terça-feira, 2 de junho de 2020

LUÍS FILIPE VIEIRA: ENTREVISTA


CLUBE
Presidente do Sport Lisboa e Benfica abordou os temas do momento em direto na BTV.
Nenhuma pergunta ficou sem resposta. Em entrevista à BTV, o Presidente Luís Filipe Vieira explicou, durante hora e meia, como o SL Benfica reagiu à pandemia de COVID-19 e se preparou para o futuro; falou (muito) sobre futebol e abordou assuntos genéricos da vida do Clube...
"Com muito sacrifício chegámos onde chegámos"
"Os primeiros dez anos deste percurso – Manuel Vilarinho foi presidente do Sport Lisboa e Benfica e iniciou esta tarefa no ano de 2000... – foram bastante penosos para o Clube se estruturar e profissionalizar. No fundo, ter um horizonte e planear uma estratégia que nos levasse aos títulos. Em 2004/05 disse que não era uma boa altura para sermos Campeões Nacionais e a partir de 2009/10 tem-se acentuado, lentamente, a hegemonia do Sport Lisboa e Benfica. Foi para isso que viemos para cá. Para trazer o Benfica para a nossa dimensão. Falhámos o pentacampeonato, mas não tenho dúvidas que havemos de lá chegar. Ao longo dos anos, e se queremos ser um dos maiores do mundo, temos de ter orgulho nas infraestruturas que temos e que ainda iremos apresentar. Este não é apenas um Clube de futebol, mas também é um Clube muito eclético com responsabilidades sociais muito fortes, e que tem de estar preparado para o futuro. Em termos desportivos, temos a ambição de ganhar. Essa é a nossa vocação. Vamos atravessar tempos bastante difíceis, mas antes foi ainda mais difícil. Com muito sacrifício chegámos onde chegámos, mas há um título que as pessoas ligam pouco. Falo do título da credibilidade. Quando o Manuel Vilarinho chegou, tínhamos dez meses de salários em atraso nas modalidades, e quando assumi a presidência [31 de outubro de 2003] ainda tínhamos nove. Precisávamos de chegar a todo o lado e era como uma família pobre. Havia a necessidade de distribuir o pão por vários intervenientes para conseguirmos chegar a todo o lado."
"Fizemos um trabalho em 20 anos que dificilmente alguém faria"
"Se não houvesse a COVID-19 os Benfiquistas iriam ter uma grande surpresa. Queria chegar ao dia das eleições e dizer que o Benfica já não estava a dever mais nada a ninguém. Posso orgulhar-me de dizer a quem chegar depois, que é tudo do Benfica, está desonerado de tudo e há dinheiro no banco. Este era o meu sonho, mas vamos ver. Em termos desportivos há muita demagogia, muito populismo e há jovens que pensam que o Benfica foi sempre assim. Nos anos 60 foi um Benfica a sério. Ganhámos dois títulos europeus, mas podíamos ter vencido muito mais. Foram anos de ouro, mas o certo é que esses anos se foram desgastando. A memória não pode ser curta. Quando fui eleito [em 31 de outubro de 2003] disse que ia recuperar o Benfica. Não temos de falar do passado. Acho que fizemos um trabalho que dificilmente alguém faria em 20 anos como fizemos."
"O Benfica não pode incumprir, mesmo que o façam connosco"
"Neste momento de pandemia, não há um único clube do mundo que esteja desafogado. Estamos preparados para os próximos meses, mas o mais importante é estar capitalizado, é ter dinheiro. Não queremos incumprir com ninguém. O Benfica não pode incumprir, mesmo que o façam connosco. Mesmo que tenhamos de trabalhar de dia e de noite para tentarmos manter a mesma dinâmica que o Benfica tem. Já passámos por uma crise gravíssima, mas fomos capazes de vencer com essa dinâmica de otimismo e de capacidade de trabalho. É com isso que vamos continuar o trabalho que pretendemos ter. As nossas duas principais fontes de receita são a venda de jogadores e as competições europeias, além dos direitos televisivos, patrocinadores e bilhética. Se não houver competições europeias, vai ser um problema gravíssimo. Se houver quebras de receitas, temos de ir à dívida para continuar. Em situações normais, sempre mostrámos ter condições muito fortes para recuperar. Temos uma capacidade de trabalho muito grande e estamos dentro do mercado a sério. O Benfica já perdeu 20 a 25 milhões com a crise."
"Não vivemos uma crise como outros porque nos preparámos bem"
"Nada está salvaguardado. As pessoas têm de ter noção exata do mundo em que vivemos e onde está o Benfica. O Clube está como está porque alguém se preparou para estar desta maneira. Se não houvesse pandemia o Benfica estava imparável neste momento. O futuro foi preparado e não estamos a viver uma crise como alguns outros clubes porque o futuro foi preparado! Fizemos um trabalho de casa bem planeado nos últimos sete anos, com objetivos muito claros e onde o Benfica tinha de ter sempre resultados positivos. Colocámos a meta de em seis anos recuperarmos os nossos capitais próprios e ser autossuficientes, isto mesmo com a venda de jogadores. Não tenho dúvidas nenhumas em dizer que hoje o Benfica é o mais bem estruturado! Alguns estão mal, mas, se isto continuar como está, daqui a seis ou sete meses, o Benfica também poderá estar mal. Agora, se as coisas normalizarem, vamos arrancar outra vez a sério. Muita gente critica porque não fomos para lay-off… As pessoas não podem criticar! Talvez seja da minha origem do Bairro das Furnas, mas comigo vai ser assim. No primeiro dia desta situação disse ao Domingos [Soares de Oliveira]: ‘Quem estiver com contratos a terminar vai renovar mais um ano. Não sai ninguém’. Assumi isso, e ele sabe bem! E não saiu ninguém do Benfica. É ponto de honra do Benfica ser grato a quem está connosco, e a gratidão não se resolve num momento de aflição. Se porventura, algum dia, a situação for drástica, teremos então de tomar decisões drásticas… e isso vai-me custar muito."
"Tirar o rendimento às pessoas não está nos meus planos"
"A crise é bastante profunda, no nosso país e no mundo. Baixar ordenados ou tirar o rendimento às pessoas não está nos meus planos nem está no meu horizonte despedir ninguém. Para chegarmos até aqui, a este ponto, foi com o grupo todo, com todos os profissionais do Sport Lisboa e Benfica. Hoje, somos um clube respeitado e reconhecido em toda a Europa pela sua competência. No horizonte nada nos diz que entraremos em lay-off, não o faremos de maneira nenhuma. Temos de planear dia a dia, gerir o Benfica diariamente. Antigamente fazíamos planos para dois ou três anos, agora não o podemos fazer! Sabemos o que valemos. Tenho a certeza absoluta de que em condições normais o Benfica recupera sempre… Importante, hoje, é ter tesouraria para dar sustentabilidade a todos os profissionais desta casa. Somos otimistas e os Benfiquistas nunca me verão vergado ao que quer que seja. Já sofremos muito no passado, infelizmente temos de voltar a sofrer, mas vamos conseguir…"

"O mundo não pode parar..."
"Alguns dos projetos do Benfica estão suspensos, mas garanto que vão ser desenvolvidos. O mundo não pode parar e, quando isto normalizar, de certeza que não nos vão parar."
"Nunca iremos vender jogadores ao desbarato"
"Nunca iremos vender jogadores ao desbarato. O Benfica terá de recorrer a certo tipo de empréstimos [obrigacionistas] para estar no mercado a sério. Ainda há pouco tempo pagámos 75 milhões de euros de um empréstimo obrigacionista. O que estava planeado para este ano não vamos conseguir fazer, mas temos de saber como vamos continuar a ser autónomos. Não estou a ver vender um jogador a um baixo preço, temos de criar outras fontes de receita, e a única solução seria criar mais dívida ao Benfica. A solução ideal é não haver mais paragens de campeonato. Hoje, não podemos planear nada a um mês de distância, é dia a dia. Temos de saber movimentar e temos dado respostas em todo o lado."
