segunda-feira, 11 de junho de 2018

O SPORTING FEITO REFÉM POR UNS QUANTOS


"Bruno de Carvalho continua a tocar harpa e a admirar a beleza do incêndio que provocou. Uma tragédia que ameaça prolongar-se...

Se o problema não fosse tão sério e se não estivesse nele envolvida uma instituição com 112 anos, que concita simpatias de milhões de portugueses, até podia ser divertido. Se não estivéssemos perante uma situação que põe em risco o futuro (mas não a sobrevivência...) de um clube a quem Portugal muito deve, pelo que fez pelo país na área da competição e pelo que dinamizou o desporto nacional, substituindo-se ao Estado em inúmeras ocasiões, até podíamos sorrir perante o festival de absurdo que tem vindo a marcar o dia a dia do Sporting neste estertor final da gestão de Bruno de Carvalho. Mas se fossemos capazes de olhar para tudo isto sem esboçarmos um sorriso, então estaríamos a levar a sério a alucinação, fruto do desespero, que estarmos a testemunhar.
Atente-se no seguinte:
- À revelia dos estatutos, Bruno de Carvalho despediu a Mesa da Assembleia Geral (MAG) e criou uma Comissão que deveria substituí-la;
- Esta Comissão, usurpando poderes da MAG, marcou uma Assembleia Geral (AG);
- Veio a saber-se agora que nessa AG será discutida uma alteração estatutária que, entre outras coisas, permitirá ao Conselho Directivo nomear a Comissão que entretanto já tinha nomeado e que marcou a AG que deverá legitima-la. Francamente, tudo isto é, no mínimo, hilariante. E só não sou capaz de rir a bandeiras despregadas porque no meio de toda esta insanidade é o futuro do Sporting que está em causa.
Neste preciso momento, enquanto os clubes se apetrecham para a próxima época, em Alvalade o caos impera e é impossível seja a quem for implementar um trabalho que seja minimamente credível. Ao mesmo tempo, Bruno de Carvalho troca argumentos jurídicos com Poiares Maduro e nada nos garante que um dia destes não venha dizer que defende melhor que Patrício.
Entretanto, enquanto são esperadas as cartas de rescisão de mais alguns atletas, a CMVM recusa avalizar o empréstimo obrigacionista, a Holdimo avançou com uma acção no âmbito da SAD e há mais providências cautelares à espera de sentença, Bruno de Carvalho continua a tocar harpa e a admirar a beleza do incêndio que provocou. Uma dia iremos perceber as verdadeiras razões que estão a levar o Sporting para o abismo.

Ás
Fernando Pimenta
Uma medalha de ouro nos Europeus de canoagem, sem surpresa, que só vem relembrar, por um lado a excelência do atleta e por outro a confirmação de Portugal como potência relevante nesta modalidade olímpica. Num país sem muitos campeões de nível internacional, Fernando Pimenta é um caso de sucesso.

Ás
Joana / Teresa
Joana Vasconcelos Teresa Portela arrecadaram o ouro na prova de K2 200, nos Europeus de Belgrado, juntando-se no lugar mais alto do pódio aos atletas que têm feito brilhar a canoagem nacional. O sucesso luso nesta modalidade não é fruto do acaso. É um caso de trabalho, competência, seriedade e profissionalismo.

Ás
Rafael Nadal
Onze vitórias no pó de tijolo de Roland Garros colocam este espanhol de Palma de Maiorca no rol das lendas do desporto mundial. E não é pelo facto de ser uma estrela planetária que Nadal deixa de ter os pés bem assentes no chão, como tivemos oportunidade de testemunhar, há dois anos, nos Jogos do Rio...

Mais uma aventura quase a começar
«Portugal vem aqui com ambição de entrar em cada jogo para vencer, logo não assino por baixo qualquer outro resultado»
Fernando Santos, seleccionador nacional
discurso de Fernando Santos continua assertivo. Ambição de ganhar, sim, mas sempre de acordo com o princípio de que mais importante que jogar bonito é jogar bem, e estes dois conceitos nada têm a ver um com o outro. A poucos dias da estreia com a Espanha, as armas lusitanas parecem estar carregadas. Mas num Mundial, é fundamental saber crescer durante a competição.

Finalmente campeões na capital dos EUA
Os Washington Capital venceram a Stanley Cup e acabaram com a 'mala pata' da cidade da Casa Branca e do Capitólio, que não saía à rua a festejar um êxito desportivo desde o triunfo, no futebol americano, dos Redskins ainda na década de 90 do século passado. Até o 'Washington Post' deu a manchete à equipa de hóquei no gelo.

A era de Kevin Durant
Os Golden State Warriors, vencedores de três das últimas quatro edições da NBA, construíram uma equipa de época, para a lenda e para a história. Quando juntaram o prodigioso Kevin Durant, que não pisa, flutua, a nomes maiores como Steph Curry ou Klay Thomson, os Warriors tornaram-se quase inalcançaveis. Talvez as coisas mudem na próxima temporada se LeBron James se mudar para os Houston Rockets de James Harden. A NBA - 'ex-libris' do negócio do desporto, que faz da competitividade a chave-mestra - agradeceria."

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário