segunda-feira, 28 de setembro de 2020

DERROTA NOS DESCONTOS



 VENTO ATRAPALHOU NUM JOGO RESOLVIDO AO CAIR DO PANO

FUTEBOL
O Benfica B perdeu com o CD Mafra (2-1) na 4.ª ronda da II Liga (Liga Pro). Um desafio que se disputou no Parque Desportivo Municipal de Mafra.
A equipa B do Benfica deslocou-se este domingo ao terreno do CD Mafra, mas foi a equipa da casa quem sorriu no final da partida (2-1). Na 4.ª jornada da II Liga, Morato adiantou as águias, contudo, os comandados de Renato Paiva não conseguiram colocar em prática o seu jogo...
Devido a alguns casos de COVID-19 registados na equipa do CD Mafra, o Benfica B disponibilizou-se para adiar a partida deste domingo. Apesar da flexibilidade apresentada pelo Clube da Luz, a Liga Portugal aplicou o protocolo que existe entre si e a Direção-Geral da Saúde, mantendo o encontro para o dia acordado.
Foi a favor do vento e com uma pressão constante sobre os adversários, que as águias começaram o desafio em Mafra. O conjunto liderado por Renato Paiva – rápido à flor do relvado – esteve muito perto de inaugurar o marcador aos 3'. Gonçalo Ramos, que está de pé quente neste início de temporada, teve uma soberana oportunidade. O número 88, solto de marcação, ultrapassou o guarda-redes adversário e atirou ao poste esquerdo.
Os encarnados ameaçaram e chegaram mesmo ao golo aos 7'. Tiago Dantas bateu o pontapé de canto do lado direito, Gonçalo Ramos fez-se ao lance e a bola acabou por sobrar para Morato. O defesa-central antecipou-se ao guardião do CD Mafra e cabeceou para o fundo das redes adversárias (0-1).
GOLO: 0-1
Os da casa não se mostraram rogados e aos 12' quase empataram. Uma jogada rápida pelo flanco esquerdo que apanhou a defesa do Benfica B em contrapé. Abel Camará, solto de marcação, atirou de primeira, todavia, o esférico passou ao lado da baliza de Fábio Duarte – o capitão dos benfiquistas nesta partida.
Os benfiquistas, bem posicionados ao longo do terreno, iam controlando as movimentações e davam mais espaço para que o CD Mafra pudesse assumir a batuta da partida. Era através de lances de bola parada que os visitados tentavam surpreender.
Aos 31' foi o momento de Fábio Duarte brilhar com uma monumental defesa! Após um pontapé de canto, Cuca puxou a culatra atrás, rematou com todo o vigor, mas a bola – que levava o selo de golo – encontrou a forte oposição do guardião. Guardião esse que teve nova intervenção fulcral, três minutos depois (34'), evitando o golo de Okitokandjo.
O Benfica B não estava a conseguir implementar o seu jogo rendilhado. As bolas longas sucediam-se, contudo, por vezes devido à força do vento, as trajetórias não eram as mais corretas. Aos 44' foi o CD Mafra que faturou. Nuno Campos, junto à linha lateral, centrou para o segundo poste e Andrézinho, sem oposição, cabeceou para as redes encarnadas (1-1).
GOLO: 1-1
Sem tempo para mais lances de perigo, o árbitro decidiu colocar término à 1.ª parte do desafio. Ao intervalo: 1-1.
RESUMO DA 1.ª PARTE
Tal como aconteceu no primeiro tempo, o Benfica B começou a pressionar os adversários desde a sua primeira fase de construção. A movimentação era clara, Tiago Dantas "incomodava" a saída de bola do defesa central e Paulo Bernardo tentava antecipar-se ao médio defensivo do CD Mafra, caso fosse esse o destino do esférico.
Aos 58', Gonçalo Ramos voltou a atirar ao poste esquerdo – situação que já tinha acontecido durante o primeiro tempo. Tiago Dantas fez um cruzamento excecional, mas o cabeceamento do número 88 não levou o destino mais desejado. Faltou sorte!
Renato Paiva decidiu refrescar a sua equipa, aos 62', mexendo em duas peças. Jair Tavares e Vukotic entraram para os lugares de Paulo Bernardo e Luís Lopes. Aos 65' ficou uma falta por marcar. Frimpong isolou Gonçalo Ramos. O avançado cavalgou alguns metros, foi rasteirado à entrada da grande área, mas o árbitro decidiu não apitar.
Nesta fase o CD Mafra apostava mais nos contra-ataques e aos 68' teve mesmo uma das melhores chances – se não a melhor – para marcar. Rodrigo Martins, presente no sítio certo, sem guarda-redes pela frente e dentro da pequena área, atirou por cima da barra. O minuto 73 ficou marcado por mais uma alteração efetuada pelo treinador do Benfica B. Tiago Araújo rendeu Ronaldo Camará.