"Venda de João Félix? Há inveja institucionalizada"
"Há intervenientes no mercado, há empresários e, no caso de João Félix, com a Gestifute. Assinámos na renovação de contrato a subida da cláusula de rescisão de 60 para 120 milhões de euros, e ficou acordado que haveria uma comissão de 10% numa altura em que ninguém imaginava haver uma transferência de 126 milhões de euros. Há ainda quem diga que o dinheiro nem entrou no Benfica. Penso que é um pouco de inveja, que está institucionalizada... Uma venda das mais apreciadas na Europa, a mais cara do futebol pelos seis meses em que ele representou o Benfica. Uma coisa garanto: os anéis, se tiverem de ir, vão, mas os dedos ficam. O nome do Benfica é que não pode ser achincalhado em lado algum. Se por acaso houver uma situação de rutura terrível financeira, não há dúvidas, o nome do Benfica estará acima de todos nós. O Benfica é dos clubes mais respeitados do mundo e continuará a ser."
Vinicius
"Propostas? Tive uma de 60 milhões por Vinícius em janeiro"
"À data de hoje, o Benfica não precisa de vender qualquer jogador. Daqui a dois ou três meses, já não sei. Propostas? Só tive uma, de 60 milhões de euros, pelo Vinícius em janeiro. Não vale a pena estarmos a especular porque não sabemos como vai ser o dia a dia. O Benfica, se não fosse a pandemia, tinha praticamente vendidos dois jogadores por 100 milhões de euros cada um. Agora é impossível."
Oito jogadores formação Benfica
"Não vamos abdicar da nossa formação"
"O Benfica tem um departamento de scouting com uma grande capacidade. Depois ainda há o Rui Costa e o Tiago Pinto. Quando contratamos um jogador, temos uma estrutura comprometida com a aquisição desse jogador. Eu normalmente apareço na fase final e tenho tentado passar um pouco da minha experiência para o Tiago Pinto. A contratação do Vinícius era uma paixão minha. É um titular, já teve uma proposta de 60 milhões e vamos ver até onde vai chegar e quantos golos vai marcar. Todos sabem quem é o Weigl, e o RDT não foi uma má escolha. Para chegarmos ao nome dele, teve de ser aprovado por todos, mas não se adaptou a Portugal. O Tiago conseguiu vendê-lo por mais dinheiro do que aquele que investimos. Não houve engano nosso. O Benfica faz contratações cirúrgicas, mas ainda há a nossa formação. Não vamos abdicar da nossa formação. Temos oito jogadores agora a treinar com a equipa principal e todos os atletas que estão 'tapados' não estão à venda. O Benfica não está disponível para vender o Jota, o Florentino, entre outros. Não sabemos o que aí vem, mas o Benfica não pode pensar que estes jovens são para emprestar. O Benfica tem de criar espaço para eles competirem. Seja na equipa B, seja na equipa A, mas eles são atletas que podem ser integrados rapidamente. Há jogadores de grande qualidade e o nosso treinador está espantado. Temos de dar-lhes espaço e é aqui que eles se vão mostrar."
David Luiz
"David Luiz? Se um dia acontecer como aconteceu com o Rui Costa…"
"Temos uma relação de pai e filho. O David Luiz é alguém que adora o Benfica, mas tem 33 anos, é um grande profissional e tem de ganhar dinheiro. O dinheiro que ele ganha em Inglaterra é impensável alguma vez o Benfica poder pagar. Se o David Luiz um dia disser 'quero ir-me embora', como aconteceu com o Rui Costa… A equipa do Benfica estava para embarcar para Moçambique e o Rui telefonou-me. ‘Presidente, é agora que eu me vou embora. E eu disse-lhe ‘Rui, estou para embarcar, mas chegando a Maputo ligo para ti’. Liguei e ele disse-me: ‘É agora que eu tenho de ir para o Benfica. Faça o contrato que quiser, eu assino, com o ordenado que entender’. E foi assim que o Rui Costa veio para o Benfica. Se o David Luiz tiver 35 anos, fizer o mesmo e estiver em perfeitas condições, garanto-lhe que o recebemos cá. Mas ele agora ganha sete ou oito milhões de euros por ano. Se me dissesse que queria vir por paixão, teria de ser com um milhão, mas sendo pai, eu dizia que não. 'David, não vens nada, não sejas louco. Tu tens é de ganhar dinheiro!' Quando acabar o futebol ninguém vai atrás dele... Se viesse hoje tinha de vir nestas condições, caso contrário não poderia vir."
Luis Filipe Vieira
"Há um jogador que já disse 'não vou renovar, quero regressar ao Benfica'"...
"Há uma coisa curiosa e temos de ter orgulho nisso: qualquer ex-jogador do Benfica sabe do ambiente familiar que tem dentro desta casa. De muita responsabilidade, mas muito familiar. Isso deixa-me feliz, ver o reconhecimento que têm pelo Benfica e da maneira como são tratados aqui. E eles também têm a certeza absoluta de que, se tivesse a capacidade financeira que os outros têm, ninguém saía do Benfica. Há um jogador – não vou dizer o nome –, que vai acabar contrato com 27 ou 28 anos, que já disse 'não vou renovar, quero regressar ao Benfica'. Esse garanto que volta. Isso deve deixar toda a estrutura feliz, é sinal de que se sentem numa família aqui. Eles são altamente responsáveis, são atletas de uma grandeza em termos humanos que merecem tudo."
Renovacao Bruno Lage
"Bruno Lage é o treinador ideal para o projeto que temos"
"O Jorge Jesus, quando veio para o Benfica, ganhou o primeiro título e depois perdeu três seguidos. As críticas eram constantes. Mesmo a ganhar campeonatos, havia sempre críticas. O Bruno Lage, que eu conheço perfeitamente, fez um trabalho fantástico contra todas as expectativas que as pessoas podiam ter no ano passado, com grandes registos na História do Benfica. Estou ano começou bem, depois sucedeu um percalço a sério – perdemos 7 pontos. Estou satisfeito com o trabalho dele, mas é normal a contestação, é o lado emocional. Eu compreendo, mas deste lado também não posso reagir a quente nem emocionalmente. Bruno Lage é o treinador do Benfica, o ideal para o projeto que temos. Vai continuar, independentemente de ser campeão. O Bruno Lage é dedicado, tanto ele como a sua equipa trabalham o dia todo, chegam de manhã e saem à noite, são muito metódicos, temos tido um crescimento muito grande em todos os sentidos."
"Jorge Jesus e o Benfica? Isso é a Comunicação Social… Tem de ter notícias e eu compreendo isso. Fazem notícias que às vezes nem eu entendo. (…) Sou amigo do Jorge [Jesus], tirando naquele ano que andámos um bocado ‘pegados’ – por isso é que eu digo que aquele foi o Campeonato que me deu mais gozo ganhar –, tenho grande relação com ele, é um grande treinador. Nunca poderei dizer ‘desta água nunca beberei’. Se eu estiver cá mais uns anos, não sei se o Jorge [Jesus] voltará para o Benfica ou não. Nem eu sou eterno, nem ninguém é… É um treinador que deixou uma marca no Benfica, ganhou muito títulos, é um grande profissional, com um modelo de jogo que galvanizou muito os sócios do Benfica, mas, neste momento, não há qualquer conversa com ele nesse sentido. Neste momento, Bruno Lage é o melhor treinador para o Benfica, ganhando ou não ganhando é que vai ser o treinador do Benfica na próxima temporada."
Benfica Liga dos Campeões
"No âmbito europeu é preciso tempo e persistência"
"O que disse – e volto a repetir – é que para o Benfica sonhar em ser campeão europeu tem de ter uma equipa-base formada no Seixal, toda com identidade do Benfica (pode ter três/quatro jogadores diferentes). Mas, para isso, é preciso tempo e persistência. Estava convencido que, com a conquista do Campeonato no ano passado, tínhamos vários jogadores da formação titulares. Mas, passado pouco tempo, já andavam a dizer 'assim é impossível, são muito inexperientes, são muito novos...'. No dia em que os Benfiquistas meterem na cabeça definitivamente que o principal fornecedor para o plantel é a Formação... Pode demorar um ou dois anos, mas vamos ter equipas temidas na Europa. Deixem-nos trabalhar. Neste momento, não temos esta base toda que falamos, mas acho que este ano podíamos ter passado a fase de grupos. Aí, não foi falta de experiência. Não passámos porque o futebol é isto mesmo… Basta ver o grupo em que ficámos, com quem competimos, basta ver quem passou à nossa frente, que depois ganhou à Juventus. Mas terminar com zero pontos, isso não. Na Europa, mesmo com o plantel que temos, podemos fazer mais e melhor."
