Injustiça no último ato
O Benfica perdeu (2-0) frente ao Bayern, em jogo da 6.ª jornada do grupo D da Liga dos Campeões. As águias terminaram esta fase com seis pontos, a melhor pontuação nas três presenças consecutivas na prova.
O Benfica perdeu (2-0) frente ao Bayern nesta quarta-feira, 21 de dezembro, no Bayern Campus, em Munique, na Alemanha, em jogo da 6.ª jornada do grupo D da Liga dos Campeões, terminando esta fase da prova com seis pontos. Foi a melhor pontuação e classificação de sempre das águias, nas três edições consecutivas em que participou.
As duas aproximações perigosas junto de cada uma das balizas nos primeiros dois minutos foram o sinal de que seria um jogo aberto e disputado, algo confirmado durante os 90 minutos.
O Benfica, procurando pressionar o portador da bola e a saída germânica para o ataque, colocou problemas às da casa. Aos 4' Pauleta arriscou de longe, mas a bola foi desviada para canto.
As bávaras responderam por Rall, que, ao entrar na área, finalizou ao lado, aos 7'. Mas a primeira intervenção de uma das guarda-redes viu-se aos 10', quando Francisca Nazareth, de longe, rematou forte, com Grohs a defender para canto.
Rute Costa mostrou-se logo a seguir a disparo de Lohmann. O Benfica voltou a sair bem para o ataque aos 19', no entanto, Jéssica Silva, já na área, não definiu da melhor forma no momento do passe.
A melhor oportunidade de golo das da casa surgiu aos 22', quando Lohmann, na área, descaída sobre a esquerda, rematou forte ao poste direito de Rute Costa. No minuto seguinte foi Schüller a cabecear por cima.
Os Benfiquistas presentes nas bancadas faziam-se ouvir e o Benfica voltou a criar perigo em dois momentos: aos 32' Pauleta rematou de longe por cima e aos 44' Cloé Lacasse viu um golo seu invalidado por alegada falta sobre a central contrária Kumagal, num lance polémico, muito discutível e contestado pelas águias. Antes do intervalo, Bühl atirou ao lado aos 45'+3'.
A avançada Bühl voltou a ser protagonista aos 51', abrindo o marcador em Munique. Lançamento longo para as costas de Ana Seiça, a jogadora do Bayern escapou entre a central e Valéria Cantuário, isolou-se perante Rute Costa e fez o 1-0.
As comandadas de Filipa Patão foram bravas na procura do golo e partiram em busca das redes à guarda de Grohs, que, aos 60', atingiu Cloé Lacasse na área, suscitando protestos junto da juíza italiana.
A guarda-redes das germânicas brilhou aos 63', quando fez uma excelente defesa a remate de Jéssica Silva de pé esquerdo, culminando uma incursão pela direita do ataque encarnado. No mesmo minuto, Francisca Nazareth, em boa posição na área, acertou na malha lateral.
Filipa Patão tentou agitar ainda mais o encontro e promoveu mudanças táticas com a colocação de Lúcia Alves, Christy Ucheibe e Nycole Raysla em campo, optando por uma linha defensiva com três unidades (Catarina Amado, Carole Costa e Lúcia Alves), ficando a avançada brasileira no eixo do ataque.
Mas foi Bühl, de novo, a fazer a diferença. Recuperação de bola no meio-campo por parte das alemãs, que partiram rápido para o ataque. Bühl recebeu a bola, ultrapassou Ana Seiça à entrada da área, entrou na mesma e bateu Rute Costa para o 2-0 aos 75'.
Seguiram-se quatro lances de golo junto à baliza bávara. Christy Ucheibe (76', 78' e 80') e Cloé Lacasse (78') ficaram perto de reduzir a diferença no marcador, enquanto Rute Costa brilhou aos 81'. Os últimos minutos do duelo, tirando a ocasião de golo do Bayern em que Catarina Amado tirou a bola perto da linha de baliza, aos 84', foram de sucessivas oportunidades de golo desperdiçadas pelas águias.
