terça-feira, 8 de novembro de 2022

FORÇA, GARRA E FÉ PARA SEGUIR EM FRENTE | SL BENFICA

 


"O sorteio da Liga dos Campeões, realizado hoje de manhã, pôs o Club Brugge KV no caminho do SL Benfica. Por muito que pareça fácil este desafio, uma vez que, entre os não cabeças de série, os belgas não eram uma das equipas mais difíceis para se defrontar, a verdade é que fizeram uma fase de grupos que surpreendeu tudo e todos.
Quando muitos achavam que o Club Brugge KV não era um dos favoritos à passagem aos oitavos-de-final da competição mais importante entre clubes, eis que o clube belga decidiu provar o contrário. Ocupou a segunda posição do grupo B, ficando atrás do FC Porto por apenas um ponto. Em seis jogos venceu três (inclusive contra os portistas, no Dragão, por 4-0), empatou dois e perdeu apenas um (o jogo da segunda mão frente ao FC Porto, pelos mesmos 4-0). Terminou a fase de grupos com sete golos marcados e quatro sofridos.
Apesar de estes números serem bastante bons, importa frisar que os encarnados foram bastante superiores, no que a essa primeira fase diz respeito. Venceram quatro jogos, empataram dois, marcaram 16 golos e sofreram sete. As águias bateram o recorde de pontos conquistados na competição até ao momento (14) e provaram que não há impossíveis. O primeiro lugar foi disputado até à final, mas João Mário, aos 92 minutos do último jogo, estabeleceu o SL Benfica como vencedor do grupo H, mandando os franceses para a segunda posição.
Tal como disse há pouco, saber que vamos defrontar os belgas sossegou muita gente, mesmo que possam ser um adversário complexo. As águias estão a realizar uma época fenomenal, continuando imbatíveis, quer na Liga dos Campeões, quer no campeonato. Aliás, nos últimos quatro jogos marcaram uns surpreendentes 20 golos.
Roger Schmidt tem sido um autêntico cérebro para a equipa. O técnico alemão devolveu aos benfiquistas o clube que outrora conheceram, daí todo este entusiasmo pelos oitavos-de-final. Quem nos pode censurar, quando continuamos a fazer frente a tudo e todos, incluindo colossos e equipas com jogadores como Messi, Neymar e Mbappé?
Simon Mignolet, guarda-redes dos belgas, atribui o favoritismo aos encarnados, no entanto afirma que há hipóteses de a sua equipa passar. Já se viu que nesta Liga dos Campeões parecem não existir impossíveis e, nesta fase, onde todos os adversários são difíceis, ninguém quer perder.
É hora de Yaremchuk voltar à Luz, ainda que só o faça no segundo jogo (7 de março), visto que o primeiro (15 de fevereiro) tem como palco o Estádio Jan Breydel. Por muito que se façam previsões, fica difícil antever resultados possíveis, porque as duas equipas nunca se defrontaram em jogos oficiais. Pode apenas falar-se das prestações dos dois emblemas, nos respetivos campeonatos, até ao momento.
O Club Brugge KV é tricampeão belga, mesmo que, atualmente ocupe a quarta posição da Belgian Pro League, com 32 pontos, em 16 jogos: 10 vitórias, dois empates e quatro derrotas, 32 golos marcados e 18 sofridos. O SL Benfica está em primeiro lugar, de forma isolada, com 34 pontos (o FC Porto tem menos oito pontos). Em 12 jogos, os encarnados venceram 11 e empataram apenas um. Têm 34 golos marcados e apenas seis sofridos.
A diferença de números entre os portugueses e os belgas é notória, mas isso não traz vitórias a ninguém. É preciso entrar em campo com humildade, respeito pelo adversário e mentalidade de vencedor, visto que esse tem de ser o único objetivo.
Tal como Fernando Pessoa disse: “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”. Deixem-nos sonhar com mais triunfos, venha quem vier, já que Deus tem ajudado e os “homens” do SL Benfica querem isto mais do que nunca."

Sem comentários:

Enviar um comentário