sexta-feira, 16 de novembro de 2018

ESTUDO DESTACA INVEJÁVEL SAÚDE DA SAD DO BENFICA


SAD
Observatório do Futebol da Universidade Europeia analisou as finanças das SAD dos três grandes em Portugal e constatou que só as águias têm um ativo maior do que o passivo.
O Sport Lisboa e Benfica é o detentor da única SAD que se encontra de boa saúde, segundo o estudo do Observatório do Futebol da Universidade Europeia, que analisou os relatórios dos últimos três exercícios (excluindo para este efeito os números já conhecidos relativos ao primeiro trimestre de 2018/19) das sociedades dos denominados três grandes clubes em Portugal.
O estudo procurou analisar a estabilidade financeira da SAD bem como identificar a estratégia financeiro-desportiva à luz de quatro variáveis: o endividamento; a pressão da folha salarial; a dependência da venda de jogadores; a comparação valor-custo do plantel.

Entre várias conclusões, uma das que mais chamam à atenção é o facto de a SAD do Benfica ser a única que não se encontra dependente da venda de jogadores e que vem conseguindo reduzir o seu passivo – o mesmo passou de 438 milhões de euros no exercício de 2016/17 para 398 milhões de euros em 2017/18 –, sendo que também neste aspeto foi a única entre os três clubes a conseguir fazê-lo. Já as sociedades do FC Porto e do Sporting surgem numa situação de falência técnica por terem montantes de financiamento por capital alheio superiores ao valor do ativo.
No que diz respeito à pressão da folha salarial, o Benfica tem a SAD que, por esta altura, apresenta uma estrutura salarial mais baixa. O FC Porto tem a folha salarial mais elevada apesar de não deter a totalidade dos passes de muitos jogadores; o Sporting é a sociedade que sente maior pressão da folha salarial nas suas contas, sobretudo depois do acentuado decréscimo verificado pelos rivais diretos nas últimas épocas, nomeadamente os azuis e brancos.
A este aspeto junta-se a outro não menos despiciente: os encarnados têm o maior rendimento extra através da venda de jogadores (122 milhões de euros), e são a única sociedade com resultados positivos sem venda de atletas, não estando dependente dessas mais-valias.

Sem comentários:

Enviar um comentário