quarta-feira, 11 de maio de 2022

CRÓNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA

 


1. Muita atenção à intervenção oficial do Aníbal Pinto, ontem na CMTV: geralmente tendemos a menosprezar a inteligência deste sacana, o que é errado, visto ser caixa de ressonância das posições oficiais e oficiosas do FC Porto. Rebobinem na box e ouçam a sua intervenção titubeante inicial: a cúpula do FC Porto foi apanhada totalmente de surpresa com o sucedido e rangem-se dentes por adivinharem o efeito bola de neve que se seguirá. O comunicado oficial emitido ontem é tão pífio como inconsequente.


2. Existem muitas fações nos Super Dragões: o Madureira está para a claque como o Pinto da Costa se encontra para a SAD - figura decorativa que se mantém no poder unicamente devido ao carisma. A fação do Madureira fica com a parte da revenda da bilhética e uma percentagem mínima do tráfico, segurança privada e gestão de estabelecimentos noturnos.

3. A teia criminal dos Super Dragões é enorme, muito maior do que a generalidade das pessoas supõe: coação a estabelecimentos comerciais, pagamentos de taxa de segurança por coação, lenocínio, tráfico de mulheres, entre outro. Criaram e sustentaram um Estado dentro do Estado com a conivência das autoridades locais e magistratura.




4. Há muita contrainformação relativa ao homicídio do Igor: foi uma execução ao estilo Ndrangheta. Além das facadas que levou, o cadáver evidenciava afundamento do crânio e fratura do occipital, fruto das biqueiradas e das pancadas que levou do Marco Orelhas com paralelos de dimensões consideráveis. O assassinado tinha uma extraordinária força e resistência física, era respeitado pela forma como combatia corpo-a-corpo. Provavelmente, teria sucumbido mesmo sem os golpes perpetrados com a faca.

5. Corre muita contrainformação e ficção. Hoje, até circulou um putativo áudio do Rúben Rua, modelo e apresentador de televisão que é presença assídua no Dragão junto dos Super Dragões, que alegadamente estaria no grupo do Marco Orelhas a tentar sossegar ânimos. Falso, como é óbvio. O tipo não iria perigar a sua carreira de forma infantil e desnecessária.

6. O assassinato foi cometido debaixo do viaduto e com testemunhas que o filmaram. Estupidamente, todos pensaram que seria apenas – mais um - espancamento, com direito a alguns dias de internamento. Só com as facadas desferidas é que perceberam o desfecho.

7. O FC Porto sempre teve conhecimento oficial do paradeiro de pai e filho e são eles que indiretamente estão a pagar os honorários da mesma equipa jurídica que defendeu o Pidá e o Berto Maluco durante a Noite Branca. O Aníbal, como se movimenta muito bem no mundo da marginalidade, está a servir de intermediário até encontrarem uma solução que não envolva mais derramamento de sangue, o que é, segundo consta, manifestamente impossível.

8. A Noite Branca 2 será inevitável, embora possa demorar. Já andam a ser feitas promessas "oficiosas" à família Salazar.

9. O poder do FC Porto na imprensa é temível: quer o Manuel Tavares como o Paulo Baldaia tentaram fazer controlo de danos nas últimas 48 horas junto dos órgãos de comunicação. O problema é que até a ala moderada do FC Porto (Baía, Rui Moreira e outros senadores) sente que isto poderá vir a ser a ponta do iceberg que macule as vitórias, presente e futuras, do FC Porto, pois era do conhecimento de todo o Mundo do futebol a estratégia de condicionamento de árbitros por parte dos Super Dragões: destruição de estabelecimentos comerciais, áudios com ameaças de morte, fotografias de filhos e esposas à porta de colégios e locais de emprego; passeios furtuitos de armários escolhidos a dedo que estavam à porta de escolas e centros de estudo onde se encontravam filhos de árbitros. Além disso, a ligação dos Super Dragões a hackers e à conduta do Pedro Pinho, que dava sempre conhecimento à claque quando alguma tentativa de aliciamento a um adversário corria menos bem.

Aguardemos pelos próximos desenvolvimentos. Esta foi apenas a primeira pedra de dominó que caiu e já estão a ser arrastadas muitas outras em sucessão.

Sem comentários:

Enviar um comentário