quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

LIDERANÇA DO GRUPO...

 


Dimensão europeia reforçada com mais um triunfo

Em jogo da 5.ª jornada do grupo F da Liga dos Campeões, o Benfica venceu o VEF Riga (84-71), passou para a liderança isolada e garantiu, pelo menos, o play-in de acesso aos oitavos de final.
A jogar no Pavilhão Fidelidade, na 5.ª jornada do grupo F da Liga dos Campeões, o Benfica alcançou a primeira vitória em casa nesta competição europeia, quarta nesta fase, assumiu a liderança isolada e ficou mais perto da qualificação direta para a fase seguinte.
No 1.º quarto, a equipa orientada por Norberto Alves teve um mau início. Com dificuldades no processo defensivo, os encarnados deixaram escapar os letões e estiveram a perder por cinco pontos (10-15 aos 5').
Ivan Almeida foi importante para a recuperação das águias. Com um roubo de bola e um afundanço, o extremo colocou o Benfica a um ponto (21-22) e logo a seguir, na sequência de um ressalto defensivo, deixou o Benfica na frente (23-22).
Com dois lances livres convertidos, o camisola 96 empolgou os Benfiquistas e os campeões nacionais chegaram ao final do primeiro parcial com cinco pontos de vantagem (27-22).
Com a presença do Presidente Rui Costa no Pavilhão, no 2.º quarto o Benfica mostrou-se mais agressivo na defesa e soube, mais uma vez, dar a volta ao bom começo da formação letã, que arrancou com um parcial de 0-6. Aos 6' deste período, um triplo de Makram Ben Romdhane (40-35) permitiu ao Benfica redobrar índices de confiança.
Após ter alcançado uma vitória sensacional na Catalunha, frente ao poderoso BAXI Manresa, o Benfica enfrentou um rival que apostou no tiro exterior e conseguiu equilibrar a partida com o acerto de Kristers Zoriks (terminou com 24 pontos, 18 dos quais resultantes de triplos).
A defesa e a capacidade para rodar a equipa contribuíram para que os encarnados disparassem na reta final do 3.º quarto. O coletivo funcionou e Maik Zirbes revelou garra na luta das tabelas, com oito ressaltos ganhos.
Com Zoriks condicionado com quatro faltas no 4.º quarto, o Benfica controlou o desafio e, com tranquilidade, dilatou distâncias no marcador. A meio do parcial, três triplos consecutivos de Toney Douglas (dois) e Aaron Broussard deixaram o Benfica numa posição mais confortável (77-65). Os timeouts solicitados pelo técnico adversário de nada valeram e o Benfica ganhou!
Em termos individuais, Ben Romdhane foi o jogador mais valioso. O extremo/poste do Benfica colecionou 18 pontos, 7 ressaltos e 4 assistências.
A uma jornada do fim, está desde já garantida a presença no play-in de acesso aos oitavos de final da competição. No entanto, o 1.º lugar, que assegura apuramento direto, continua em aberto e será decidido na derradeira jornada. Primeira equipa portuguesa a competir na Champions, o Benfica saltou para a liderança isolada, com mais um ponto que o BAXI Manresa, derrotado nesta terça-feira em casa pelo Limoges (77-88), próximo rival dos encarnados (dia 20 de dezembro no Pavilhão Fidelidade). Os espanhóis seguem no 2.º posto.
O próximo jogo dos campeões nacionais está agendado para domingo, 11 de dezembro. No Pavilhão Fidelidade, os encarnados recebem o FC Porto (17h00), num desafio dos oitavos de final da Taça de Portugal.
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "No dia e à hora em que jogava a Seleção Nacional, quero agradecer aos Benfiquistas por terem estado no Pavilhão. Deram-nos a energia necessária nos momentos difíceis. Os Benfiquistas já se identificam com os jogadores, já sabem o nome deles. Quanto ao jogo, oscilámos bons momentos com outros em que podíamos ter cavado uma distância maior. No início, se calhar, ninguém acreditava que pudéssemos vencer um jogo neste grupo... Estamos no play-in e ainda falta um jogo. Estou muito agradecido ao Clube, ao Presidente e ao vice-presidente para as modalidades por terem dado esta oportunidade a um treinador português."
Terrell Carter (poste do Benfica): "Fizemos um trabalho fantástico! Agora, já temos de nos focar no próximo jogo. Sabíamos que poderíamos vencer qualquer adversário, porque acreditamos em nós e isso é essencial para fazermos história."
Benfica-VEF Riga
84-71
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Ivan Almeida, Aaron Broussard, Terrell Carter, Toney Douglas e Betinho Gomes
Suplentes
José Barbosa, Tomás Barroso, Makram Ben Romdhane, James Ellisor, Diogo Gameiro, Sérgio Silva e Maik Zirbes
Cinco inicial do VEF Riga
Artis Ate, Nysier Brooks, Glenn Cosey, Anrijs Miska e Kristers Zoriks
Suplentes
Maris Gulbis, Jamar Abrams, Roberts Berzins, Peteris Pinnis, Alberts Putans e Vitaliy Zotov
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
27-22 42-38 61-55 84-71
Pontuadores do Benfica
Ivan Almeida (9), Makram Ben Romdhane (18), Aaron Broussard (18), Terrell Carter (11), Toney Douglas (13), Diogo Gameiro (2), Betinho Gomes (4) e Maik Zirbes (9)

Sem comentários:

Enviar um comentário