segunda-feira, 11 de junho de 2018

UMA "ÉPOCA BRILHANTE"


FUTEBOL
Em entrevista à BTV, o treinador dos Juniores do Benfica fez um balanço da temporada 2017/18.
Um percurso notável da equipa de Juniores do Benfica, comandada por João Tralhão, culminou na conquista do Campeonato Nacional.
No momento de analisar uma época de sucesso, o treinador, em entrevista à BTV, salienta o trabalho e a dedicação dos jogadores.
O título, que era o mais desejado, está conseguido. Que balanço se pode fazer?
Tínhamos o título em mente desde o início do Campeonato, mas nunca nos esquecemos do objetivo principal deste escalão. Há sete anos que estou neste patamar como treinador principal e sempre tivemos a mesma linha orientadora: em primeiro lugar fazer crescer os jogadores e em segundo lutar pelos títulos coletivos, que não estão desassociados, os dois ajudam-se mutuamente e neste final da temporada fazemos um balanço positivo.
Do ponto de vista coletivo, mais positivo não podia ser: fomos campeões duas jornadas antes de terminar o Campeonato e fizemos uma época brilhante. No plano individual os objetivos também foram concretizados, muitos jogadores atingiram níveis que não estavam à espera e prova disso é que no final da época conseguimos ver vários casos que demonstraram todo o seu desenvolvimento.
João Tralhão
E muitos jogadores renovaram por cinco anos...
Sim, exatamente. Esse é mais um indicador, mas não é o único. As seleções nacionais estão preenchidas por jogadores formados no Benfica e esta época, de facto, foi muito positiva a esse nível.
Penso que todos os jogadores conseguiram atingir os objetivos individuais, que era no fundo o mais importante, mas nunca esquecendo o grande objetivo coletivo, que era o Campeonato, e é aí que eu quero pegar no balanço final. A equipa sempre acreditou desde o início.
Quando o João e a equipa técnica planearam esta temporada, pensaram ser possível e atingir o que foi atingido, tendo em conta sobretudo a idade dos jogadores?
Quem carrega este símbolo ao peito tem sempre ambições muito próximas do topo ou o topo mesmo. Queremos sempre o melhor, os títulos, todas as competições, queremos ser o melhor possível.
Sabíamos que ia ser uma época exigente, difícil, com muita gente jovem, um plantel composto maioritariamente por jogadores de Sub-18. Sabíamos que tínhamos de trabalhar o dobro para atingir o nível das outras equipas e foi isso que fizemos.
João Tralhão
Junto a nós, na parede, temos imagens de João Cancelo, Bernardo Silva, Fábio Cardoso, João Nunes, campeões de Juniores em 2012/13... É possível fazer uma comparação de gerações?
Nunca é possível, são gerações distintas, como todas as outras, mas há aqui alguns pontos em comum. Esses nomes obviamente fazem os meus olhos brilhar. Mais importante do que o título conquistado há cinco anos é saber o nível onde eles estão hoje em dia.
É incrível?
É, de facto. Eu estou a olhar para eles [nas imagens da parede] e tenho a felicidade de poder falar com eles regularmente, e falamos sobre tudo isto. É curioso porque aquilo que lhes digo hoje dizia-lhes há cinco anos. Obviamente que o título para nós era tudo, mas aquilo que eu queria mesmo era vê-los a jogar ao mais alto nível.
Semelhanças?... É que possamos daqui a cinco anos estar a falar destes meninos que conquistaram o Campeonato e que já estejam a passar pelo Estádio da Luz, a jogar ao mais alto nível, para um dia atingirem um patamar ainda mais elevado.

Sem comentários:

Enviar um comentário