sexta-feira, 25 de maio de 2018

BEM-VINDO, CONTI!


FUTEBOL
Defesa-central argentino é reforço do Benfica. Em entrevista exclusiva à BTV revela que está a viver um sonho e o objetivo é trabalhar muito para deixar a sua marca no Clube.
Germán Conti é reforço para 2018/19. Depois de cumprir os habituais exames médicos no Hospital da Luz, o defesa-central argentino assinou contrato com o Benfica válido para as próximas cinco épocas.
Formado na Argentina, no Colón de Santa Fé, Conti nunca jogou longe de casa. Cumpria a quinta época no clube e, em 2017/18, somou 26 jogos e dois golos. O novo reforço da defesa do Benfica mede 1,93m e é conhecido pela rapidez e bom jogo aéreo.
“O Benfica é um Clube muito grande que me deu a possibilidade de chegar à Europa. Estou muito agradecido. Sei que vai exigir muito todos os dias e espero estar à altura”, começou por dizer em entrevista exclusiva à BTV.
No relvado da Catedral, Conti não escondeu a alegria e o orgulho…
“Este Estádio é incrível. É um sonho jogar aqui, é algo que todos os jogadores sonham. Não vejo a hora de jogar com o Estádio cheio e sentir grandes emoções”, revelou, destacando de pronto a possibilidade de jogar na Champions: “A Liga dos Campeões é um sonho para todo os jogadores. Nem todos têm a oportunidade de jogar. Sou um privilegiado e espero poder aproveitar esta oportunidade”.

Conti está a viver a sua primeira aventura na Europa, mas revelou conhecimento acerca dos seus compatriotas que alinharam de águia ao peito na mesma posição em que atua.
“Conheço-os [Garay e Lisandro] porque sigo todos os jogadores argentinos na Europa. Não tive a sorte de os conhecer pessoalmente, mas sim, já ouvi várias opiniões e são boas pessoas que deixaram a sua marca no Clube e espero seguir-lhes o exemplo”, afirmou.
E ídolos?
“Nunca tive um ídolo. Desde que cheguei a profissional quis rodear-me de jogadores experientes na minha posição, que me ensinaram muito”, atirou de forma taxativa.
Tal como todos os jogadores, Conti tem o sonho de vestr a camisola da sua Seleção e acredita que esse dia vai chegar.
“É um sonho que tenho pendente. Sei que se me correr bem aqui, se fizer muitos jogos e mostrar um bom nível, vai chegar a minha oportunidade. Sei que com trabalho e sacrifício esse momento vai chegar por isso estou muito tranquilo”, disse.
Em terras lusas, o argentino fez questão de agrader ao clube onde se formou e explicou ainda como chegou a central.
“O Colón é um clube que me deu tudo. Estou completamente agradecido à instituição e sei que no futuro vou voltar porque sempre me deram muito carinho e estou totalmente agradecido. Comecei a médio direito noutro clube de Santa Fé, o Ateneu, mas passado pouco tempo mandaram-me para trás porque não era por ali…”, explicou entre sorrisos.
“Santa Fé é uma cidade muito linda, muito apaixonante. Há muita rivalidade entre o Colón e o Unión e é algo que está presente no dia a dia. Sempre me deram muito carinho e estou-lhes muito agradecido”, acrescentou.
Conti
São milhões os adeptos Benfiquistas…
“É algo incrível! Acho que ainda não tenho a noção do que isso significa. Sei que é preciso trabalhar todos os dias para ganhar o nosso lugar e dar o nosso melhor para fazer os adeptos felizes”, revelou, apontando de pronto a títulos: “É um objetivo muito importante porque todos os jogadores sonham com títulos. Sei que é um Clube que me vai exigir isso, como disse antes, espero estar à altura e dar o melhor de mim para que isso aconteça”.
Olhando para o atual plantel, Conti elogiou os compatriotas, relembrou ainda os que já vestiram esta camisola e, tal como estes, quer deixar a sua marca.
“Joguei contra o Cervi quando ele estava no (Rosário) Central. É um grande jogador, tal como o Salvio que vai ter a possibilidade de jogar num Mundial e nem todos os jogadores o podem fazer. Passaram por aqui muitos argentinos, com grande nome, que fizeram muito bem as coisas aqui no Clube. Espero ser como eles, que no futuro me recordem como alguém que deixou a sua marca”, disse.
Como se define um bom defesa-central?
“Um bom defesa-central é aquele que ganha no um contra um, que ganha no jogo aéreo, joga bem com os pés e de vez em quando marca golos, por isso, espero fazer muitos aqui”, atirou.
Chegar ao Benfica é um sonho tornado realidade?
“Sim, a verdade é que sim! Olho à volta e ainda não acredito que vou jogar neste Estádio com as bancadas sempre cheias. Vou ficar à espera do momento em que isso vai acontecer”, concluiu o reforço das águias.
Natural de Santa Fé, o argentino Germán Andrés Conti, de 23 anos, é reforço da equipa de futebol do Benfica para a temporada 2018/19. O defesa-central foi formado no Colón, clube que permitiu que chegasse a profissional.
PERFIL DE CONTI
FUTEBOL

Considerado “um dos melhores defesas do futebol argentino” por Diego Osella, que o treinou no Colón, o central chega à Luz para representar o Benfica depois de ter feito toda a carreira (formação e seniores) no clube da sua terra natal: Santa Fé.


Conti desde muito cedo começou a sentir a rivalidade existente entre o clube vermelho e negro e o Unión. Adepto do Colón e apaixonado pelo futebol, o jovem entrou para as camadas jovens do clube.
Trilhou um caminho pelos vários escalões de formação do Colón até chegar a sénior, em 2013, pela mão de Mario Sciacqua. O treinador argentino permitiu-lhe a estreia diante do Olimpo (09.12.2013), tinha Conti apenas 19 anos.
Conti
Estava lançada a semente para a árvore que germinaria nas temporadas seguintes. Conti assumiu a titularidade em 2015, época inesquecível para o central, que, nesse mesmo ano, começa a envergar a braçadeira de capitão, fruto de forte personalidade e espírito de liderança.
Cada vez mais seguro como titular e patrão da defesa do Colón, El Flaco, como é conhecido na Argentina, deixa convencidos os adeptos do clube de Santa Fé. Entre palavras de orgulho, Conti “é um ídolo” e considerado uma “referência” e o “melhor defesa oriundo da formação”. Por tudo o que deu ao clube, o defesa-central, segundo os adeptos, “merece a saída pela porta grande”.
Essa ligação recíproca teve o apogeu em maio. O jogador fez questão de participar numa surpresa a Ciro, adepto do Colón, de 5 anos, que é fã do jogador. Ciro fez vários vídeos a mostrar o quanto gosta de Conti e o futebolista respondeu-lhe, entrando em direto num programa de rádio: “Olá, Ciro, o teu vídeo chegou-me e quero agradecer por tudo o que disseste sobre mim. Quero dar-te um abraço.” Ciro não escondeu a emoção pelo momento ímpar vivido.
Conti
NÚMEROS DE CONTI NO COLÓN
JogosGolosAssistências
11954
Com 119 jogos pelos vermelhos e negros, Conti apontou cinco golos – o último confirmou a passagem do Colón à 2.ª fase da Taça Sul-Americana – e fez quatro assistências. Por ter 23 anos, os números não deixam de ser impressionantes, mas mais ainda é o facto de jogar a titular, e fazendo sempre 90 minutos, desde 12 de julho de 2015. A 6 de junho desse mesmo ano, frente ao Huracán (1-1), saiu aos 85’ e foi a última vez que sucedeu.
De permeio, entre esta imensidão de jogos a titular, atingiu a centena ao serviço do Colón, em outubro de 2017. Foi homenageado pelo clube e pelo presidente, José Néstor Vignatti, e agraciado, em pleno relvado, com uma camisola alusiva aos 100 jogos.
Conti
As boas exibições rubricadas permitiram-lhe entrar na equipa do ano do campeonato argentino escolhida pelo portal "WhoScored" e ser eleito pela revista "World Soccer" como um dos 500 jogadores mais importantes do futebol mundial atual.
Na hora da despedida, Conti não esqueceu o clube de sempre: “Estou muito agradecido ao Colón por tudo o que me proporcionou. Sempre tratei de dar o meu melhor.”

Diego Osella: “É um dos melhores defesas da Argentina”

Na carreira feita no clube de sempre houve dois treinadores que o marcaram: o argentino Diego Osella (na foto) e o uruguaio Paolo Montero, antigo jogador da Juventus.
Diego Osella treinou Conti em 2014 e, à Imprensa argentina, teceu rasgados elogios ao reforço benfiquista.
“Desde muito novo que mostrava personalidade”, recordou, acrescentando: “Vejo Conti chegar à seleção da Argentina. É um jovem com muita qualidade.”
Osella
Para Diego Osella, não há dúvidas de que o jovem defesa-central é um talento na posição. “Conti é um dos melhores defesas do futebol argentino”, considerou.

Um sonho chamado seleção

Ainda sem qualquer internacionalização pela seleção da Argentina, Conti assegurou que vai “continuar a trabalhar” para que esse dia chegue. “Talvez se marcar um golo em todos os jogos”, disse, em jeito de brincadeira, após o tento apontado ao Zamora na Taça Sul-Americana em março deste ano.
O facto de não jogar num clube de Buenos Aires ajuda a explicar o menor foco dado pela Comunicação Social argentina. Ainda assim, em 2016, esteve na pré-convocatória da seleção das Pampas que participou nos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro. Agora, no Benfica, poderá, tal como Salvio, Di María e Gaitán, cumprir o sonho de representar o seu país.
Eduardo Dominguez

“Seguro, forte na marcação, não complica e sabe sair a jogar”  

A qualidade de Conti não deixa ninguém indiferente, como comprovam as palavras elogiosas dirigidas ao defesa-central por Eduardo Domínguez (na foto), treinador do Colón, e pelos jornalistas argentinos, Jorge Battagliotti e Franco Marro.
Conti é um rapaz inteligente, que sabe estar apesar de ser jovem”, caracterizou Eduardo Domínguez.
Já Jorge Battagliotti, jornalista argentino de Santa Fé, considerou Conti “um defesa muito seguro na hora de defender”. “Tem uma boa altura, é muito alto. Não complica, gosta de fazer as coisas simples e é um defesa que gosta e sabe sair a jogar”, elogiou.
Franco Marro, jornalista da Rádio Sentimos Fútbol, da cidade de Rosário, também destacou os pontos fortes do conterrâneo.
“Germán Conti é um defesa muito forte na marcação. Tem uma grande personalidade e muito bom tempo de bola. É um grande defesa, forte no jogo aéreo ofensivo e defensivo”, disse.
Conti
AS CARACTERÍSTICAS DE CONTI DESTACADAS PELOS ARGENTINOS
  • Sendo defesa-central, atua preferencialmente sobre o lado direito.
  • Sente-se, igualmente, confortável a jogar no lado esquerdo da defesa ou num sistema de três centrais.
  • Tem muita mobilidade e gosta de subir no terreno de jogo com a bola dominada.
  • Boa leitura de jogo; importante nos equilíbrios defensivos.
  • Forte no posicionamento.
  • Espírito de liderança.
  • Qualidade técnica.

Sem comentários:

Enviar um comentário