domingo, 22 de janeiro de 2023

VITÓRIA CATEGÓRICA ...

 


É isto! Futebol bonito, do bom e mais três pontos!

O Benfica venceu o Santa Clara, por 0-3, em jogo da 17.ª jornada da Liga Bwin. Está fechada a 1.ª volta da competição.
Triunfo categórico – e de categoria – do Benfica nos Açores. No fecho da 1.ª volta da Liga Bwin, 0-3 perante o Santa Clara, fruto de uma exibição intensa, convicta, coesa e inteligente... Águias são líderes isoladas, com 44 pontos!
Viagem até aos Açores para, neste sábado, dia 21 de janeiro, fechar a 1.ª volta da Liga Bwin frente ao Santa Clara. Sem Otamendi nem Rafa, relativamente ao último onze, o do dérbi, as águias subiram ao relvado do Estádio de São Miguel com Odysseas, Bah, António Silva, Morato, Grimaldo, Florentino, Enzo, Aursnes, João Mário, Draxler e Gonçalo Ramos no onze escalado por Roger Schmidt.
Apito inicial de Fábio Veríssimo e muita vontade demonstrada dentro das quatro linhas, com a Família Benfiquista nas bancadas a dizer "presente" e a fazer-se ouvir em resposta e a dar o mote. E não foi preciso esperar muito para se festejar!
Minuto 9, primeira oportunidade... e golo! Construção na direita, com Draxler e João Mário no lance, redondinha a viajar de flanco a flanco e a chegar a Grimaldo na esquerda. Cruzamento de Enzo com conta, peso e medida e cabeceamento poderoso, lá nas alturas, de Aursnes. 0-1 para o Benfica, primeiro golo do médio na Liga Bwin.
O segundo esteve perto, muito perto! Incursão de João Mário na direita, derivação para o centro e disparo, por cima, mas pleno de intenção. Não foi aos 14'... foi aos 16', e foi bonito!



Terceiro remate à baliza, segundo golo! Triangulação perfeita entre Enzo, Grimaldo e Gonçalo Ramos, com o camisola n.º 88 das águias a desviar subtilmente a bola do guardião Gabriel Batista e a vê-la morar no fundo das redes. 0-2 para o Glorioso e o 12.º golo do melhor marcador da Liga Bwin!
Benfica intenso, pressionante, inteligente na análise e na ação/reação ao que o jogo pedia. Futebol de qualidade, muita produção e alegria! Quando assim é... aos 27' esteve perto mais um! Bah a cruzar milimetricamente para a área, todavia Draxler encheu o pé, mas atirou por cima.
Antes, aos 20', o Santa Clara tentou sacudir a pressão, Gabriel Silva escapou da marcação pela direita, rematou rasteiro e cruzado, mas para fora e sob o controlo de Odysseas.
Jorge Simão mexeu no seu xadrez, entrou Ricardinho para a saída de Matheus Araújo, mas só dava Benfica, com os encarnados a jogarem muito e bem!
Em cima do apito para o intervalo (45'+1'), no mesmo minuto, mais duas ocasiões, com Gonçalo Ramos a ser o protagonista, mas a redondinha teimou em não entrar.
0-2 ao cabo da primeira metade, justo, com certeza, mas curto face à exibição personalizada e de grande qualidade do Benfica.
Reatar tirado a papel químico do fecho, o mesmo que dizer oportunidade de golo para Gonçalo Ramos. Grimaldo desmarcou o avançado, mas, no cara a cara com Gabriel Batista, o remate saiu ao lado.
Com vantagem de dois golos, o Benfica baixou o ritmo e a intensidade, "ofereceu" ao Santa Clara mais posse de bola, que assim subiu as linhas, mas tudo isto sob o olhar atento e controlador de umas águias inteligentes e pragmáticas a saberem dar ao jogo o que ele pedia!
Aos 64', saídas de Florentino, Aursnes e João Mário, entradas de Chiquinho, Neres e Guedes... para os aplausos das bancadas a saudarem o regresso a casa do avançado luso.
Do outro lado da barricada o Santa Clara acreditava e, aos 68', teve a sua grande oportunidade no jogo. Remate fortíssimo de Gabriel Silva em direção à baliza e António Silva, pleno de coragem, afastou, de cabeça, a bola por cima da trave.
E a resposta não tardou... Primeiro foi Neres, servido por Grimaldo, em excelente posição, a errar o alvo; depois... o regresso a casa mais perfeito que podia imaginar! Minuto 80, Guedes recebeu o passe adocicado de Enzo, levantou a cabeça, acreditou, fixou o alvo e rematou em força já na área para o 0-3. Delicioso!
Já com João Neves e Musa em campo, após as saídas de Draxler e Gonçalo Ramos, respetivamente, Bah cruzou para a área, todavia, nem o avançado croata, nem Guedes conseguiram chegar a tempo para empurrar o esférico para o fundo das redes.
Apito final e triunfo, por 0-3, justo, fruto de uma exibição coesa, convicta, intensa e de categoria, que permite ao Glorioso fechar a 1.ª volta da competição na liderança isolada, com 44 pontos somados.
O Benfica torna a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 26 de janeiro, com uma deslocação à Mata Real para defrontar o Paços de Ferreira. Esta partida, referente à 20.ª jornada da Liga Bwin, tem apito inicial marcado para as 20h15.

Sem comentários:

Enviar um comentário