quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

APURAMENTO HISTÓRICO



 Inspiradoras abriram caminho à inédita passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões com um empate (2-2) na casa do Rosengard, na 5.ª jornada do Grupo A, e, horas depois, tiveram a confirmação de mais um capítulo dourado das suas carreiras, com a vitória do Barcelona sobre o Frankfurt (2-0).

A equipa feminina de futebol do Benfica apurou-se de forma inédita para os quartos de final da Liga dos Campeões! O mais recente capítulo dourado da gloriosa história das Inspiradoras chegou após a combinação do empate frente ao Rosengard (2-2) com a vitória do Barcelona sobre o Frankfurt (2-0), partidas da 5.ª jornada do Grupo A.
Quebrando uma toada inicial de grande equilíbrio, o conjunto de Malmö inaugurou o marcador, aos 13', num remate colocado em arco de Olivia Schough. O lance de inspiração da internacional sueca galvanizou o Rosengard, que controlou o jogo até aos minutos finais da primeira parte, altura em que as Inspiradoras deram início à sua reação.
Aos 42', Jéssica Silva intercetou um passe de Emma Jansson à entrada da área adversária, fintou Gudrún Arnadóttir e rematou ligeiramente por cima. Um minuto volvido, a mesma Jéssica ganhou na velocidade a Wik e foi carregada quando se isolava perante a guarda-redes adversária. O lance pedia cartão vermelho, mas a defensora sueca viu apenas o amarelo.
O início da 2.ª parte foi palco do melhor período das tricampeãs nacionais. Com um futebol mais fluído e assertivo, a equipa de Filipa Patão chegou ao 1-1, aos 52'. Na sequência de um canto marcado por Andreia Norton, a bola sobrou para Andreia Faria. De fora da área, a média encheu o pé, acertou na barra e, na recarga, Jéssica Silva batizou as redes.




A reviravolta não tardou a chegar e foi assinada por Marie Alidou. Aos 57', a camisola 2 intercetou um passe de Emma Jansson para Angel Musaka, fintou a guarda-redes do Rosengard e atirou para a baliza vazia. Estava feito o 1-2 e encaminhado o apuramento direto para os quartos de final, sem depender do resultado de terceiros.
Aos 64' e aos 78', Jéssica Silva, por duas vezes, desperdiçou boas oportunidades para marcar o terceiro e a bola acabou por entrar, mas na baliza defendida por Lena Pauels. No entanto, o lance finalizado por Ria Öling foi invalidado por fora de jogo no início da jogada.
Quando o Benfica parecia ter o jogo controlado, o Rosengard chegou ao empate, aos 82'. Desmarcada por Ria Öling, Mai Kadowaki não tremeu no frente a frente com Lena Pauels e fez o 2-2, impedindo as águias de festejarem no relvado a passagem à fase seguinte. No entanto, horas depois do apito final em Malmö, a vitória do Barcelona sobre o Frankfurt despoletou as celebrações encarnadas! Um feito histórico não só para o Clube, como para o futebol feminino português, de uma equipa "viciada" em fazer história!
O sorteio que vai determinar o caminho até à final de Bilbau será realizado no próximo dia 6 de fevereiro, mas, antes, as Inspiradoras fecham a participação do Grupo A com a receção ao líder Barcelona, que venceu os cinco jogos que disputou. O duelo está marcado para as 20h00 da próxima quarta-feira, 31 de janeiro.
DECLARAÇÕES
Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Foi um jogo difícil para a nossa equipa, até porque tivemos de alterar a equipa durante o próprio jogo. Tal como já estávamos à espera, uma equipa que se apresentou de forma diferente do jogo da primeira volta. Um novo treinador, novas dinâmicas, novos princípios. Tivemos de nos adaptar, daí também termos entrado melhor na segunda parte do que na primeira. Conseguimos virar o resultado, mas não tivemos maturidade de gerir o jogo quando estávamos a ganhar por 2-1. Mas, repito, estou contente com a resposta que a equipa deu."
Marie Alidou (média): "São muitas emoções ao mesmo tempo. Não conseguimos segurar a vantagem, mas acabámos por empatar. Fomos fortes coletivamente, estivemos unidas nos momentos mais difíceis do jogo e lutámos até ao fim. Não foi o suficiente para vencermos, mas estou orgulhosa da equipa."
Jéssica Silva (avançada): "Não há motivos para estarmos tristes, nem para chorar. Não era fácil dar a volta a um jogo que estava extremamente intenso, frente a um grande adversário. Fizemos o nosso trabalho, tivemos oportunidades para ganhar este jogo, mas não fomos felizes."
Rosengard-Benfica
2-2
Estádio Malmö Idrottsplats
Onze do Benfica
Lena Pauels, Christy Ucheibe, Carole Costa Ana Seiça, Catarina Amado, Anna Gasper, Andreia Faria, Andrea Falcón (Nycole Raysla, 83'), Andreia Norton, Marie Alidou e Jéssica Silva
Suplentes
Carolina Vilão, Rute Costa, Sílvia Rebelo, Paige Almendariz, Laís Araújo, Matilde Silva, Marta Salvador, Nycole Raysla (83'), Lara Martins, Amélia Silva, Daniela Silva e Beatriz Nogueira
Onze do Rosengard
Angel Mukasa, Emma Jansson, Gudrún Arnardóttir, Jessica Wik, Emilia Larsson, Sofie Bredgaard, Halimatu Ayinde (Mia Persson, 84'), Ria Öling, Olivia Schough, Bea Sprung e Mai Kadowaki
Suplentes
Disa Hellwig, Shannon Lynn, Rebecca Knaak, Mia Persson (84'), Hanna Andersson, Emma Berglund e Mikaela Stojanovska
Ao intervalo 1-0
Golos
Benfica: Jéssica Silva (52') e Marie Alidou (57'); Rosengard: Olivia Schough (13') e Mai Kadowaki (82')

Sem comentários:

Enviar um comentário