quinta-feira, 14 de junho de 2018

ESTÁ NA HORA!


"Na hora do Mundial (Portugal tem agora maior potencial atacante). E na hora de Sporting rescindir com BdC, tendo justíssimas causas!

Está na hora. Arranca hoje o Mundial - previsão: muito alta qualidade e disputadíssimo, pois, do Brasil a Espanha, passando por Alemanha, Argentina, França, difícil dizer que é mais favorito...; arrisco: Brasil - e, logo ao 2.º dia, tiro de partida para Portugal. Bom ou mau a 1.ª meta chamar-se... Espanha? Não sei. É assim e... vamos a isto!
Dados preocupantes:
- Quatro jogadores envolvidos no turbilhão que tem esfrangalhado o mundo sportinguista. Patrício, William, Bruno e Gelson não se lançaram de ânimo leve em rescisão de contrato; muito maturaram até à drástica decisão... - tomada há apenas 3 dias, já na Rússia. Afirmam que isso nada afectará a sua concentração na equipa nacional; porém, é pouco menos do que impossível não sentirem, em menor ou maior grau, o inerente forte desgaste psicológico. E pelo menos 3 deles devem ser titulares já amanhã.
- Ronaldo anda às voltas com bicudo dilema: sair, ou não, do Real Madrid - tão degradada está a sua relação com o presidente. Claro que o empresário Jorge Mendes assume rédeas neste melindroso assunto; só que... não menos óbvio: CR7 - tal como o quarteto ex-Sporting - não pode estar tranquilamente feliz.
Dados de forte esperança:
- Fernando Santos é estupendo gestor de homens. Possui capacidade de liderança para enfrentar este extra de trabalhão.
- Jogadores estão... num Mundial! Lutaram por isto - que é... empolgante! E, para quase todos, o futuro das suas carreiras muito passará pela qualidade/rendimento que exibirem no super palco.

Este plantel de Portugal face ao de há 2 anos, campeão da Europa? Exercício de aliciante especulação. Começo por dizer que anda muito distraído quem critica Fernando Santos por pouco renovar... Em 23 jogadores, mudou 10! Quase metade... Um guarda-redes; um defesa central; dois defesas laterais; três médios; três avançados.
- Eduardo (3.º guarda-redes) por Beto (3.º, ou 2.º, discutindo com Anthony Lopes). Mantendo-se Rui Patrício titularíssimo (totalista no Euro, foi... brilhante), potencial efeito neutro.
- Defesa direito: Vieirinha por Ricardo. Ambos com polivalência para médio-extremo, Ricardo é mais forte alternativa ao titular (creio) Cédric.
- Defesa esquerdo: Eliseu por Mário Rui. Um e outro na sombra de Guerreiro. Mário Rui terá mais ritmo do que Eliseu tinha. Pensei em Cancelo, adaptado à esquerda...
- Defesa central: Ricardo Carvalho por Rúben Dias, consagradíssimo veterano (que classe!) por menino promissor, Ricardo foi titular nos 3 primeiros jogos no Euro. Rúben irá competir com a veterania de José Fonte e de Bruno Alves para parceiro do indiscutível Pepe, também trintão. No centro defensivo (crucial), renovar mais é possibilidade zero!
- Médios: Danilo, André Gomes e Renato Sanches, por Manuel Fernandes, Bruno Fernandes e Bernardo Silva. Enorme, oxalá não insuperável, a ausência de Danilo (lesionado). Ele foi, e seria, excelente alternativa a William, ou seu parceiro em jogos defensivamente mais difíceis (também podendo ser defesa central). Muito estranhei não chamada do mais evidente substituto de Danilo: Rúben Neves. Balanço: o que a nossa equipa perde por aí... ganha com chegada de Bruno e de Bernardo, superiores talentos atacantes.
- Avançados: Nani, Eder e Rafa por Gonçalo, André e Gelson. Nunca esquecendo que Nani fez estupendo Europeu como 2.º ponta de lança (3 golos) e que Eder para sempre será o nosso herói(!), há agora, no centro ofensivo, mais opções capazes de libertar Ronaldo; e há, nos flancos, com velocidade/talento de Gelson - a par de Quaresma, Bernardo, quiça Guedes ou João Mário -, superior qualidade a rasgar defesas.
Conclusão: se a capacidade defensiva (fulcral!) não sofrer rombos, este Portugal pode ser mais imaginativo e poderoso a atacar do que o Portugal campeão da Europa. Arrisco o meu onze ideal: Patrício; Cédric, Pepe, Fonte, Guerreiro; William, Bernardo, Moutinho, Bruno; Guedes (ou André) e Ronaldo.

Está na hora... de o Sporting rescindir com BdC e seus acólitos, havendo justíssima(s) causa(s)! Basta de loucura, de siderantes atropelos a Estatutos rumo a poder absoluto do Rei Sol, num inferno que, no mínimo, devora a SAD - já faz tangente (se não secante) a falência técnica! Ou, de suicídio na patética irresponsabilidade de lapas, ainda não basta? Desejavelmente antes dos Tribunais (um já se pronunciou pelo tão óbvio: mesa eleita da AG não revogável por BdC), que os sócios declaram - numa AG legal, não na chocantemente ilegal - como pôr cobro a terrível terramoto!"

Santos Neves, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário