sábado, 23 de julho de 2016

ENTREVISTA A FEJSA


Médio sérvio vai para a quarta época na Luz...
Fejsa prepara-se para começar a sua quarta temporada no Benfica e, apesar de já entender bem a língua portuguesa, ainda prefere dar entrevistas em inglês ou...sérvio. Certo é que o médio-defensivo dos encarnados já se sente muito confortável em Lisboa e, por sua vontade, dificilmente não cumprirá o contrato que termina em junho de 2019. Entretanto, vai continuando a assimilar os idiomas que escuta num balneário onde também impera o castelhano. Certo é que nada parece tirar a boa disposição ao camisola 5, que nem na fase mais exigente dá quaisquer sinais de cansaço.
Médio sérvio analisa o Euro'201
RECORD - Durante as férias teve a possibilidade de ir acompanhando os jogos do Europeu, especialmente os de Portugal?
FEJSA – Sim, posso mesmo dizer que tive a oportunidade de ver quase todos os jogos da competição.
R - A Seleção portuguesa acabou por vencer o Euro frente à França, mas foi alvo de algumas críticas e houve mesmo jogadores e comentadores que disseram mesmo que o triunfo não foi justo. Partilha esta opinião?
F – Não, Portugal foi um justo vencedor do Euro. É claro que o título de Portugal foi merecido pois o que aconteceu na competição foi futebol. Quando se ganha é porque se tem qualidade e valor suficiente. Só posso dar os parabéns aos portugueses.
R - José Mourinho disse que passou uma semana a festejar após a vitória. Pode dizer-nos como é que reagiram os jogadores do Benfica no balneário? Também ainda estão a festejar?
F– Posso dizer que comemoraram em grande, especialmente quando o Eliseu passou pelo centro de estágio do Seixal, antes de ir de férias. Em relação ao Renato Sanches ainda não falei com ele mas não vou perder essa oportunidade.
R - Segue-se agora o Mundial de 2018, na Rússia. A Sérvia conseguiu ser campeã mundial de sub-20 há um ano, na Nova Zelândia. Acredita que essa geração de jogadores vai começar a dar provas a curto prazo?
F – Sim, acredito que será possível. Como já disse não vamos a uma grande prova há tantos anos... Nós sabemos que vai ser difícil pois estamos inseridos num grupo complicado (País de Gales, Áustria, Irlanda, Moldávia e Geórgia), mas creio que é tempo de mostrarmos a nossa qualidade. Temos muitos jogadores talentosos e é tempo de mostrarmos isso.
R - Nessa geração de jovens jogadores da Sérvia estão no Benfica Zivkovic, Jovic e Saponjic. Pode analisar o potencial de cada um?
F – O Zivkovic é um jogador pequeno como o Messi, mas é muito bom de bola. Tem uma técnica apurada, e é rápido. O Jovic é um avançado com 19 anos mas é um jogador com muita força e isso é sempre importante num avançado. Ele só precisa de ser mais tranquilo para mostrar todo o seu potencial. Ele tem de perceber que ainda é um jogador jovem e vai ter tempo para evoluir. O Saponjic não está aqui mas certamente vai ter uma oportunidade para mostrar o seu valor.
Entre Lisboa, Atenas e Belgrado, a escolha é rápida...
R - Já jogou dérbis em Belgrado, Atenas e Lisboa. De todos estes, quais foram os que mais o impressionaram?

FEJSA – Em Belgrado o Partizan-Vermelha é muito equilibrado. Aqui é diferente pois o Benfica tem mais adeptos, mas é sempre bom jogar estas partidas. Na Sérvia são mais intensos. 

R - O novo selecionador da Sérvia já afirmou que conta consigo. Como analisa este voto de confiança?


F – É sempre bom ouvir isso do treinador. Espero assim poder ajudar os meus colegas a garantir a qualificação para o Mundial em 2018. A seleção da Sérvia tem muito talento, mas nos últimos anos não temos conseguido colocar esse talento ao serviço da equipa. Há muitos anos que não participamos numa grande prova internacional.
Fejsa passou o pior momento da sua carreira em 2014. Na entrevista concedida a Record, o internacional sérvio só deixou de sorrir quando teve de lembrar esses momentos complicados em que foi impedido de fazer o que mais gosta, um percalço que acabou por ultrapassar com muito sacrifício.

Estas dificuldades acabaram por revelar toda a fé do jogador que, sempre que recorda os momentos negativos da sua carreira, complementa a frase com um "graças a Deus". Cristão ortodoxo, a religião predominante no leste da Europa, o futebolista não hesita em mostrar a sua crença, que fez questão de tatuar no próprio corpo com imagens bíblicas simbólicas como a crucificação e uma imagem de Jesus Cristo. Nas redes sociais, principalmente no Instagram, Fejsa também não hesita em assinalar as celebrações de fé que considera mais importantes.

Um apoio igualmente importante na vida de Fejsa é a sua companheira, Suzana, que foi outro pilar nos momentos mais complicados da vida do médio. O jogador não esconde a admiração que tem pela esposa e, nos momentos de festa, faz questão de partilhar as fotografias de casal, seja em pleno relvado do Estádio da Luz ou em cerimónias privadas ou períodos de férias.



Já totalmente adaptado a Portugal, Fejsa começa a ganhar peso no balneário, onde já desempenha o cargo normalmente designado aos capitães. Zivkovic, Jovic, Saponjic e mesmo o croata Kalaica sabem que podem sempre contar com o apoio deste sérvio, mesmo no mais trivial dos problemas. A língua, como é natural, ajudou uma aproximação que já se transformou em amizade. Sem esquecer a ajuda que teve de Matic quando chegou a um país estranho, Fejsa procura agora retribuir a ajuda que recebeu nos primeiros tempos em Portugal, onde o idioma lhe parecia indecifrável. Já chamado de jogador talismã por invariavelmente se tornar campeão, Fejsa está disposto a continuar a dar tudo em campo para retribuir o gesto de carinho que escutou num jogo em que até marcou.


R - O Djuricic foi apresentado na Sampdoria, onde vai alinhar por empréstimo durante uma temporada. Consegue explicar as dificuldades de adaptação que ele sentiu em Portugal e, particularmente, no Benfica nestes últimos anos?

FEJSA – Não sei o que dizer sobre ele pois nunca atingiu o nível que mostrou na Holanda, ao serviço do Heerenveen. Eu conheço-o bem e sei que era um futebolista fantástico. Aqui não jogou tanto e, nesta fase, para ele o mais importante é jogar com regularidade.

Obs: Este é um resumo da entrevista de Fejsa ao pasquim rascord,peço desculpa por não estar completa porque não compro este tipo de jornais nem sou assinante premium, por isso apanhei um resumo alargado da entrevista.
Saudações Benfiquistas a todos(as)...

Sem comentários:

Enviar um comentário