domingo, 24 de dezembro de 2017

PARA OS TREINADORES


Durante a época, é frequente assistirmos a uma dança de cadeiras que é resultado da acumulação de más performances das equipas e de alguns erros dos seus treinadores. Existe um momento em que é possível antever esta situação, principalmente se estivermos atentos à relação do treinador com os seus jogadores. Ninguém constrói nada sozinho e o sucesso de um treinador é o resultado do sucesso dos seus jogadores. Talvez por isso seja importante também para o treinador apostar num período em que reflita sobre o seu propósito e que não esteja apenas focado nos objetivos.

Neste período natalício, sinto vontade de escrever para os treinadores e de deixar uma sugestão para reflexão de final de ano que talvez possa ser decisiva no resto da época desportiva. E relembro que muito do que aqui escrevo resulta do 'feedback' dos treinadores e jogadores com quem trabalho nas ligas inglesa, francesa, italiana e na nossa, claro.
SÊ TU PRÓPRIO. A pior coisa que pode acontecer é seres visto como alguém que é cópia de outra pessoa, com comportamentos condicionados por outros e que não demonstra coerência naquilo que diz e noque faz. SÊ HONESTO. Se no início da época o teu discurso era de apoio incondicional aos teus jogadores, mantêm essa postura mesmo quando os resultados não são os desejados - quem não está na derrota, também não merece estar na vitória. TRATA AS PESSOAS COM RESPEITO - esta é a base de qualquer relacionamento. Se queres a confiança dos que trabalham contigo, este é um daqueles pontos onde não podes mesmo falhar. SEGUE OS TEUS SONHOS e inspira os outros a fazer o mesmo. Se não tens a capacidade de inspirar os outros nos seus sonhos, dificilmente irás colocá-los a acreditar no impossível. Acredita: ainda esta época vais ter de tornar possível aquilo em que poucos acreditam. SÊ TOLERANTE para que os outros também o possam ser contigo. PARTILHA A TUA MENSAGEM e impacta as pessoas. Todos os jogadores recordam com carinho os treinadores que tinham uma mensagem forte, que acreditavam no seu propósito, que tinham uma missão. AJUDA OS OUTROS À TUA VOLTA a crescer, cria impacto positivo na vida dos jogadores, dos que jogam e dos que não são opção. Os primeiros já se encontram normalmente motivados e os outros precisam de ajudar, crescer e desenvolver para o grupo com uma boa atitude.
Se apenas trabalhas objetivos e não sabes qual o teu propósito, aqui está algo que podes fazer. Entretanto… Bom Natal!
Susana Torres, in Record

Sem comentários:

Enviar um comentário