segunda-feira, 19 de março de 2018

A CORAGEM DE ANDRÉ


Quem vê o futebol de fora, acha que os jogadores ganham todos muito dinheiro e que, como têm a sorte de fazer algo de que gostam e ainda serem pagos por isso, têm razões para estarem sempre felizes e gratos, sem o direito de sentir. Mas em alta competição os atletas estão sujeitos a níveis elevados de stress e são permanentemente postos à prova, pelo que são frequentes os casos de depressão e ansiedade. É essencial dar aos atletas competências e ensiná-los a aceder aos recursos necessários para conseguirem gerir as emoções e acontecimentos, lidar com resultados, potenciar a performance e aceder a recursos como a confiança, por exemplo.

As competências dos atletas que têm uma forte mentalidade e uma boa gestão emocional são alvo de treino. Esta área deve ter uma atenção igual àquela que se dá ao treino físico. Mas enquanto os temas emocionais forem assunto de 'meninas' e visto como algo dos 'mais sensíveis', vamos continuar a ter vergonha de falar sobre o assunto, a viver com sentimentos de solidão, falta de compreensão e infelicidade. E isto não acontece apenas no desporto.
Uma das características dos atletas de grande sucesso é a CORAGEM, um ingrediente que os leva a assumir riscos, a elevar a responsabilidade e a gerar grande compromisso. Há quem valorize mais a SEGURANÇA e adote um comportamento defensivo - nas relações, no campo, na vida. Nem todos têm a coragem de procurar soluções, de falar sobre as fragilidades e desenvolver assim novas competências, nem todos têm a coragem de pedir ajuda.
Esta semana assistimos a um grande ato de CORAGEM por parte do André Gomes. Teve a coragem de falar daquilo que ninguém fala, de lidar de frente com um assunto que ainda é tabu; apareceu, colocou o sentimento ao serviço de todos que lidam com o mesmo desafio. Um jogador de futebol, mesmo antes de ser profissional, é um ser humano. O André mudou a vida de muitos colegas, pois pegou na sua dor e colocou-a aos olhos de todos. O que fazemos nós quando assistimos a um ato de coragem? Inevitavelmente apoiamos, ajudamos, torcemos por essa pessoa, entendemos… O futebol fez isso com o André.
Susana Torres, in Record

Sem comentários:

Enviar um comentário