"1. Uma das muitas notícias desta última semana. Por ser adepta do Benfica, uma juíza pediu escusa de julgar em recurso do Benfica num caso judicial em que o Estádio da Luz poderá vir a ser interdito ao público. Sensacional? Nem por isso. A última notícia de uma escusa que fez manchetes nos jornais não foi, propriamente, sobre uma escusa, mas sobre uma recusa, que é coisa completamente diferente e bastante mais sensacional no seu âmago. 'Juízes recusam fazer buscas ao universo FC Porto', lembram-se?
2. No entanto, a escusa desta semana não foi aceite pelo Tribunal da Relação de Lisboa. O diretor de comunicação do FC Porto teceu, muito toscamente tecidos, alguns comentários sobre a matéria do pedido de escusa da juíza. 'A conclusão a que se chega é que também há nos juízes uma enorme quantidade de adeptos do Benfica', concluiu a referida sumidade depois de muito pensar. Ninguém o ousará desmentir.
3. Na realidade, o Benfica é o clube português com o maior número de adeptos. E, assim sendo, pode encontrar-se 'uma enorme quantidade de benfiquistas' em qualquer profissão registada como tal. Amanuenses, veterinários, cantores líricos, condutores de transportes públicos, artistas de circo, técnicos de fibra óptica, provadores de vinho, eletricistas, nadadores-salvadores, palhaços, críticos literários, provadores de gelados, acordeonistas e domadores de feras são outras profissões onde também é possível encontrar 'uma enorme quantidade de adeptos do Benfica'.
4. Não haverá, aliás, profissão em Portugal onde os adeptos do Benfica, bem contados e sem recurso a batota, não se constituam como maioria. Exceto numa profissão, ainda segundo o diretor de comunicação do FC Porto, é que esta realidade social não vinga no nosso país. 'A única atividade onde não há benfiquistas é nos árbitros', afirmou-o o mais do que afirmativo responsável portista, sempre atento a todas as atividades, não vá o diabo tecê-las.
5. Estaria, porventura, o diretor das comunicações do FCP a querer ser engraçado? E não é que foi? Entretanto foi adiada para o dia 12 de Junho a leitura do acórdão do processo dos e-mails que já esteve marcada para 27 de Março e, depois, para 12 de Maio. Teremos, assim, de esperar mais um mês para tomarmos conhecimento da sentença para qual aguarda o diretor de comunicação do FC Porto e a sua companhia de especialistas. Será que também vai ser engraçado?
Leonor Pinhão, in O Benfica
Sem comentários:
Enviar um comentário