Estádio da Luz
"Retoma da Liga NOS: queremos ganhar dentro do campo"
"Há muita hipocrisia no futebol e quem está no futebol sabe o que se passa. Nunca disse a nenhum operador, nem colega meu, que, se estivesse na frente, quereria ganhar pela secretaria. Queremos ganhar dentro do campo. Se se tivesse parado o futebol, só o presidente da FPF poderia dizer quem iria à Europa, teria de ser pelo critério dele. O problema que existe é a Liga dos Campeões. Pediram aos três grandes para se juntarem e conversámos todos bem uns com os outros. Tentámos que o campeonato começasse e felizmente que vai recomeçar."
Luís Filipe Vieira Gala Benfica Cosme Damião
"Obviamente tive de sair da Liga..."
"Não tenho nada pessoal contra Pedro Proença. Se houve alguém que o apoiou na relação Liga/Federação fui eu! A história é muito simples. Temos a NOS, que nos paga a fortuna que nos paga anualmente. A NOS teve conhecimento de uma carta que foi enviada ao Presidente da República e em que falava de jogos em canal aberto. Ora, logicamente que uma carta que sai da Liga em nome dos clubes faz o operador pensar que o Benfica ou qualquer clube tinha conhecimento dessa carta. Enviou-nos uma mensagem, para o Domingos Soares de Oliveira, que depois falou comigo e eu posteriormente falei com o presidente da NOS, dizendo-lhe que nós nem sabíamos qual era a carta e até foi ele nos enviou… Quando a li fiquei indignado. Ninguém pode falar dos nossos direitos, em nosso nome, sem darmos autorização para isso. Nunca o deveriam ter feito. Nunca tive conhecimento da carta, nem o representante do Benfica. Obviamente tive de sair da Liga, até para demonstrar ao operador, a quem nos paga, que não estávamos coniventes. Não lhe vou esconder que no local próprio manifestei as minhas preocupações com algumas situações e ele ouviu… Digo as coisas no local certo! O Benfica saiu da Direção da Liga e não tem de opinar nada em lado nenhum. Agora, quando saio, saio de consciência tranquila e sei porquê. Sei que o apoiei, em diversas situações fui quem esteve mais perto dele e não andei nos jornais a dizê-lo. Fiz na altura o que devia ter feito e na altura que tive de sair, também saí. Quando ele quiser falar comigo, está à vontade, e falaremos. Ainda não falámos."
Estádio da Luz
"Já assumimos que em 2028 poderá haver centralização de direitos"
"O Benfica já assumiu, bem como os clubes todos, que em 2028 poderá haver a centralização de direitos televisivos em Portugal. Foi isso que acordámos todos e é isso que até 2028 teremos de aguardar. Quem está nesse processo é o Domingos Soares de Oliveira. Há temas que têm de ser muito bem preparados até chegarmos à centralização. Não é só dizer que vamos para a centralização e deixar o dinheiro ser distribuído de qualquer maneira… O aspeto da pirataria, o aspeto da visibilidade da Liga Portuguesa em termos internacionais, o aspeto do licenciamento das nossas provas ser de outra forma…"
Luís Filipe Vieira
"Tentaram deitar-nos abaixo, mas eu acredito na justiça e ela há de ser feita"
"No meu horizonte não está fazer alianças para destruir quem quer que seja. Já foram feitas alianças para destruir o Benfica e mais uma vez mostrámos que resistimos sempre. Os nossos profissionais e a nossa estrutura são muito superiores a qualquer outro clube em Portugal. Os Benfiquistas têm de ter orgulho nisso. Tentaram deitar-nos abaixo, mas eu acredito na justiça e ela há de ser feita. Estamos cá para quando chegar o dia da verdade. Ninguém nos vai condenar por algo que não fizemos. Tenho a noção exata de que sou uma pessoa que incomoda e que seria um alívio para muita gente se eu não estivesse no Benfica. Nunca poderei ser condenado por algo que não fiz. A denúncia da 'mala ciao' é ridícula. Como é que foi possível invadirem o Benfica por uma denúncia daquelas, que não tem cabimento nenhum? A origem da denúncia vem sempre do mesmo sítio... do norte. FC Porto? Sim."
Treino Benfica Estádio da Luz
"Nestes 11 jogos que faltam na época, queremos ganhar os dois títulos"
"Passou-se um período quente em que, na realidade, não estivemos à altura dos pergaminhos do Sport Lisboa e Benfica, mas de certeza que nestes 11 jogos [10 jornadas da Liga NOS e a final da Taça de Portugal] eles estão preparados para ganhar mesmo. Queremos ganhar e não há nada naquelas cabeças que indique o contrário. A responsabilidade está em cima de nós, eles sabem o que têm pela frente e têm a obrigação… Queremos estes dois títulos."
Aguia
"A OPA é caso encerrado, mas este projeto terá de ser um dia para o Benfica"
"Tenho uma visão empresarial para o Benfica. Era a altura ideal para fazer a OPA ao Benfica face ao cash que tínhamos em caixa. A OPA foi proposta entre 3 e 5€ [por ação], mas é bom relembrar que, quando foi o aumento de capital do Clube, na altura que fazia falta o dinheiro a sério, houve 24 mil sócios que subscreveram ações do Benfica. Mas havia uma diferença, faltavam cerca de 20 milhões de euros. Houve cinco pessoas que se chegaram à frente e colocaram dinheiro nessa operação. Na altura devida, puseram o dinheiro e o Benfica está grato. A OPA foi chumbada, mas foi por uma parte técnica, os nossos juristas é que sabem, mas que não afeta a credibilidade do Benfica. Há uma coisa que a CMVM sabe: o Benfica foi completamente transparente, quem esteve nessa negociação foi transparente em toda a informação. A CMVM até realçou a inovação que era um clube a fazer uma OPA às suas próprias ações. Mas houve muita especulação, mas a CMVM travou a OPA até pelos efeitos da pandemia. Não há ninguém no Benfica que me possa apontar o que quer que seja. Só podem apontar que trabalho muito, isso sim. A OPA é um caso encerrado, mas garanto aos benfiquistas que este projeto, que está a ser preparado, que terá de ser um dia para o Benfica. Quando decidimos lançar a OPA, nem em casa falei. Andámos seis meses a negociar e não saiu uma notícia. Nunca ninguém sonhou sobre o que estávamos a fazer. Houve muitas abordagens de investidores, mas é obrigatório, um dia o Benfica tem de ter 95% das ações do Clube. Anos mais tarde, vão dizer que tive a visão certa. Não tenho três investidores, tenho três baluartes. Acho que o Benfica merecia ter três baluartes."
Adeptos
"Não vai, nem pode, acabar nenhuma modalidade"
"Não podemos gastar o que não temos, mas também há um segredo... Tenho a noção exata de que é possível, com muito menos dinheiro, termos a mesma competitividade. Se calhar até é possível ter os mesmos jogadores. O que se está a fazer no Benfica é sermos realistas relativamente àquilo se pode gastar, para podermos chegar ao final do mês e pagar aos atletas. Quem está à frente das modalidades tem a obrigação de fazer bons plantéis, bastante competitivos e para ganhar. Ninguém do Benfica se pode queixar que não tem uma equipa para competir com quem quer que seja, exceto no andebol, onde dizem que o FC Porto tem uma grande equipa. Se assim é, o Benfica tem de investir para o futuro com uma aposta nos jovens para daqui a uns três anos termos uma grande equipa também. A contratação do novo treinador tem esse objetivo. A fasquia do dinheiro vai ser mais baixa, mas provavelmente a competitividade será ainda maior. Não vai, nem pode, acabar nenhuma modalidade no Benfica."
