quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

EM FRENTE NA YOUTH LEAGUE


FUTEBOL
O Benfica venceu o AEK e apurou-se para o play-off de acesso aos oitavos de final da prova Sub-19 da UEFA.
A equipa Sub-19 do Benfica enfrentou o AEK no Caixa Futebol Campus na 6.ª e última jornada da UEFA Youth League. Com um triunfo por 3-0, as águias qualificaram-se para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões dos jovens.
Entrada a todo o gás do Benfica, juntando técnica à velocidade no assalto à baliza do AEK. Aos 2', num remate executado já no interior da grande área, Ronaldo Camará acertou no poste direito. O mesmo jogador, aos 4', atirou novamente no ferro após cruzamento de Tomás Tavares na esquerda.
[GOLO: 1-0] Insistente, a equipa benfiquista colocou-se em vantagem aos 15' numa finalização de Nuno Santos, que rompeu pelo eixo antes de atirar pela certa com o pé direito. A assistência pertenceu a Embaló.
Os ferros da baliza do AEK negaram o 2-0 a Nuno Santos aos 17'. No lance seguinte foi Tomás Tavares que teve o golo nos pés, mas o guardião Gkinis levou a melhor.
Esmagador no domínio e na posse de bola, o Benfica apostou na circulação e nas combinações para desequilibrar a defensiva do AEK, construindo uma oportunidade de golo aos 28' após ataque pela direita. O cruzamento de João Ferreira foi bem calculado, mas Gonçalo Ramos, ao primeiro poste, não conseguiu emendar para as redes. O lance, no entanto, seria anulado por fora de jogo.
[EXPULSÃO] Aos 31', Bousis, lateral-esquerdo do AEK, derivou para o centro a fim de socorrer os centrais e neutralizar a arrancada de Gonçalo Ramos, mas acabou por derrubar o atacante das águias, que ficava isolado. Decidido, o árbitro Espen Eskas mostrou cartão vermelho direto ao jogador da equipa grega. Na cobrança do livre (33'), Tiago Dantas bateu com muito perigo, fazendo a bola passar rente ao travessão.
Ao cair da primeira parte (44'), Tomás Tavares soltou-se na área do AEK e, na cara do guardião, desperdiçou a hipótese de levar o Benfica para intervalo com um resultado mais robusto do que o 1-0.
A equipa treinada por Renato Paiva entrou na segunda parte pelo pé direito de Ronaldo Camará: desmarcado por um passe curto de Nuno Santos, o jovem benfiquista chutou com força e colocação na grande área, mas o guarda-redes Gkinis voou e sacudiu para canto (48').
Ofensivo, mas perdulário frente à baliza do adversário grego, o Benfica enjeitou a possibilidade de faturar o 2-0 aos 57': Nuno Santos fez um passe para a pequena área, na direção de Gonçalo Ramos, cujo toque final, porém, não foi na direção do alvo.
Benfica-AEK Youth League
O duelo entre as águias e o guarda-redes Gkinis conheceu novo momento aos 65': Tiago Dantas perfurou a defensiva do AEK com a bola controlada, chutou e o camisola 1 estirou-se, fechando a baliza.
Renato Paiva mexeu nas peças da equipa aos 67', trocando Embaló e Gonçalo Ramos por Luís Lopes e Tiago Gouveia, com o objetivo de dar nova energia ao ataque.
[GOLO: 2-0] Depois de um remate cruzado de Tiago Gouveia sobre o lado direito, Tomás Tavares, na jogada seguinte, descaído para a esquerda, bateu bem de pé direito e venceu a resistência do keeper do AEK (80').
Diogo Capitão e Nuno Tavares foram a jogo aos 83', rendendo Tomás Tavares e Florentino Luís. O Benfica tinha o triunfo e o apuramento nas mãos.
[PENÁLTI] João Ferreira, aos 90', entrou na área pela direita e foi derrubado por Kopitsis quando efetuou o cruzamento. O castigo máximo foi prontamente assinalado.
[GOLO: 3-0] Tiago Dantas não vacilou na marca dos onze metros e enganou o guarda-redes aos 90'+3': bola para a esquerda, Gkinis para a direita. E assim se definiu o resultado final, com as águias a somarem três pontos e a qualificarem-se para o play-off de acesso aos oitavos de final da UEFA Youth League.
Onze do Benfica: Carlos dos Santos; João Ferreira, Pedro Álvaro, Gonçalo Loureiro e Tomás Tavares; Florentino Luís, Tiago Dantas e Ronaldo Camará; Embaló, Nuno Santos e Gonçalo Ramos.
Suplentes: Celton Biai, Alexandre Penetra, Nuno Tavares, Diogo Capitão, Tiago Gouveia, Luís Lopes e Ricardo Matos.
Classificação do Grupo E
LUGAR EQUIPA GM-GS PONTOS
1.º Ajax 23-8 11
2.º BENFICA 14-9 11
3.º Bayern 12-8 11
4.º AEK 2-26 0
Benfica-AEK
"A falta de eficácia é o que ressalta nesta fase de grupos"
Renato Paiva (treinador do Benfica): "Este jogo foi o espelho da fase de grupos. Se não acabámos em primeiro, a responsabilidade é nossa pela falta de eficácia. Os primeiros 15/20 minutos foram de excelência, mas baixámos depois do golo. A partir até quase ao final jogámos a uma velocidade baixa, inaceitável para este patamar de exigência. Os jogadores sabem para onde devem correr, mas têm de fazê-lo a uma velocidade que desequilibre as defesas adversárias. A falta de eficácia é o que ressalta nesta fase de grupos, onde poderíamos ter ficado em primeiro lugar. O que me deixa satisfeito no meio disto é a forma como chegamos à baliza adversária, o volume de situações de finalização que somos capazes de construir, porque é o mais difícil no futebol, e nestas idades ainda mais. Não podemos desperdiçar. Estou satisfeito pela qualidade de jogo, mas não pelas oscilações."
Tomás Tavares (defesa do Benfica): "Foi um bom desafio, entrámos muito bem, criámos muitas oportunidades nos primeiros 20 minutos, mas não tivemos sorte na finalização, na eficácia. Temos de melhorar esse aspeto. Aquele segundo golo acalmou-nos e deu-nos mais estabilidade para os momentos finais. Joguei à esquerda, senti-me bem, na época passada fiz bastantes jogos nesse lugar. Adapto-me bem a qualquer posição."

Sem comentários:

Enviar um comentário