"Os campeonatos profissionais em Portugal chegaram ao fim, e é hora do SL Benfica começar a preparar o plantel para a próxima época. Relativamente à Segunda Liga, vários são os nomes que se destacaram ao serviço de algumas das 18 equipas que atuaram nesse escalão.
No caso das águias, muitas são as opções no plantel principal e, por isso, apenas os jogadores de grande qualidade poderão ter a hipótese de encaixar nas ideias de Jorge Jesus, de modo a atingir os objetivos propostos para a época 2021/2022.
Os encarnados têm lacunas na defesa – ala direita e setor central – assim como na posição de ‘6’ e ‘8’. Depois de um mercado muito atarefado e com mais de 100 milhões de euros gastos em contratações, as águias vão reduzir a despesa no verão que se avizinha e, como tal, os responsáveis da Luz podem olhar para o mercado interno para procurar alterações mais baratas e com qualidade.
Assim, o Bola na Rede decidiu nomear os três grandes destaques desta edição que, porventura, teriam lugar no SL Benfica.
1. Miguel Crespo (GD Estoril Praia) – A principal referência do GD Estoril Praia é também a nossa escolha de eleição para reforçar o plantel das águias na próxima época. Um ‘8’ puro que encaixaria nas necessidades de Jorge Jesus e que traria bastante qualidade ao plantel encarnado.
Miguel Crespo tem 1,83m, apenas 24 anos e joga com naturalidade com ambos os pés, ainda que o seu preferido seja o direito. O médio português formado no CD Feirense apresenta uma visão de jogo e uma qualidade de passe notável, além de ser polivalente – atuando também como médio interior no lado esquerdo e mais à frente, na posição ‘10’.
A comandar o meio-campo do GD Estoril Praia numa temporada de título da Segunda Liga, Miguel Crespo fez seis golos e quatros assistências em 38 jogos com a camisola do clube “canarinho”.
Mas seria esta, de facto, uma escolha interessante para as águias? A resposta é curta e direta: sim.
Numa posição com grandes lacunas e onde Adel Taarabt sempre foi insuficiente para as ideias de jogo de Jorge Jesus, Crespo lutaria arduamente pela posição seja com quem fosse, até porque Gabriel começa a ser falado para uma possível saída da Luz.
O jogador está avaliado em 600 mil euros, mas o GD Estoril Praia deve fixar o seu preço por volta de um milhão de euros.
2. Kiko Bondoso (FC Vizela) – Uma das principais figuras do Campeonato de Portugal na época de 2019/2020 – onde criou mais de 30 oportunidades claras de golo -, voltou a sê-lo na presente temporada, desta vez na Segunda Liga.
O extremo do FC Vizela tem 1,71m, 25 anos e atua preferencialmente no lado direito do ataque, ainda que mude para o corredor oposto conforme as opções táticas ao longo do jogo.
As funções que o jogador desempenha ao longo dos 90 minutos estão em constante mutação: no lado direito do ataque, o português atua como um extremo “natural”, ou seja, percorre o corredor – algumas das vezes até à linha final – e opta pelo cruzamento quando lhe convém fazendo uso do seu pé preferido, o direito. Já no lado esquerdo, a sua função é a de criar o jogo mais por dentro, driblando sobre adversários e servindo os colegas de equipa na frente de ataque.
Exemplo deste companheirismo são os números de Kiko Bondoso na época que finalizou na última semana. Em 31 jogos, o jogador do FC Vizela fez apenas três golos, mas serviu por 10 vezes os seus colegas, terminando num dos primeiros lugares da tabela de assistentes da competição.
Numa altura em que se fala da possível saída de Rafa Silva dos encarnados e da quase certa venda de Franco Cervi, Kiko Bondoso poderia ser uma opção segura e relativamente barata para o plantel de Jorge Jesus na próxima época.
3. Cassiano (FC Vizela) – O melhor marcador da Segunda Liga dá pelo nome de Cassiano, atua no FC Vizela e foi uma das principais figuras da época 2020/2021.
O brasileiro ex-Boavista FC transferiu-se no passado verão para o emblema de Braga e a escolha não podia ter sido melhor. Numa parceria com Kiko Bondoso, o avançado brasileiro fez 17 golos, duas assistências e jogou em todas as partidas da Segunda Liga. Ainda somou 104 minutos em dois jogos na Taça de Portugal.
Um avançado possante de 1,84m que deixou toda a gente com “água na boca” e vários emblemas do principal escalão do futebol português “de olho aberto”.
Contudo, ainda que tenha sido o melhor marcador da competição em análise, dificilmente o avançado seria uma primeira escolha para Jorge Jesus dadas as opções disponíveis: Haris Seferovic, Luka Waldschmidt, Darwin Núñez e, ainda, Gonçalo Ramos. No entanto, a sua experiência, porte físico e instinto goleador poderia muito bem preencher uma lacuna que tarda em aparecer num avançado do plantel encarnado.
Com um valor de mercado a rondar os 250 mil euros, seria uma aposta bem interessante para os emblemas ditos “grandes” em Portugal, nem que seja para uma segunda ou terceira linha do plantel."
Sem comentários:
Enviar um comentário