domingo, 19 de novembro de 2023

UMA VITÓRIA CONTRA TUDO...



 O golo que cimentou a liderança

Com registo de sete triunfos em outros tantos jogos, o Benfica comanda, destacado, a Liga BPI, com 21 pontos, isto após bater o SC Braga, por 0-1, em desafio da 7.ª ronda.
Com um golo de Francisca Nazareth, o Benfica bateu o SC Braga na manhã deste domingo, 19 de novembro, em jogo da 7.ª jornada da Liga BPI, prova que lidera, isolado, com 21 pontos.
À entrada para o encontro, duas equipas invictas, separadas por dois pontos, isto porque em seis partidas o Benfica (18 pontos) registava o mesmo número de triunfos, e o SC Braga (16 pontos) tinha cinco vitórias e um empate.
Conhecendo as valias do adversário, apontado como "agressivo, competente e rápido na frente", Filipa Patão centrou o foco das tricampeãs nacionais no trabalho, para a conquista dos três pontos e do consequente reforço da liderança.
Face às condições atmosféricas, de nevoeiro, a partida, com início agendado para as 11h00, sofreu um ligeiro atraso. Cerca de vinte minutos depois da hora marcada, apito inicial no Estádio 1.º de Maio, com as equipas a imprimirem intensidade e muita disputa dentro das quatro linhas.
No minuto 5, o Benfica deu o primeiro aviso, com remate de Jéssica Silva ao lado da baliza de Patrícia Morais. A avançada encarnada voltaria a levar perigo à área bracarense aos 10', sustido por Melisa Hasanbegovic. Volvido um minuto, aos 11', foi Andreia Norton quem tentou a sorte, mas o esférico saiu ao lado.
Do lado do SC Braga, o momento de maior perigo viu-se aos 15'. Numa primeira instância, Carolina Mendes atirou para defesa de Lena Pauels. A bola ainda sobrou para Ana Rute, que rematou à malha lateral.
Com a defesa alinhada e organizada, a equipa da casa dificultava o ataque das águias, que acumularam várias situações de fora de jogo. Sem grandes destaques em campo, numa primeira parte que começou mais quente e ritmada, mas que acabou por arrefecer, o nulo manteve-se até ao intervalo.
A segunda metade trouxe mais agressividade e um Benfica a fazer de tudo para chegar ao golo.
Jéssica Silva (49'), Lúcia Alves (52') e Andreia Faria (54') protagonizaram boas oportunidades, todas elas travadas por Patrícia Morais. No minuto 59, porém, foi altura de Lena Pauels brilhar. Após defender um remate de Caroline Kehrer, a guardiã encarnada voltou a mostrar credenciais, impedindo o golo a Carolina Mendes.
Finalmente, aos 69', o golo do Benfica! Grande trabalho de Jéssica Silva, veloz, a ultrapassar as adversárias e a cruzar para Nycole. Em boa posição para visar o alvo, a avançada brasileira escolheu deixar para Marie Alidou, que rematou para defesa de Patrícia Morais. Na recarga, Francisca Nazareth empurrou para o fundo das redes e inaugurou o marcador no Estádio 1.º de Maio!
A resposta do SC Braga chegou aos 79'. Livre batido por Dolores, para cabeceamento de Madalena Marau, direcionado para a trave. Numa boa leitura do que dali vinha, Lena Pauels estirou-se e travou a bola com o punho.
Os ânimos mantiveram-se quentes até final, numa segunda parte que se estendeu até aos 90'+10'. A vitória, porém, não escapou ao Benfica, que, com um golo (0-1), consolidou a liderança na Liga BPI!
Fruto de um bom desempenho, Lúcia Alves foi eleita a "Mulher do Jogo".
Segue-se uma semana exigente para as tricampeãs nacionais, que competirão em duas frentes. Na quarta-feira, 22 de novembro, às 20h00, o Benfica recebe o Rosengard no Benfica Campus, em jogo da 2.ª jornada do Grupo A da Liga dos Campeões. Volvidos quatro dias, nova receção das águias, desta feita ao Sporting, em partida da 8.ª ronda da Liga BPI, agendada para as 14h30 de domingo, 26 de novembro.
DECLARAÇÕES
Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Destacar as semanas difíceis que vamos ter, em volume de jogos. Viemos de um Barcelona, vamos enfrentar o Rosengard, tivemos o SC Braga pelo meio, ainda vamos ter Sporting e Frankfurt. Por vezes, pelo cansaço, não tomamos as melhores decisões e podemos não estar tão bem no jogo como pretendemos, ainda assim, o Benfica dominou no sentido de criar mais oportunidades, ter mais bola e sequências ofensivas. O SC Braga tentou explorar o nosso erro e as transições, mas, quando marcámos o golo, sabíamos que tínhamos de fechar. As jogadoras foram irrepreensíveis, é isso que destaco."
Jéssica Silva (avançada do Benfica): "É um Benfica a procurar sempre a vitória. Foi um jogo extremamente difícil, já sabíamos disso a priori. O SC Braga tem excelentes jogadoras e um grupo coeso. Hoje, ganhou a equipa com mais alma. Estamos de parabéns, saímos daqui com os três pontos, que era o mais importante. Agradecer aos nossos adeptos, que marcaram presença no Estádio 1º de Maio.
SC Braga-Benfica
0-1
Estádio 1.º de Maio
Onze do Benfica
Lena Pauels, Catarina Amado, Ana Seiça, Laís Araújo, Lúcia Alves, Andreia Faria, Anna Gasper, Andreia Norton (Marie Alidou, 66'), Jéssica Silva (Andrea Falcón, 90'+8'), Francisca Nazareth e Nycole Raysla (Marta Cintra, 90'+5')
Suplentes
Carolina Vilão, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Letícia Almeida, Christy Ucheibe, Lara Martins, Marie Alidou (66'), Andrea Falcón (90'+8') e Marta Cintra (90'+5')
Onze do SC Braga
Patrícia Morais, Sissi, Melisa Hasanbegovic, Madalena Marau, Vânia Duarte (Mariana Azevedo, 64'), Mylena (Bia Meio-Metro, 73'), Dolores, Carlyn Baldwin, Ana Rute, Carolina Mendes (Peace Efih, 64') e Caroline Kehrer
Suplentes
Irís Esgueirão, Aline Lima, Carolina Rocha, Vitória Almeida, Jolina Amani, Tânia Rodrigues, Bia Meio-Metro (73'), Peace Efih (64') e Mariana Azevedo (64')
Ao intervalo 0-0
Golos
Benfica: Francisca Nazareth (69')

Sem comentários:

Enviar um comentário