![]() |
"O avançado de 21 anos Darwin Núñez é o mais recente reforço do SL Benfica. O passe do uruguaio custou 24 milhões de euros ao clube encarnado, passando assim a ser a contratação mais dispendiosa da história do futebol português (ultrapassando Raúl Jiménez).
Darwin chega da segunda divisão espanhola, onde impressionou e cativou a Europa ao serviço do UD Almería de Pedro Emanuel, Mário Silva e agora José Gomes. Em Espanha, Núñez apontou 16 golos em 30 jogos.
Núñez estreou-se na selecção celeste com 20 anos. O primeiro golo surgiu apenas cinco minutos depois de ter entrado em campo. Um dos mais rápidos de sempre a marcar pela selecção do Uruguai.
Darwin é um avançado alto e possante, mas que conta com uma coordenação acima da média para a sua estatura. A surpreendente velocidade que possui é uma das suas grandes armas para ultrapassar a linha defensiva adversária.
O uruguaio tem um índice de esforço muito elevado no trabalho sem bola. Sempre muito inteligente e reactivo no momento de pressão ofensiva. Recupera muitas bolas em zona de finalização.
Darwin não é um avançado muito participativo na construção, nem é conhecido pela sua qualidade de passe (apesar de ser capaz de fazer combinações curtas). Descer no terreno para receber a bola não é uma das suas dinâmicas principais.
O antigo número 21 do UD Almeria pode funcionar como um homem alvo e tentar receber bolas longas ou ganhar de cabeça para os seus colegas. Nesta situação tenta sempre receber junto dos laterais adversários onde pode valer-se da sua complexão física. O ataque à profundidade que procura constantemente oferece uma opção aos centrais ou médios na construção.
Núñez é um avançado muito móvel. Está sempre em movimento, sempre à procura de fornecer linhas de passe aos colegas e sempre à procura no espaço nas costas da linha defensiva.
O pé direito é o seu preferido, mas é capaz de utilizar e finalizar com o esquerdo. Na época agora findada visou a baliza adversária 2.5 vezes por jogo (eficaz) e recebeu a bola na área adversária 4.8 vezes por jogo.
Apesar de ser capaz de ultrapassar os defesas adversários, completa apenas 1.3 dribles por jogo (56%). Não é um jogador especialmente tecnicista, mas tem qualidade nos pés. A sua inteligência e poder físico são o que lhe permitem ultrapassar adversários. É um jogador que tem perfeita noção das suas qualidades e das suas fraquezas.
Darwin não é um avançado muito vistoso, mas é bastante agressivo e conta com uma capacidade de finalização notável. Nas mãos de Jorge Jesus poderá funcionar quase como um Slimani, mas com mais qualidade técnica e inteligência. Darwin Núñez chega ao SL Benfica por um valor bastante inflacionado devido à urgência de trazer reforços para uma das fases decisivas da época, devido à forte concorrência pelo jogador e também pelo elevadíssimo potencial do atleta.
Carlos Vinícius, apesar da inegável qualidade e pelo que se viu até agora, terá muitas dificuldades em encaixar nas novas dinâmicas que Jorge Jesus introduziu na equipa. Seferovic tem as características necessárias para tal, mas a qualidade já é mais questionável.
Darwin Núñez, pelas suas características, surge como o jogador perfeito para encabeçar o ataque encarnado. O seu potencial é um grande plus nesta contratação. A confirmar o que se espera dele, um elevado encaixe financeiro poderá estar no horizonte. No entanto, o mais importante será sempre o rendimento desportivo do jogador. Não me parece que vá desiludir."

Deixei de ler ao "chega da segunda divisão espanhola, onde impressionou e cativou a Europa ao serviço do UD Almería de Pedro Emanuel"...
ResponderEliminarBom comentário técnico. Uma avaliação técnica idêntica sobre Gonçalo Ramos, jogador que gosto, que considero que poderia já ser lançado, pois isso da idade é uma crença que não encaixa em todos, vejamos o miúdo da Espanha lançado na seleção com 17 anos: Ansu Fati, dois golos dão confiança, Gonçalo depois de dois golos ao Aves , no jogo seguinte não foi convocado, é necessário dar confiança, não meter a jogar todos os jogos, nem o tempo todo, mas ir avaliando e gerindo, nem insistir o tempo todo como fizeram com o Ferro.
ResponderEliminar