terça-feira, 21 de janeiro de 2020

MAIS UM PARA O "POKER" DE ASES DA FPF


"Poucas pessoas, em todo o mundo, terão tanto conhecimento, multidisplinar, do fenómeno do futebol como José Couceiro

José Couceiro, 57 anos, vai integrar a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), mantendo funções como director técnico nacional. Esta é uma boa notícia para o futebol português, porque traduz o rumo certo em que este está a ser conduzido a partir da Cidade do Futebol. A maior demanda de qualquer empresa que queira afirma-se no contexto competitivo da terceira década do século XXI passa pela conquista dos mais capazes recursos humanos, pessoas com conhecimento e visão, que possam liderar projectos que rompam as baias da vulgaridade.
José Couceiro possui uma panóplia de saberes incomparáveis no âmbito nacional e de difícil superação na cena internacional. Num universo que muitas vezes privilegia valores menores, feitos de processos de aviário, que inevitavelmente conduzem ao fiasco anunciado, José Couceiro é the real thing: foi jogador profissional de futebol, presidiu ao Sindicato dos Jogadores, teve experiências como administrador e director-geral um vários clubes, foi treinador de sucesso e seleccionador nacional, candidatou-se à presidência do Sporting e teve colaborações com a comunicação social, de que destaco, pela enorme gratificado que sentimos, o período que passou como comentador-residente da Quinta da Bola, n'A Bola TV.
Quem pode dizer, pelo menos em Portugal (mas, mesmo lá fora, não vejo quem...), que possui um conhecimento tão vasto e pluridisciplinar, deste fenómeno complexo que muitos dizem perceber, mas que tão poucos, realmente, entendem na sua plenitude?
Em Couceiro, há a excelência que só os medíocres, por insegurança, podem recusar, há um cúmulo de saberes, teóricos e práticos, que só podem acrescentar às inúmeras mais-valias que jogam na equipa de Fernando Gomes.
Associar o crescimento multilateral da FPF apenas à conjuntura favorável que a Selecção Nacional A, é confundir a estrada da Beira com a beira da estrada, a obra prima do Mestre com a prima do mestre de obras. Na evolução exponencial da FPF de Fernando Gomes, sem que possa passar-se ao lado do nome de Tiago Craveiro, há uma visão apurada dos caminhos do futuro e uma segurança e uma serenidade que têm permitido juntar, sem medos ou complexos, recursos humanos de enorme valia, de que José Couceiro é apenas o exemplo mais recente.

Ás
Rúben Amorim
Três vitórias em três jogos - com um arraso ao B-SAD e um triunfo no Dragão - revelam, por um lado, um treinador com elevado potencial; porém, por outro, não podemos esquecer o faz de conta em que vivemos, em que é preciso certificação para treinar, mas é possível treinar sem certificação. Fecha-se a porta, abre-se a janela...

Ás
Rafa
Foi um cometa que iluminou, em tons de vermelho, a noite de Avalade. E restarão poucas dúvidas de que, no regime de mobilidade atacante imposto por Bruno Lage, Rafa é o melhor intérprete para jogar entre linhas, metendo velocidade nas acções, acompanhada por uma precisão cirúrgica, que tem desenvolvido.

Ás
Gonçalo M. Tavares
Sublime, o texto de Gonçalo M. Tavares ontem publicado em A Bola. E que privilégio é ter, nestas páginas, pinceladas geniais do autor que ainda há uma semana o Expresso apontou como um dos previsíveis expoentes da próxima década. Quem só sabe de futebol, nem de futebol sabe. E não é que Gonçalo também jogou futebol?

Os amigos da onça do 'hacker' Rui Pinto
«Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol - 'Hacked by Cyber Team'. PS: possuímos acesso a todas as federações portuguesas»
Cyber Team, em apelo a Rui Pinto
Numa alegada operação de apoio ao hacker Rui Pinto, acusado de mais de nove dezenas de crimes, a organização Cyber Team, numa acção de intimidade, entrou no site APAF e declarou ter acesso a todas as restantes federações desportivas portuguesas. Para, por medo, o sistema judicial recuar em relação a Rui Pinto? Quem fez isto é seu amigo? Amigos assim, só da onça...

O espírito livre de André Villas Boas
O treinador português, a realizar obra de autor no limitado plantel do Marselha, fez um aviso solene à administração, lembrando que não está na vida para se curvar seja perante quem for. Quando se contrata um espírito livre (e economicamente independente) há riscos que são inerentes...

As tochas da vergonha
A tentativa de intimidação interna, canhestramente protagonizada pelos elementos das claques suspensas do Sporting, que fizeram chover dezenas de tochas e quejandos sobre a baliza de Luís Maximiano, após o reinício do dérbi, só deu força à tese que defende que o caminho para a erradicação do hooliganismo deve ser feito através da responsabilização individual e subsequente expulsão dos estádios. E nem é preciso inventar a pólvora para chegar a esta conclusão. Basta ver o que foi feito no tempo da senhora Thatcher."

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário