Águia personalizada e eficaz vence clássico
O Benfica B venceu o FC Porto B, por 0-3, em partida da 17.ª jornada da Liga 2.
O Benfica B venceu o FC Porto B, por 0-3, neste domingo, 14 de janeiro, em jogo da 17.ª jornada da Liga 2, no Estádio Luís Filipe Menezes.
Os dragões responderam, aos 21', com um remate de Wendel Silva às malhas laterais.
O Benfica B tinha mais bola, tratava-a melhor e aos 25' criou mais uma oportunidade. Remate forte de Nuno Félix, o esférico desviou em Romain Correia, e só uma defesa atenta de Francisco Meixedo, para canto, evitou o 0-1.
Na sequência do pontapé de canto, novamente as águias a estarem perto do golo. João Tomé cobrou para a cabeça de um companheiro, ao primeiro poste, que desviou para a boca da baliza, onde apareceu Gustavo Marques no último toque, valendo aos anfitriões um corte providencial de David Carmo (26').
Estando por cima do encontro, faltava apenas algum acerto e tranquilidade no último terço para que os encarnados inaugurassem o marcador. Mas tal haveria de acontecer...
Livre a castigar falta muito dura de David Carmo sobre João Tomé, no lado direito do ataque benfiquista, com a cobrança a ficar a cargo de Pedro Santos. Este colocou no interior da área, onde, após alguma confusão, apareceu Gustavo Marques a rematar certeiro para o fundo das redes, fazendo o seu primeiro golo na Liga 2 (0-1, aos 38').
Com as jovens águias na frente, o intervalo chegou, e o tento do jogador brasileiro dava cor ao dia cinzento que se vivia em Vila Nova de Gaia.
O segundo tempo começou com um FC Porto B mais atrevido, a empurrar as águias mais para dentro do seu meio-campo. Mas, fruto da boa organização defensiva do Benfica B, na prática, a estratégia não surtiu efeito.
Porém, mais do que não ter efeito, os dragões viram os encarnados chegarem ao 0-2. Remate fortíssimo de Gustavo Marques, a meio do meio-campo contrário, defesa apertada, e para a frente, de Francisco Meixedo, com a bola a ficar à disposição de Cauê, que só teve de encostar para as redes (0-2, aos 58').
Com dois golos de vantagem, os encarnados passaram a dominar ainda mais as operações, mesmo dando a iniciativa de jogo aos portistas, que, com mais bola, pouco perigo criavam, até porque a defesa da equipa orientada por Nélson Veríssimo foi conseguindo travar todas as tentativas. Nesse capítulo, destaque para o corte de Gustavo Marques, aos 69', que deu o corpo às balas e parou um remate de Rodrigo Mora. E, aos 77', a trave da baliza à guarda de Leo Kokubo também deu uma ajuda, num cabeceamento de Wendel Silva.
Com a eficácia em "dia sim", o Benfica B voltou a fazer a festa. Adrian Bajrami deu para Gustavo Varela – havia entrado para o lugar de Cauê –, o avançado recebeu, ainda fora de área, virou-se para a baliza, e, com um remate forte e colocado, fez o 0-3 aos 83', para alegria dos muitos Benfiquistas presentes nas bancadas do Estádio Luís Filipe Menezes.
A tentar minimizar estragos, o FC Porto B tentou o golo de honra, mas, na sua melhor oportunidade, após o 0-3, viu o guardião encarnado negar-lhe a intenção, com uma belíssima defesa, já para lá do período de compensação.
Pouco depois, o árbitro apitou para o fim do encontro, ficando assim escrita a vitória do Benfica B, por 0-3, numa exibição muito bem conseguida das águias, que conseguiram controlar os dragões em quase todos os momentos de jogo.
No final, Gustavo Marques recebeu o prémio de Homem do Jogo, coroando assim uma exibição sólida, em que anotou um golo e teve participação direta noutro.
Na próxima jornada (a 18.ª da Liga 2), os encarnados visitam o Mafra, em partida agendada para sábado, 20 de janeiro (11h00).
FC Porto B-Benfica B
0-3
Estádio Luís Filipe Menezes
Onze do Benfica B
Leo Kokubo, João Tomé, Gustavo Marques, Adrian Bajrami, Francisco Domingues, Nuno Félix, Diogo Prioste (Jevsenak, 88'), João Rego (Hugo Félix, 88'), Gerson Sousa (Diogo Spencer, 81'), Pedro Santos e Cauê (Gustavo Varela, 74')
Suplentes
Pedro Souza, José Marques, Lacroix, Jevsenak (88'), Hugo Félix (88'), Diogo Spencer (81'), Rafael Luís, Ivan Lima e Gustavo Varela (74')
Onze do FC Porto B
Francisco Meixedo, Martim (Rodrigo, 79'), David Carmo, Romain, João Mendes, Bernardo Folha, Rodrigo Fernandes (Gonçalo Sousa, 61'), Vasco, Nilton Varela (Candé, 61'), Rodrigo Mora (Rui Monteiro, 79') e Wendel Silva
Suplentes
Gonçalo Ribeiro, Braima, Gonçalo Sousa (61'), André Oliveira, Rodrigo (79'), Gabi, Ussumane, Rui Monteiro (79') e Candé (61')
Ao intervalo 0-1
Golos
Benfica: Gustavo Marques (38'), Cauê (58) e Gustavo Varela (83')
Boletim Clínico
Filipe Cruz (status pós-ligamentoplastia do cruzado anterior do joelho esquerdo); Joshua Wynder (status pós-tratamento cirúrgico de pubalgia); Henrique Pereira (lesão muscular da coxa direita); António Muanza (distúrbio gastrointestinal agudo)
Sem comentários:
Enviar um comentário