sábado, 30 de novembro de 2019

77 ANOS CUMPRIDOS


"Do que está cumprido até aqui, podem restar as memórias inertes mas preservadas, dos grandes momentos de vitória, como dos sinais de infortúnio: essa é a essência do Jornalismo - não falhar no registo e na descrição pura do que aconteceu; não ignorar os protagonistas que se diferenciam dos restantes; dar notícia do que sucedeu, a quem não esteve lá ou a quem venha depois.
Os leitores veem os jornalistas como testemunhas e reconhecem que os jornais são pontes que em cada Presente estabelecem a ligação entre o Passado e o Futuro. Ou não. Tudo depende do cumprimento de códigos escritos que o tempo apurou quanto à conduta dos próprios jornalistas e do comprometimento que cada um deles assume, por si e no seio de cada Redacção, com os princípios e modelos de mediatização da Informação, conformes ao ambiente profissional em que operem.
No Jornal O Benfica, durante os setenta e sete anos que ontem se completaram e logo desde o primeiro dia em que, sob a ilustre pena do Director fundador José de Magalhães Godinho, o 'Semanário Oficial do Sport Lisboa e Benfica' viu a luz, em 28 de Novembro de 1942, escolhemos dedicar-nos à mesma rigorosa matriz de serviço informativo e jornalístico guiada pelos desígnios primordiais ratificados no Estatuto editorial que publicámos em 11 de Novembro de 2016 (edição #3785).
Aqui nos mantemos, assim, no mesmo caminho e com a mesma determinação. Ou seja, 'de acordo com os princípios da Constituição da República Portuguesa', os jornalistas do nosso Jornal 'procuram agir no respeito pela pessoa humana e pelos valores éticos do Desporto, mediante o constante exercício da liberdade de expressão e sempre de acordo com a Lei de Imprensa e com o Estatuto do Jornalistas', sendo certo que o 'Jornal O Benfica se dedica fundamentalmente à publicação de conteúdos desportivos eminentemente consagrados à vida interna do Clube (...), considerando todas as temáticas dedicadas ao universo dos Sócios, adeptos e simpatizantes' do nosso querido Benfica.
Por isso, setenta e sete anos cumpridos, nos sentimos orgulhosos com o que recebemos de volta, da parte dos nossos leitores: eles fazem-nos sentir que escolhemos bem esta via do rigor com que aqui são reportados e publicados os registos das performances, marca, testemunhos, imagens e gráficos relativos a todas as modalidades.
Considerado interna e exteriormente um ícone indispensável na vida do Grande Clube, o nosso Jornal há de permanecer muitos novos setenta e sete anos como referência da livre expressão, no qual todos defendemos os mesmos princípios da verdade desportiva, sabendo analisar a diversidade dos contextos sociodesportivos nos planos nacional e internacional.
É mediante o permanente compromisso com estes fundamentos essenciais que o Jornal o Benfica sempre servirá e continuará a defender a grandeza ímpar do Sport Lisboa e Benfica."

José Nuno Martins, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário