Jogar com gosto e como se gosta... dá goleada!
Vendaval de golos na vitória do Benfica sobre o Marítimo, por 7-1, em jogo da 15.ª jornada da Liga Bwin.
Foi com um 7-1 que o Benfica venceu o Marítimo, em jogo da 15.ª ronda da Liga Bwin. As águias marcaram cedo, insaciáveis, carregaram com tudo, intensas e eficazes, e construíram um triunfo por números esclarecedores, com os insulares a pagarem a fatura de vir à Luz jogar olhos nos olhos... O Glorioso não perdoou!
Ainda na ressaca da partida que selou a presença na final four da Taça da Liga (3-0, ao SC Covilhã) e na antecâmara da deslocação ao Estádio do Dragão para o clássico dos oitavos de final da Taça de Portugal, foi um Benfica intenso e determinado aquele que subiu ao relvado do Estádio da Luz para enfrentar o Marítimo nas contas da 15.ª jornada da Liga Bwin.
Sem Jorge Jesus no banco (o treinador cumpre castigo) e com João de Deus a comandar o conjunto, o onze encarnado não teve grandes novidades e mostrou-se pleno de ambição no ataque aos três pontos.
Odysseas, André Almeida, Otamendi, Vertonghen, Gilberto, Weigl, João Mário, Grimaldo, Rafa, Darwin e Yaremchuk foram os eleitos, perante uma formação insular em clara subida de forma desde que Vasco Seabra assumiu os comandos da equipa.
Apito inicial de António Nobre, primeira oportunidade, primeiro remate... e golo! Lance à direita do ataque encarnado, triangulação entre Rafa, Gilberto e Darwin, com o avançado uruguaio e chutar para 1-0.
Em vantagem a partir do minuto 3, as águias pegaram no domínio das operações, com o Marítimo a tentar equilibrar, com linhas subidas e a espreitar o contragolpe. Aos 11', numa dessas situações, boa incursão de Vítor Costa na esquerda, remate perigoso já em ângulo difícil, mas Odysseas, muito atento, respondeu com classe.
Benfica coeso entre sectores, pressão alta logo na zona de saída dos insulares, recuperação de bola... e mais um golo! Cruzamento teleguiado de João Mário na direita, com Darwin, como ditam as regras, a fazer o 2-0 de cabeça e a bisar na partida aos 18'. É o melhor marcador do Glorioso e também o líder dos artilheiros da Liga Bwin com 13 golos!
Jogo muito disputado na Catedral, com o Marítimo, ousado, a não se esconder e a tentar inverter o rumo dos acontecimentos, face a um Benfica muito inteligente, com critério e a jogar como mais gosta.
Ainda antes da meia hora, Darwin (26') e Yaremchuk (29') tentaram a sorte; do outro lado, Joel Tagueu chegou atrasado a um cruzamento viperino... Bom jogo na Luz!
Aos 33', mais um momento de festa nas bancadas! Rafa ao comando, acelerou, assistência açucarada para Gilberto, e o número 2 dos encarnados, com um autêntico míssil, fez o 3-0. Segundo golo de Gilberto, 11.ª assistência de Rafa nesta Liga.
Apito para o intervalo, Benfica na frente (3-0), de forma justa, um Benfica eficaz, intenso, que marcou cedo, e teve o condão de, a jogar como mais gosta e tão bem sabe, em transição, construir e sentenciar. O Marítimo, com uma atitude muito positiva, acabou por pagar a fatura da sua audácia...
Reatar, Marítimo a manter a postura, e golo do Benfica (48'). Transição rápida, Grimaldo ofereceu a Yaremchuk, bola de bandeja entre linhas para Rafa surgir na diagonal e, no frente a frente com Paulo Victor, chapéu de fino recorte artístico para o 4-0. Foi o 7.º golo na Liga Bwin 2021/22 para o internacional luso.
Darwin (53') rematou de longe e Yaremchuk cabeceou a ensaiar aos 56'... para a mão-cheia no minuto seguinte. Passe na largura, a virar o flanco, de Darwin, Rafa, com uma receção espetacular, ofereceu depois a Yaremchuk, que, vindo de trás, rematou para o 5-0! Foi o 5.º golo do internacional ucraniano na Liga Bwin e mais uma assistência para Rafa, a 3.ª no jogo.
Águias insaciáveis, a carregarem, pressionarem, construírem em busca de mais! Oportunidades não faltaram, mesmo com as substituições levadas a cabo, gestão e controlo em qualidade, mas numa altura em que os encarnados "desligaram" um pouco foi o Marítimo quem chegou ao golo de honra. Minuto 81, marcou Alipour de cabeça (5-1).
A fechar, aos 86' mais um golaço! Seferovic, em boa posição, viu a entrada de Gonçalo Ramos pelo corredor central e ofereceu o 6-1 ao camisola 88, que, com um tiro poderoso, não desperdiçou.
Antes do apito final, o 7-1! Rafa, com mais uma assistência (a 4.ª no jogo), cruzou para Seferovic, que, de cabeça, fuzilou as redes contrárias. Com 13 assistências, o camisola 27 é o rei dos passes para golo na prova; já o helvético somou o terceiro golo na competição.
Bom jogo, boa exibição, boa vitória! Missão cumprida com brilhantismo!
As atenções viram-se agora para a Taça de Portugal. O Benfica viaja até ao Estádio do Dragão para defrontar o FC Porto, num encontro referente aos oitavos de final da prova-rainha. O clássico está marcado para as 20h45 do dia 23 de dezembro, quinta-feira.
Sem comentários:
Enviar um comentário