Nycole Raysla (87') e Cloé Lacasse (89' e 90'+1') sublinharam a injustiça do resultado, espelhado igualmente no total dos remates efetuados (19 do Bayern e 17 do Benfica), nos remates direcionados à baliza (6 contra 4) e na posse de bola (51% contra 49%).
O Benfica terminou assim a sua 3.ª participação na Liga dos Campeões, 2.ª na fase de grupos, tendo obtido a melhor pontuação de sempre (seis pontos). As águias são agora a 23.ª equipa do ranking da UEFA.
DECLARAÇÕES
Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Há um sabor amargo por aquilo que poderíamos ter atingido e não o fizemos, pela competência que fomos demonstrando a espaços. Um sabor agridoce pela imaturidade que demonstrámos em alguns momentos do jogo, nos detalhes e pormenores não conseguimos fazer a diferença. Os pontos que nos faltaram são precisamente os pontos desses momentos que podem marcar os jogos, como falhar situações de um para zero. Temos crescido e melhorado, mas já pensamos no próximo. Temos de ambicionar ir mais além na prova, mostrámos que conseguimos ser superiores ao Bayern na sua própria casa em muitos momentos. Queremos bater-nos com as cinco primeiras equipas do ranking. Hoje, vimos o Bayern mais maduro e matreiro. Aproveitaram os pormenores."
Valéria Cantuário (jogadora do Benfica): "Foi um jogo equilibrado, nem acredito que tenha sido sorte do Bayern. As duas equipas trabalharam bem. Estamos tristes pela derrota, o Benfica está a pecar muito nos detalhes. Temos de aproveitar melhor as oportunidades que criamos. O Benfica é garra e vai lutar para que na próxima época esteja de novo na competição ainda com mais garra para continuar em prova."
Valéria Cantuário (jogadora do Benfica): "Foi um jogo equilibrado, nem acredito que tenha sido sorte do Bayern. As duas equipas trabalharam bem. Estamos tristes pela derrota, o Benfica está a pecar muito nos detalhes. Temos de aproveitar melhor as oportunidades que criamos. O Benfica é garra e vai lutar para que na próxima época esteja de novo na competição ainda com mais garra para continuar em prova."
Bayern-Benfica
2-0
Bayern Campus
Onze do Benfica
Rute Costa, Valéria Cantuário (Christy Ucheibe, 64'), Carole Costa, Ana Seiça, Catarina Amado, Pauleta, Andreia Norton (Lúcia Alves, 64'), Francisca Nazareth, Ana Vitória (Marta Cintra, 82'), Cloé Lacasse e Jéssica Silva (Nycole Raysla, 64')
Katelin Talbert, Carolina Vilão, Daniela Silva, Carolina Correia, Sílvia Rebelo, Lúcia Alves (64'), Marta Cintra (82'), Maria Negrão, Christy Ucheibe (64'), Beatriz Nogueira e Nycole Raysla (64')
Onze do Bayern
Grohs, Rall (Bragstad, 90'+1'), Tainara, Kumagai, Simon, Stanway, Lohmann (Vilhjálmsdóttir, 85'), Zadrazil, Bühl (Rudelic, 90'+1'), Laurent (Kett, 71') e Schüller
Suplentes
Leitzig, Rúnarsdóttir, Viggósdóttir, Bragstad (90'+1'), Kett (71'), Vilhjálmsdóttir (85'), Landenberger, Gloning, Rudelic (90'+1') e Kappes
Ao intervalo 0-0
Equipa de arbitragem
Árbitra: Maria Sole Caputi (Itália); Assistentes: Francesca Di Monte e Tiziana Trasciatti; 4.ª árbitra: Silvia Gasperotti
Golos
Bayern: Bühl (51' e 75')
Sem comentários:
Enviar um comentário