sexta-feira, 23 de julho de 2021

FOI FEITIÇO

 


"A pré temporada segue e o Benfica de Jesus promete entrar na época oficial em 4x4x2, afinal assim tem-se apresentado em praticamente todos os testes mais complicados, como o foi o desta noite perante o campeão francês.
- No momento defensivo duas ideias chave:
Pressing a todo o instante – Que demasiadas vezes estendeu por completo a equipa encarnada no relvado, chegando a ter seis elementos sobre a área adversária, com espaço muito largo nas costas – Basta um erro na contenção, isto é, um adversário driblar um dos seis dos dois sectores avançados, e uma auto estrada se abrirá no meio campo encarnado:


- Mesmo em momento de Controlar, e fechar o espaço no seu tradicional 4x4x2, o espaço entre sector médio e defensivo sempre largo – Sem um médio capaz de o fechar rapidamente – Weigl e João Mário não são jogadores de deslocamentos largos. Será Meité? – muito sofrerá a linha defensiva encarnada.

Embora tenha dado espaços, Vertonghen e Lucas Veríssimo resolveram com qualidade as situações defensivas com que se depararam e o Benfica não sofreu defensivamente no primeiro período, à excepção de um lance que Pizzi não foi capaz de interceptar uma bola longa que encontrou o avançado do Lille.
Com bola, a velocidade de circulação foi baixa e as entradas no último terço foram escassas. Apenas Rafa por um par de vezes depois de receber entre linhas oponentes, foi capaz de acelerar o jogo do Benfica, mas sem efeitos práticos em termos de criação.

Contra 4x4x2, Saída a 3 para superioridade sobre os 2, e 2o médio (João Mário) de frente para dupla de médios adversários preparando saída em Transição Defensiva

As ideias no posicionamento não trazem novidades. Weigl baixou para a linha dos centrais para construir, desta feita surgiu preferencialmente sobre o lado direito, dando a Lucas o espaço central, e João Mário sempre de frente para os médios adversários, para que após a perda pudesse sair rápido e abafar saída adversária.
Num jogo sem lances de registo, o golo encarnado só poderia ser: a) de bola parada; b) marcado pelo feiticeiro. Começa a crescer uma curiosidade para acompanhar a temporada de Gonçalo Ramos. O miúdo que é apelidado de feiticeiro pelos próprios colegas porque parece estar sempre no sítio certo para atirar para as balizas adversárias, começa a demonstrar argumentos para ser já a opção número um do ataque encarnado.
A segunda parte somente trouxe novidades com a entrada de Taarabt para as costas de Seferovic. O marroquino elevou bastante o nível da posse encarnada – é incrível a sua eficiência técnica – e num posicionamento mais alto não compromete o jogo defensivo. Taarabt, muito pela sua própria condição física, tem condições óptimas para ser uma excelente opção partindo do banco. Menos impacto positivo terá quando tiver de somar mais minutos.

Destaques Individuais:
João Mário – Tem sido sempre o mais esclarecido de todos os encarnados. Sai da pressão girando com grande leveza e ligando o jogo mais à frente. Pausa, define, controla o ritmo, define com qualidade, paciência e critério. Procura um grande “seis” para se soltar ainda mais ofensivamente;
Gonçalo Ramos – Não é um primor técnico, mas antes um monstro físico com uma capacidade tremenda de antecipar decisões na grande área adversária. De bola parada, no ar onde é extraordinário, voltou a deixar a sua marca. O Feiticeiro é sinónimo de golo;
Lucas Veríssimo – Veloz, bem posicionado, sempre bem orientado para sair à frente ou atrás da linha defensiva, venceu todas as bolas que disputou e foi fundamental para que o Benfica não sofresse golos. Ofensivamente, não treme e demonstra uma qualidade de passe na ligação rara entre centrais. Tem condições para uma temporada soberba;
Taarabt – Menos preocupação defensiva, mais preponderância ofensiva. A qualidade do seu gesto técnico seja o passe ou a recepção é um hino ao jogo. Bem fisicamente, sobretudo quando os jogos estiverem mais cansados pode ser um joker na época encarnada. De início e como médio, terá sempre dificuldades para acompanhar o jogo e manter clareza de decisões ofensivas, e capacidade defensiva."
Lateral Esquerdo, in Lateral Esquerdo

Sem comentários:

Enviar um comentário