Casas Benfica
"Muito grato às Casas do Benfica por todo o trabalho"
"O Benfica terá as suas próprias dificuldades, mas é importante que se mantenham fiéis ao princípio que é viver o Benfica como vivemos todos os dias. Há que continuar a realizar o trabalho que fazem diariamente, que é 'injetar' benfiquismo nas regiões em que estão. Os maus momentos vão ser ultrapassados e de certeza que iremos estar juntos para resolver os problemas. Quero deixar uma palavra de muito obrigado por tudo o que têm feito pela sociedade durante esta altura. Fiquei muito grato pelo que fizeram. Estamos juntos e vamos vencer todas as nossas dificuldades. Algumas casas já começam a ser autónomas e há que continuar a dar tudo pelo Benfica."
Luís Filipe Vieira
"Luís Nazaré é um grande Benfiquista, está tudo resolvido"
"Sou muito amigo de Luís Nazaré. Qualquer coisa no Benfica é crise. Ainda ontem falei com ele. Saiu do Clube porque havia versões diferentes [sobre a Assembleia Geral]. O Luís entendeu que era a versão dele [de AG virtual] que deveria prevalecer, mas não queria entrar em choque com a Direção do Benfica, e vice-versa. Está resolvido. Não vamos falar mais nisso. Para a semana estou com ele a almoçar. É um grande Benfiquista, o Benfica está-lhe agradecido, estamos todos, ele o que quer é, de certeza, que o Benfica ganhe em tudo. Seja nas modalidades, seja no futebol. O Benfica até poderia aceitar a Assembleia digital, desde que a votação fosse via eletrónica e presencial. Mas isso agora não interessa. O Benfica precisa de estabilidade e de estar unido."
Presidente Luis Filipe Vieira
"Rui Gomes da Silva sempre a dizer mal... Que trate bem o Benfica"
"Anúncio de candidaturas à presidência do Benfica? Demonstra que o Clube tem uma grande vitalidade. Com o Rui Gomes da Silva não se passou nada... Ele dizia – diversas vezes, em diversos lados, nomeadamente em reuniões de Direção e publicamente – que eu era o melhor presidente da história do Benfica. Faz sentido que agora diga mal? Todos os dias, sempre a dizer mal… Mas que trate bem o Benfica! No canal onde ele está, não está por causa do Benfica, estão ali três antibenfiquistas. Está sempre a dizer mal do Benfica. Qualquer um deles deve pensar que há sempre uma coisa acima deles: a bandeira do Benfica. Até agora, em relação ao Luís Nazaré, deu-me vontade de rir. Ele [Rui Gomes da Silva] era o homem que me apoiava mais. Honestamente não sei o que ele quer. Ele não pode dar alegrias aos nossos inimigos, qualquer dia vai acabar no Porto Canal. Ele é do Benfica, mas, neste momento, quem não saiba, pensa que é um antibenfiquista que está ali. Isso é que é chocante."
"Preparado para duelo eleitoral? Qual duelo? Lavar roupa suja? Que fique a falar sozinho. Não falo com ninguém. O meu passado está aqui, para os Benfiquistas me julgarem. São 17 anos de trabalho e três com o Manuel Vilarinho. Está aqui dentro o meu passado. O que falta fazer? Ainda há muitas coisas, e boas, por fazer…"
Luís Filipe Vieira Benfica Entrevista BTV
"É muito importante que todos os Benfiquistas estejam juntos e a acreditar"
"Em termos desportivos, quero dizer aos Benfiquistas que vamos entrar a todo o gás [na retoma do futebol]. Queremos ganhar mesmo. É verdade que estamos com um ponto de atraso, mas acreditamos que se fizermos 30 pontos podemos ser campeões. Essa é a mensagem mais importante. Todo o nosso staff e o nosso plantel sabem a alegria que têm de dar aos Benfiquistas. Em termos de futuro, dizer-lhes que não há barreiras nenhumas que nós não consigamos vir a ultrapassar. Sabemos que vamos ter grandes dificuldades – e estamos preparados para elas. Importante é que as pessoas também desse lado, os Benfiquistas, sintam que as decisões que vamos tomar no futuro são em prol do Sport Lisboa e Benfica. Há um campeonato – disse e volto a repetir – que é impensável, enquanto eu for Presidente, o Benfica perder, que é o campeonato da credibilidade. Nunca o perderá. Tenho um orgulho muito grande em dizer que nos 20 anos em que estamos no Benfica, e aqui tenho de incluir Manuel Vilarinho, nunca incumprimos com ninguém. E isso é uma vitória, é um título que jamais muita gente esperava. Mesmo nas dificuldades, o Benfica não pode nunca perder este título. Se for preciso trabalharmos de dia e de noite para mantermos o Benfica como está, vamos fazê-lo. Temos é de estar sempre juntos e, neste momento, é muito importante que todos os Benfiquistas estejam juntos e sempre todos a acreditar que nós vamos ganhar sempre. É o que lhes peço. Viva o Benfica!"

