segunda-feira, 11 de março de 2024

APOSTA GANHA

 


Reação forjada na fortaleza da Luz

O Benfica regressou às vitórias na Liga Betclic ao bater o Estoril por 3-1, na 25.ª jornada, e aumentou para 13 jogos a série de invencibilidade em casa para a competição.
Neste domingo, 10 de março, o Benfica retomou o trilho das vitórias na Liga Betclic ao bater o Estoril por 3-1, na 25.ª jornada. Kökcü, Marcos Leonardo e Tiago Gouveia marcaram os golos que aumentaram para 13 jogos a série invicta das águias em casa para o Campeonato.
Roger Schmidt apostou numa equipa com cinco alterações relativamente à do último jogo, diante do Rangers, na 1.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa. Tomás Araújo, João Mário, Kökcü, Tiago Gouveia e Marcos Leonardo entraram no onze e juntaram-se a Trubin, Bah, António Silva, Aursnes, Florentino e Neres.
Na sequência de um emocionado minuto de silêncio em memória de Minervino Pietra, lenda do Clube que faleceu nesta semana, o Benfica entrou dominante no encontro e, logo aos 5', dispôs da sua primeira oportunidade. Num livre a castigar uma falta sobre Marcos Leonardo à entrada da área, Kökcü rematou à malha superior da baliza do Estoril.
Assumindo a construção de jogo, o internacional turco continuou em evidência e demorou 10' para concretizar a primeira ameaça e fazer o 1-0. Na sequência de uma recuperação de bola de Tomás Araújo no meio-campo adversário, João Mário serviu Neres e este tocou a bola para Kökcü, que, à entrada da área, rematou de primeira em arco para o fundo das redes (15'). Um golaço que levantou a larga maioria dos 48 964 espectadores que acorreram ao Estádio da Luz, num dia marcado pela realização de Eleições Legislativas.




De pé no acelerador, as águias voltaram a criar perigo aos 17'. Aursnes invadiu a área pelo lado esquerdo e cruzou atrasado para João Mário, que disparou de primeira para defesa apertada de Dani Figueira.
No entanto, e contra a corrente do jogo, o Estoril empatou (1-1) aos 22'. Heri furou pelo lado direito, cruzou forte e Trubin afastou a bola para a frente. Esta sobrou para Rodrigo Gomes, que encheu o pé e bateu o guarda-redes encarnado.
Após o golo, a equipa da Linha recuou no terreno e tentou tapar os caminhos rumo à baliza de Dani Figueira. Mesmo com muita posse de bola e uma circulação paciente, a equipa de Roger Schmidt encontrou algumas dificuldades para desmontar a muralha defensiva adversária e só aos 45' voltou a visar as redes canarinhas: Marcos Leonardo cabeceou à figura do guarda-redes adversário.
A insistência do Benfica acabou por dar frutos no período de descontos da primeira parte (45'+2'). Desde o lado direito, Neres cruzou na direção do segundo poste, onde surgiu Tiago Gouveia a amortecer para Marcos Leonardo. Este antecipou-se a dois defesas do Estoril e cabeceou para o fundo das redes, chegando aos cinco golos na Liga Betclic.
No regresso de um intervalo onde as equipas masculina e feminina de atletismo do Benfica foram homenageadas pelos títulos no Campeonato de Clubes de Pista Coberta, os encarnados continuaram a carregar e conseguiram ampliar a vantagem, aos 49'.
Jogando em antecipação, António Silva ganhou a bola a Cassiano e endossou-a a Florentino. Este tocou-a para Kökcü, que desmarcou Tiago Gouveia no lado direito. O camisola 47 encarou Mangala, bateu-o em velocidade e, já na área, rematou cruzado sem hipóteses para Dani Figueira. Grande momento do jovem Made In Benfica, que passou a somar quatro golos em 19 jogos.
Gerindo a partida com bola, as águias não tiraram os olhos da baliza do Estoril e, aos 62', Marcos Leonardo rematou forte de pé esquerdo para uma defesa a dois tempos de Dani Figueira. Três minutos volvidos, Kökcü atirou cruzado e a bola atravessou toda a área até chegar a Aursnes, que assistiu Marcos Leonardo para novo disparo travado por Dani Figueira.
A bola continuou em jogo até Florentino a atirar para fora para permitir a assistência a Marcos Leonardo, que tinha ficado caído na área após ser atingido por Mangala na perna esquerda, na hora do remate. Alertado pelo VAR, o árbitro Manuel Oliveira foi rever as imagens e, pela primeira vez em jogos disputados no Estádio da Luz, explicou a sua decisão através do sistema sonoro: não viu motivo para penálti e o jogo foi retomado com um lançamento lateral.
Entre os 75' e os 81', Roger Schmidt refrescou a equipa com as entradas de Rollheiser e Arthur Cabral por Neres e Marcos Leonardo e de Morato e João Neves por Kökcü e Aursnes, respetivamente. A estas alterações juntou-se a entrada de Álvaro Carreras por Bah, aos 84'.
Aproveitando a adaptação do Benfica às cinco alterações, o Estoril conseguiu aproximar-se da área encarnada, mas esbarrou em Trubin: aos 85', o internacional ucraniano voou para travar um remate perigoso, em arco, de Guitane.




Respondendo à letra à investida canarinha, as águias criaram duas situações de perigo no espaço de dois minutos. Aos 89', Rollheiser cruzou desde o lado direito para o segundo poste, onde Rodrigo Gomes impediu que a bola chegasse a Tiago Gouveia com um corte pela linha de fundo. Na sequência do canto, a bola sobrou para João Neves, que, no limite da área, rematou com estrondo à barra.
Esta foi a derradeira oportunidade de uma partida onde Kökcü, autor de um golo e uma assistência, foi eleito o Man of the Match (Homem do Jogo) pelos adeptos.
Ultrapassada a 25.ª jornada da Liga Betclic, o Benfica volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, 14 de março, para a disputa da 2.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa diante do Rangers. O duelo do Ibrox Stadium está agendado para as 17h45.

1 comentário:

  1. "Aquilo" não ser penalti só é batido com o do Sporting também não ser! Pedro Proença já mostrou (há muito) ao que vinha este ano!!!

    ResponderEliminar