VMOC - Valor Mobiliário Obrigatóriamente Convertível
A banca Portuguesa, de braço dado com o SportingCP, parece pouco interessada em receber ou converter em acções da SAD, as famosas VMOC's. Desde 2010 (12 anos, portanto!!) que este assunto vem sendo adiado e, há dois dias, em AG, o menino com necessidades especiais de Alvalade voltou a adiá-lo. Mesmo com o valente desconto feito no valor unitário de cada VMOC (de 1€ para 0,16 cêntimos).
«Tudo correu da melhor maneira possível, num dia importante. Foram três assembleias gerais muito distintas. E correram as três muito bem, de forma muito eficiente, com muito civismo e tudo o que era para deliberar foi bem deliberado. Saímos daqui satisfeitos, não só com os trabalhos, mas com os resultados», afirmou o presidente da Mesa da Assembleia Geral da SAD leonina, Bernardo Ayala.
Como se sabe, os VMOC são convertíveis em ações da SAD. Foram criadas duas janelas adicionais, uma que vai de 13 de julho a 30 de julho deste ano, e a outra que será janela recorrente até 2026, de 1 de julho a 30 de julho. O significado desta deliberação é permitir aos titulares dos VMOC convertê-los em ações da SAD em mais períodos do que anteriormente era permitido.
Resumidamente, temos Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis, mas que na realidade, nunca mais se convertem!!
Já começamos a achar que a banca não quer as ações do SportingCP para nada. Preferem perdoar as VMOC's.
Mas o que é que isso importa!? Aliás, deixamos a pergunta no ar: Quantos de vós, leitores, sabiam deste adiamento? A nossa comunicação social deu zero de tempo de antena a este assunto.
Infelizmente a comunicação social fala pouco nisto e os portugueses em geral estão pouco preocupados com o dinheiro que metem no SCP, na TAP, no BES e noutros buracos sem fim.
ResponderEliminarMas como a direção do Benfica também não fala nisto e não se importa de haver concorrência desleal (VMOCs, centros de estágio, arbritagens, etc.) a malta vai assobiando para o lado e acha tudo normal.
#AcordaBenfica
Uma das maiores vergonhas dos últimos tempos.
ResponderEliminarO “esquema das VMOC” configura, em todo o seu esplendor, a prática de concorrência desleal.
A banca portuguesa - BCP e Novo Banco - concedeu uma literal esmola ao Sporting, num valor provavelmente superior a 100 milhões de euros.
Dois bancos (um deles intervencionado pelo Estado - ou seja, subsidiado por NÓS), em rondas sucessivas de renegociação, adiamentos e descarte irracional de direitos, perdoaram juros, acordaram write off de dívida e ainda concederam mais um benefício pela execução… “antecipada”… da recompra das VMOC… 12 anos depois do prazo original da sua possível execução.
O Sporting recebeu um João Félix… de graça.
Tudo isto perante o silêncio dos media e a inoperância da Liga.
Aliás, pior que o silêncio dos media, continuamos a ouvir expressões como “todos os clubes portugueses têm dificuldades”. Todos postos no mesmo saco, pese embora as vastas diferenças:
- Um Benfica que honrou todos os seus deveres, com 150 Milhões de Euros de CP.
- Um Sporting com CP negativo e um perdão de 100 Milhões.
- Um Porto com quase 200 Milhões de CP negativo.
… são, para a comunicação social, areia do mesmo saco.
O que se passou é gravíssimo.
Ao mesmo tempo que a banca concedeu este perdão, o Sporting faz aquisições de milhões, faz vendas de milhões e dá-se ao luxo de recusar vendas dos seus melhores ativos.
Pela minha parte, tudo continuarei a fazer para que isto não passe impune.
Por um lado, fazendo questão de recordar os meus amigos sportinguistas do assunto, em toda e qualquer discussão que envolva dinheiros. Haja vergonha.
Por outro… tirei todo o meu dinheiro do Millenium BCP, nunca mais farei negócio com eles e deixei claro porquê: recuso-me trabalhar com bancos incompetentes, que tomam decisões irracionais, geridos por interesses pessoais e de preferência clubística.
Sugiro a todos os Benfiquistas que façam o mesmo. O BCP é, porque assim decidiu ser, um mau banco.