sexta-feira, 15 de outubro de 2021

CRIATIVIDADE OU TRAFULHICE?

 


Os verdadeiros contornos do negócio Otávio.

Os contornos da renovação de Otávio têm dado que falar, contudo nós sabemos onde para esse dinheiro e explicaremos de forma simples aos nossos seguidores o que foi feito.
De forma muito sucinta, a SAD do FC Porto decidiu recorrer à engenharia financeira, ou, por outras palavras, ao martelanço das contas, para fugir ao fairplay financeiro da UEFA, retirando os salários de Otávio do teto salarial do clube e movendo os mesmos para “Encargos adicionais”, algo relacionado com aquisições de direitos económicos, mais especificamente encargos com serviços de intermediação, serviços legais e prémios de assinatura de contratos. Dos 20 milhões de euros aí constados, 83% são pertencentes ao contrato de Otávio.
Com este ludíbrio no negócio, a SAD portista conseguiu fugir aos custos dos salários associados no presente ano, não registar este valor como custo com pessoal e subir o seu ativo.
À semelhança do que já tinham feito com o V. Guimarães relativamente à venda de Francisco Ribeiro e Rafael Pereira por 15 milhões de euros fictícios que tiveram como objetivo subir o ativo do clube e baixar o passivo no ano corrente, a SAD decidiu seguir a mesma ginástica financeira, mas, desta vez, não registou esta negociata no presente ano e faseou-a pela vida útil do contrato de Otávio, beneficiando assim o Relatório e Contas agora apresentado.
Uma vez que o custo associado com o jogador será repartido nas contas dos próximos anos como uma amortização do seu ativo, este não irá influenciar os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização dos jogadores. Desta forma, o FC Porto escapa ao escrutínio da UEFA e facilita as suas obrigações financeiras com as várias entidades envolvidas. Não obstante, da forma que o negócio foi efetivado existe ainda uma forte hipótese do FC Porto e do jogador escaparem aos encargos com a Segurança Social, fugindo assim a parte dos impostos do Estado.
Estes são os verdadeiros contornos do negócio Otávio. Uns dirão que se trata de criatividade financeira, outros, mais frontais e honestos, dirão a mais pura das verdades: é uma autêntica trafulhice.
A equipa do Polvo das Antas.

Sem comentários:

Enviar um comentário