O ritmo do desafio abrandou, as oportunidades de finalização não estavam a ocorrer com tanta frequência e o jogo direto era uma das soluções encontradas. Aos 80' nova mexida nas águias. Daniel dos Anjos e Diogo Mendes entraram para os lugares de Tiago Dantas e Rafael Brito.
Nos minutos finais o jogo ficou partido no meio-campo. Havia muita vontade, mas pouca cabeça para procurar as melhores soluções. Aos 90'+1', Diogo Mendes entrou com tudo dentro da grande área e derrubou Okitokandjo. O árbitro não teve dúvidas. Apontou para a marca de grande penalidade e admoestou o jogador do Benfica B com o cartão amarelo. Okitokandjo encarregou-se de bater o castigo máximo e não perdoou.
GOLO: 2-1
Bola para um lado e guarda-redes para o outro. O Benfica B tentou, mas o CD Mafra conquistou a vitória ao cair do pano. Resultado final: 2-1. O Benfica B mantém-se com seis pontos conquistados e na próxima jornada (5.ª), aprazada para o dia 4 de outubro, às 11h15, recebe o Estoril Praia no Benfica Campus.
DECLARAÇÕES
Renato Paiva (treinador do Benfica B): "Jogámos dez minutos da primeira parte, criámos duas oportunidades e fizemos um golo. A partir daí abdicámos do jogo. A favor do vento não conseguimos articular o nosso jogo e estávamos a libertar a bola muito rapidamente, mesmo quando a pressão do CD Mafra não era tão forte. Para a nossa equipa estes números de posse de bola não são normais. Quando não se tem bola e se insiste em jogar longo só porque se está a favor do vento, não é normal. Falei com os jogadores ao intervalo porque não estava a perceber esta forma de atuar. Havia sim estratégias para procurar alguns lances na profundidade, mas não era sempre. Não foi o que definimos. Na 2.ª parte apresentámo-nos melhor, acertámos posicionamentos, ligámos mais o jogo e voltamos a ter oportunidades para fazer o 1-2.
(...)
"Queria ter jogado contra a equipa toda do Mafra [ausências devido à COVID-19 e possível adiamento do jogo]. Não gosto de fazer aos outros aquilo que não gosto que me façam a mim. Se tivéssemos este problema, gostaria obviamente que o CD Mafra tivesse a mesma postura. Esta tem de ser a maneira de estar. Fomos claros ao mostrar-nos disponíveis para não jogar, tendo em conta que o adversário estava fragilizado. Nestes casos a saúde de todos tem de vir em primeiro lugar."
Tiago Dantas (médio do Benfica B): "Não fomos hoje a equipa que fomos nos primeiros três jogos. Isso custou-nos o resultado, apesar das boas oportunidades que tivemos. Não conseguimos colocar em prática o nosso futebol e sofremos os dois golos nos finais das respetivas partes. Que isto sirva também de aprendizagem porque a época é longa e temos muitos jogos para melhorar. Temos de atuar onde o treinador nos diz para jogar e fazer o nosso melhor. Dei o meu máximo, seja a jogar por fora ou por dentro, mas temos de fazer mais enquanto grupo. Se queremos andar na parte de cima da tabela temos de conseguir fazer sempre o nosso jogo. Estamos a construir uma excelente equipa, já nos conhecemos todos muito bem e temos de treinar bastante. O reflexo desse trabalho irá ver-se semana após semana."
CD Mafra-Benfica B, 2-1
FICHA LocalEstádio do Parque Desportivo Municipal de Mafra
Onze do Benfica BFábio Duarte, Tomás Tavares, Pedro Ganchas, Morato, Frimpong, Rafael Brito (80'), Paulo Bernardo (62'), Ronaldo Camará (73'), Tiago Dantas (80'), Luís Lopes (62') e Gonçalo Ramos SuplentesCarlos Santos, Jair Tavares (62'), Fábio Baptista, Tomás Araújo, Tiago Araújo (73'), Daniel dos Anjos (80'), Illija Vukotic (62'), João Ferreira e Diogo Mendes (80')Ao intervalo1-1MarcadoresMorato (7')Boletim clínicoPedro Álvaro (lesão muscular na coxa direita); Tiago Gouveia (lesão muscular na coxa direita); Umaro Embaló (lesão muscular na coxa esquerda); Sandro Cruz (lesão muscular na coxa direita); Kevin Csoboth (tendinopatia do rotuliano direito) e Diogo Capitão (status pós-cirúrgico ligamentoplastia do cruzado anterior no joelho esquerdo).

Sem comentários:

Enviar um comentário