quinta-feira, 23 de novembro de 2023

INSPIRADORAS AMEALHARAM TRÉS PONTOS NA CHAMPIONS LEAGUE



Dominadora na estreia em casa na presente edição da fase de grupos da Liga dos Campeões, a equipa feminina de futebol do Benfica superiorizou-se ao Rosengard (1-0), na 2.ª jornada do Grupo A da competição europeia. O ascendente da equipa comandada por Filipa Patão poderia ter-se traduzido num resultado mais volumoso.
A jogar diante dos seus adeptos, as tricampeãs nacionais assumiram as rédeas do desafio. Aos 6', uma boa jogada pela direita entre Lúcia Alves e Jéssica Silva, terminou com o passe atrasado da avançada para Francisca Nazareth, que errou o alvo.
Com mais posse de bola, as encarnadas voltaram a carregar pelo flanco direito. Andreia Faria, na área das rivais, cabeceou para defesa de Mukasa, após cruzamento bem tirado por Lúcia Alves.
Com Carole Costa de regresso ao onze, o Benfica procurou descobrir o caminho para a baliza das suecas, que adotaram uma postura mais expectante, à espera do erro das encarnadas.
Aos 38', na sequência de um canto, à entrada da área, Marie Alidou visou a baliza do Rosengard. O disparo forte saiu ao lado. Face ao ascendente, faltava ao Benfica capacidade para furar a defensiva oposta e marcar. Ao intervalo, nulo no marcador.
Perante o olhar atento do Presidente Rui Costa, a segunda metade principiou com um grande remate de Marie Alidou. De fora da área, aos 50', a canadiana criou a melhor oportunidade até então. Mukasa estirou-se e defendeu para canto.
Foi um aviso para o que se seguiria. Aos 52', Anna Gasper serviu Jéssica Silva, esta levou a melhor sobre duas rivais, e a bola ficou à mercê de Francisca Nazareth, que rematou na passada e fez balançar as redes! 1-0 para o Benfica!
Do lado oposto, o Rosengard ripostou por Bredgaard, que beneficiou de uma escorregadela de Francisca Nazareth para ficar com o esférico e rematar com perigo. Lena Pauels defendeu para canto (59').
De pronto, o Benfica mostrou mais querer. Marie Alidou e Lúcia Alves dispararam consecutivamente, em busca do segundo golo. E, num canto cobrado por Nycole Raysla, que entrou para o posto de Andrea Falcón (57'), Alidou rematou mais uma vez para defesa de Mukasa.
Bastante interventiva nas ações ofensivas do Benfica, Marie Alidou teve mais uma soberana chance para ampliar, mas o remate saiu rente ao poste (68').
Contra a corrente do desafio, as suecas tiveram duas chances de golo, aos 83'. Na baliza encarnada, Lena Pauels esteve brilhante. A guarda-redes alemã opôs-se com grande classe aos remates de Kadowaki, e de Sprung, esta na recarga.
O Rosengard, que tinha sido derrotado na 1.ª jornada do grupo, tentou acercar-se mais vezes da área encarnada, mas o Benfica revelou capacidade para suster as tentativas das visitantes, garantindo os três pontos.
erceiras no Grupo A, em igualdade pontual com o Eintracht Frankfurt, derrotado pelo Barcelona no outro jogo do agrupamento (1-3), as águias terão pela frente as germânicas na próxima jornada da Champions.
O jogo está calendarizado para 13 de dezembro, e será a primeira partida das Inspiradoras no Estádio da Luz, no que respeita a esta prova.
Concluída a missão nesta quarta-feira, 22 de novembro, segue-se o dérbi com o Sporting, no domingo, 26 de novembro. A partida, referente à 8.ª jornada da Liga BPI, terá lugar às 14h30, no Benfica Campus.
DECLARAÇÕES
Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Tivemos oportunidades para fechar o jogo com o 2-0. Faltou-nos alguma velocidade na primeira parte. Estes são jogos em que temos de ser mais rápidas a executar. Corrigimos isso ao intervalo, e na segunda parte, fomos mais atrevidos em termos ofensivos, mais rápidos a decidir e mais pressionantes. Era uma questão de tempo até encontrarmos espaços para atacar a baliza. Era decisivo somar os três pontos para recebermos o [Eintracht] Frankfurt em igualdade pontual. Daqui para a frente todos os jogos são importantes. Todos os pontos serão essenciais para terminarmos no lugar que tanto desejamos. Os adeptos foram incríveis. Compareceram num dia de trabalho e de frio. O apoio enche-nos de orgulho, aquece a alma e faz com que sejamos ainda mais lutadoras para darmos aos adeptos mais uma vitória."
Francisca Nazareth (avançada do Benfica): "É a maior competição do mundo. Os detalhes contam bastante. Fizemos o golo, levamos os três pontos, mas há detalhes em que não podemos falhar. Estes jogos resolvem-se no detalhe, e temos de ser mais matadoras. Não podemos desperdiçar oportunidades."
Anna Gasper (média do Benfica): "Foi um jogo muito difícil, porque elas são muito agressivas. Tivemos muito bom espírito, tivemos tranquilidade, sabíamos que íamos marcar. Estávamos unidas e essa foi a chave do jogo. Os adeptos apoiaram-nos imenso, foi fantástico."
Christy Ucheibe (média do Benfica): "Os adeptos deram-nos a confiança e o apoio que precisávamos. A vitória é para eles."

Benfica-Rosengard

1-0
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica
Lena Pauels, Christy Ucheibe, Carole Costa, Laís Araújo (Catarina Amado, 57'), Lúcia Alves, Andreia Faria, Anna Gasper, Andrea Falcón (Nycole Raysla, 57'), Marie Alidou, Jéssica Silva (Marta Cintra, 81') e Francisca Nazareth (Andreia Norton, 70')
Suplentes
Carolina Vilão, Rute Costa, Catarina Amado (57'), Ana Seiça, Sílvia Rebelo, Paige Almendariz, Letícia Almeida, Andreia Norton (70'), Lara Martins, Marta Cintra (81'), Beatriz Nogueira e Nycole Raysla (57')
Onze do Rosengard
Mukasa, Oling, Obaze, Arnardóttir, Wik, Knaak, Caroline Seger (70'), Sofie Bredgaard (70'), Larsson, Kadowaki e Olivia Schough (81')
Suplentes
Hellwig, Lynn, Brown, Emma Jansson (70'), Hanna Andersson (70'), Berglund, A. Persson, Bea Sprung (81') e Stojanovska
Ao intervalo 0-0
Golos
Benfica: Francisca Nazareth (52')

1 comentário: