munique.

«Esta é uma eliminatória com 180 minutos, no mínimo, e vamos disputá-la com enorme entusiasmo e vontade de vencer», acrescentou.

Questionado ainda se o Benfica vai entrar Allianz Arena para ganhar, Rui Vitória pragmático:

- Temos a noção do adversário e das dificuldades que vamos ter mas acreditamos que os nossos momentos vão aparecer. Não podemos jogar sempre ao ataque porque, do outro lado, está uma equipa de grande valor. Mas isso não nos retira a esperança e nem a ambição de querer aproveitar os nossos lances. Não será um ataque avassalador da nossa parte mas a vontade de ganhar está cá dentro da nossa cabeça. Vamos sofrer? Vamos. Mas essa palavra acompanha-nos e desde o início da época que tentamos ultrapassá-la.

Sem comentários:

Enviar um comentário