Robusto, encorpado e categórico... Que maravilha!
O Benfica goleou o Vitória SC, por 5-1, em jogo da 25.ª jornada da Liga Bwin.
Os números são incontestáveis! Perante 59 374 espectadores na Catedral, grande exibição do coletivo, perfumado de talento individual, de um Benfica, fortíssimo, que venceu o Vitória SC, por 5-1, em encontro da 25.ª jornada da Liga Bwin.
Ambiente incrível no Estádio da Luz no final de tarde de sábado, 18 de março! Frente a frente o SL Benfica e o Vitória SC, um duelo que se perspetivava intenso e bom, e não defraudou! Roger Schmidt antevira uma partida complicada, onde era necessário um coletivo de topo; do outro lado, Moreno demonstrara ambição e querer pontuar... Mas este Benfica não o permitiu e, categoricamente, foi superior, dominou e venceu, averbando o 9.º triunfo consecutivo na Liga Bwin!
Apito inicial de André Narciso e, no relvado da Catedral, no onze das águias, uma alteração face ao último utilizado no triunfo na Madeira. Odysseas, Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo, Florentino, Chiquinho, Neres, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos foram os eleitos, portanto, com Aursnes de fora (a cumprir um jogo de castigo) e o camisola 27 nos escolhidos.
E começou o show Benfica, com o Glorioso a assumir o jogo desde o apito inicial, a instalar-se no meio-campo minhoto, isto perante um Vitória SC muito fechado, a obrigar as águias a desdobrarem-se em paciência à procura de encontrar e abrir caminhos para a baliza de Celton Biai.
Na primeira hipótese para marcar, as águias fizeram check na eficácia! Minuto 13, Grimaldo e Neres na esquerda, cruzamento intencional do brasileiro, Rafa, já na área, penteou bonito e Gonçalo Ramos, em voo, vindo de trás, cabeceou para o fundo das redes! 1-0 e estava feito o 16.º golo do camisola 88 na Liga Bwin 2022/23.
O 2-0 não tardou, mas, antes, Rafa, aos 18', provocou mais um bruaá na Catedral... No frente a frente com o guarda-redes vimaranense, o avançado tentou a picadinha, mas falhou o alvo... E Gonçalo Ramos também esteve perto do bis (24'), mas o esférico saiu ao lado. Ambos mereciam!
Finalmente, gritou-se mais um golo na noite! Odysseas iniciou o lance, Gonçalo Ramos, de cabeça, lançou Rafa e, já no coração da área, Amaro fez falta clara sobre o avançado do Benfica. Grande penalidade assinalada e, aos 28', João Mário venceu o duelo com Celton Biai e igualou Gonçalo Ramos no topo da lista dos melhores marcadores da competição, ambos com 16 tentos.
A Luz gostava do que via e gostou ainda mais do que se seguiu. Otamendi, de cabeça, viu o ferro dizer-lhe "não"; António Silva, também de cabeça, testou Celton Biai. E leia então o que se seguiu...
Minuto 36 e foi tudo bem feito e bonito de se ver. Que momento de futebol... daqueles que se estudam nos livros e que valem o bilhete! Tudo começou na outra ponta do terreno de jogo, com uma recuperação de bola, o coletivo reagiu e galopou rumo às redes adversárias, tudo ao primeiro toque, rapidez e dinamismo; Neres descobriu Gonçalo Ramos, este assistiu João Mário, que, já na grande área, com um bonito gesto técnico, atirou a contar para o 3-0 e também para subir ao trono dos melhores marcadores da Liga Bwin: 17 golos apontados!
Ao intervalo, 3-0 para o Benfica, um resultado justo para o produzido e que, a pecar, seria por escasso! Primeira parte de topo, primeira parte de um coletivo vibrante.
Reentrada em campo e o Benfica a dominar, perante um Vitória SC a querer reagir, mas com poucos argumentos, pois as águias anulavam a iniciativa. Aos 49', lance raro no encontro, com Odysseas chamado a intervir e a defender para canto um remate cruzado de André Silva, após contragolpe dos minhotos.
Os encarnados responderam e, aos 53', Grimaldo, na cobrança de um livre descaído para a direita, esteve perto, mas a bola foi desviada na Hora H. Ora, apesar de não tão vibrante como na primeira metade, o Benfica manteve-se fiel aos seus princípios e, quando quis, acelerou e marcou!
Minuto 64, lance de entendimento entre Rafa e João Mário, e Dani Silva acabou por introduzir a bola na própria baliza. Estava feito o 4-0.
Três substituições de uma assentada nas águias, aos 75', com as saídas de Otamendi, Florentino e Gonçalo Ramos, para as entradas de Morato, João Neves e Musa. E a toada a manter-se!
Sem que nada o indicasse, face ao produzido, o Vitória SC acabou por conseguir marcar o seu tento de honra (79'). Safira foi à linha cruzar e André Silva, de primeira, rematou para o 4-1.
Já com Gilberto em campo (saída de Bah, aos 83'), o Benfica chegou ao 5-1. Minuto 89, cruzamento de Neres, e Musa, ao segundo poste, assistiu para o cabeceamento viperino de António Silva.
Antes de a cortina se fechar, mais um momento especial nesta noite, com Cher Ndour a entrar para o lugar de Rafa e a fazer assim a sua estreia oficial de águia ao peito pela equipa A.
Contas feitas, o Benfica somou mais três pontos, vinca a liderança na tabela, agora com 68, naquele que foi o seu 9.º triunfo seguido nesta edição da Liga Bwin. Exibição robusta, de arrancar sorrisos e aquecer o coração, de um Glorioso que, mais uma vez, dominou, foi fiel a si próprio, intenso e ambicioso, sabendo gerir os tempos de jogo e oferecer-lhe o que ele pedia!
Segue-se uma paragem nas provas de clubes para compromissos das seleções nacionais, com 12 jogadores do SL Benfica chamados para vestirem as camisolas das suas nações.
Sem comentários:
Enviar um comentário