segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

RAIO - X DO GALATASARAY


GALATASARAY: VELOCIDADE E EXPERIÊNCIA NO CAMINHO DAS ÁGUIAS
FUTEBOL
Depois do Fenerbahçe no início do acesso à Champions, o Benfica volta a enfrentar um clube turco, desta feita na Liga Europa.
Campeão turco em 2017/18, o Galatasaray é o adversário do Benfica nos 16 avos de final da Liga Europa. A eliminatória realiza-se a 14 e a 21 de fevereiro de 2019, e as águias jogam a segunda mão no Estádio da Luz.
Fundado em 1905, o conjunto de Istambul é sempre um dos candidatos a vencer a Superliga turca – já a conquistou em 21 ocasiões – e as restantes competições internas. Soma, ainda, 17 Taças da Turquia, 15 Supertaças, uma Taça UEFA e uma Supertaça Europeia.
Na atual temporada, porém, as coisas não têm sido tão positivas. Está em 5.º lugar no campeonato, com 26 pontos; vai disputar a segunda mão da 5.ª eliminatória da Taça da Turquia diante do Keçiörengücü, nesta terça-feira, 18 de dezembro; perdeu a Supertaça nas grandes penalidades (1-1 no final do tempo regulamentar) frente ao Akhisar; na Liga dos Campeões, terminou o Grupo D no 3.º lugar, com quatro pontos.
Com a equipa a jogar, alternadamente, em 4x2x3x1 e em 4x3x3, Fatih Terim, treinador do Galatasaray, de 65 anos, tem assistido a uma temporada irregular, onde conta com apenas nove vitórias em 24 desafios. A formação de Istambul averbou, ainda, sete empates, oito derrotas, 34 golos marcados e 29 sofridos. Na Superliga turca já perdeu em quatro ocasiões, cedeu cinco empates e venceu sete jogos; na Champions ganhou somente um dos seis encontros que realizou.
A melhor fase correspondeu às três vitórias seguidas alcançadas nas primeiras três rondas do campeonato; em contraponto esteve sem vencer de 7 de outubro a 9 de novembro, hiato em que registou três empates e duas derrotas em cinco jogos.
A cerca de dois meses dos 16 avos de final muita coisa pode mudar, mas as águias podem esperar um onze deste género, em 4x3x3, se apontarmos os jogadores mais utilizados e onde se eleva a velocidade e a experiência: Muslera; Mariano, Maicon, Kabak, Nagatomo; Fernando, Ryan Donk, Ndiaye; Garry Rodrigues, Henry e Derdiyok.
Todavia, a última equipa lançada por Fatih Terim – empate a uma bola com o líder Basaksehir – apresentou-se em 4x2x3x1: Muslera; Mariano, Serdar Aziz, Kabak, Nagatomo; Fernando, Ndiaye; Henry, Garry Rodrigues, Féghouli e Derdiyok.
Trio de jogos com o Benfica
A Liga Europa vai assistir ao quarto e quinto encontros oficiais entre estes dois emblemas. Nos três anteriores, o Galatasaray venceu dois, as águias triunfaram num. O primeiro aconteceu na Taça UEFA, em 2008/09, numa fase de grupos com cinco equipas e apenas quatro jornadas. Os turcos visitaram o Estádio da Luz e venceram, por 0-2.

ÉPOCA COMPETIÇÃO JOGO RESULTADO

2015/16 Liga dos Campeões BENFICA-Galatasaray 2-1

2015/16 Liga dos Campeões Galatasaray-BENFICA 2-1

2008/09 Taça UEFA BENFICA-Galatasaray 0-2

O reencontro aconteceu em 2015/16, na Champions. Num grupo com Galatasaray, Atlético de Madrid e Astana, o Benfica terminou em 2.º lugar e seguiu para os oitavos de final. Na Turquia, as águias perderam, por 2-1, mas vingaram-se em Lisboa e derrotaram o opositor, por 2-1.
Os próximos duelos estão marcados para as 17h55 de 14 de fevereiro na Türk Telecom Arena (primeira mão) e para as 20h00 de 21 de fevereiro no Estádio da Luz (segunda mão).
Ponta de lança goleador e flancos perigosos
O Galatasaray tem nos flancos uma das suas grandes armas. Para isso, conta com dois laterais muito ofensivos (Mariano e Nagatomo) e extremos velozes, onde pontificam Garry Rodrigues, Henry, Feghouli e Gümüs (este último tem estado ausente devido a lesão muscular).
Na frente de ataque, Fatih Terim tem apostado em Derdiyok. O internacional suíço tenta fazer esquecer Gomis, avançado francês que saiu para o Al Hilal da Arábia Saudita. Mas, por vezes, o Gala joga num 4x3x3 móvel, sem ponta de lança fixo.
A importância de Derdiyok e dos extremos vê-se nos números. O helvético é nesta altura o goleador da equipa, com nove golos, seguido de Henry e Garry Rodrigues, ambos com quatro. O cabo-verdiano Garry Rodrigues é, igualmente, um dos mais utilizados, com 1498 minutos, e faz companhia a Muslera (2100 minutos) e a Mariano (1439 minutos).
No capítulo das assistências destacam-se dois atletas que têm sido fustigados por lesões em 2018/19: Belhanda (3 passes para golo) e Akbaba (2). O top 3 dos assistentes fecha com Mariano (2).

Sem comentários:

Enviar um comentário