1 comentário:

  1. Este foi um comentario que Publiquei no blog do sombrero! QUE FOI PUBLICADO e posteriormente removido! Porque o candidato das insinuações, tem MEDO DAS VERDADES, e foi incapaz de responder aos FACTOS!

    Caro RGS tem o direito de responder á intervista do Presidente LFV ontem na BTV! E Fe-lo atraves dos meios que tem á disposição (aqui no blog) e porventura na cs! E NÃO TENHO DUVIDAS de que é 100% do Benfica e sempre o foi! Agora vamos aos FACTOS! Foi Vice Presidente durante 7 anos e 3 meses (entre Julho de 2009 e Setembro de 2016), e admnistrador da SAD durante 3 anos (2009/2012) administrador! Altura em que SEMPRE FOI SOLIDARIO (segundo as suas proprias palavras) com a Direção (OU SEJA CONCORDOU COM O QUE FOI FEITO E COM AS DESCISÕES TOMADAS), e esteve sempre a seu lado e nunca abdicou do seu Benfiquismo, até à altura em que tu quis (LFV) mudar (os ultimos 3 anos e meio os que saiu), ( e deu UM UNICO exemplo) a não renovação do contrato com a Olivedesportos. UM UNICO NESSES ANOS TODOS! Se houvesse mais teria os enumerado, por isso não existiram! E proseguiu E CITO (são as suas palavras) reconheceu a salvação do Benfica, por Manuel Vilarinho e da recuperação financeira, pela tua mão (A Do Presidente LFV)! OU SEJA admite que o Presidente, sim o actual, o LFV teve merito ( principalmente na recuperação financeira ), porque aconteceu durante os seus mandato, e com tudo o que isso implica, (COMO A CONSTRUÇÃO DAS INFRAESTRUTURAS, E OS TITULOS VENCIDOS), porque isso dependeu DIRECTAMENTE da recuperação financeira e da propria salvação do Benfica! Ora chegamos á conclusão que o problema so está nos ultimos 4 anos, porque até elogiou o que foi feito pelo Presidente M Vilarinho e Principalmente Pelo Presidente LFV (porque foi Presidente durante a grande a maioria desses anos) a recuperação financeira do clube durante os anos anteriores e até a sua salvação! E ATÉ DISSE (em directo na sic, está gravado) que era o melhor Presidente da historia do Benfica por isso nunca se canditaria contra ele! Por isso e segundo as suas palvras os problemas so começaram apos a sua saida! ORA VEREMOS O QUE SE PASSOU NESTES ULTIMOS 4 ANOS apos a sua saida! E SÃO FACTOS O Benfica Vençeu 2 titulos (e o 3 ainda está em disputa e perdeu um, O Benfica VENÇEU mais que os seus dois inimigos directos que pouco ou nada vençeram, e A capacidade finaceira do Benfica cresceu exponencialmente, enquanto a dos nossos rivais vai deminuido a olhos vistos (ESTÃO FALIDOS como disse E BEM), E FEZ ISTO TUDO, enquanto os nossos inimigos se uniram numa aliança em que usaram todos os meios baixos contra o Benfica! E o resultado disto tudo, desta aliança e dos erros que acusa a Direção etc! MESMO ASSIM NÃO CONSEGUIRAM! O Benfica contiunou a Vençer, o Benfica continuou a crescer e a todos os niveis, e eles pouco ou nada vençeram E ESTÃO FALIDOS como disse e bem! E Termino deixando uma pergunta ao Dr RGS? O Candidato RGS é ou não a favor da utilização da utilização dos meios electronicos de voto? Carrega Benfica!

    Lutememcasa

    Pelo Benfica

    Rumo ao 38

    Red 1

    ResponderEliminar