sexta-feira, 8 de março de 2024

TUDO EM ABERTO!

 


Benfica e Rangers empataram (2-2) no desafio da 1.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa. Eliminatória decide-se a partir das 17h45 de 14 de março, no Ibrox Stadium...

Noite de quinta-feira, 7 de março, marcada pela disputa do jogo da 1.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa. No Estádio da Luz, Benfica e Rangers empataram (2-2), e a eliminatória, em aberto, viaja para a Escócia onde, no dia 14, será conhecida a formação que seguirá em frente na competição.
Chuva, frio, uma noite nada agradável na capital portuguesa recebeu mais uma etapa das competições europeias, com 48 759 adeptos nas bancadas do Estádio da Luz para assistirem ao duelo entre Benfica e Rangers.
E foi com várias mudanças no xadrez inicial que as águias subiram ao relvado. Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes, Florentino, João Neves, Di María, Neres, Rafa e Arthur Cabral foram os eleitos de Roger Schmidt, num embate que arrancou com claro sinal mais dos anfitriões.
Neres deu o mote, logo aos 2', com um cruzamento viperino para o coração da área, contudo, a bola foi cortada por um defesa do Rangers; dois minutos volvidos, o mesmo protagonista... Remate forte, já na área, de pé esquerdo, para Butland defender e evitar o golo.
O Benfica carregava, corria atrás de impor o seu jogo, mas, aos 7', balde de água fria na Luz... Trabalho na esquerda, Fábio Silva descobriu Diomande, cruzamento tenso para Lawrence, que, vindo de trás, cabeceou para o 0-1.
Em desvantagem, as águias reagiram prontamente e as oportunidades não tardaram... Aos 14', duas numa! Neres, pela esquerda, rematou forte e Butland sacudiu para a frente; na recarga, Arthur Cabral bem tentou, mas o remate saiu enrolado – a bola ainda foi bloqueada por um defensor – e acabou por morrer nas mãos do guardião da formação escocesa.
Jogo disputado, mas com sinal mais do Benfica, com mais posse, mais remates e maior intencionalidade. Aos 17', lance duvidoso. Neres, em duelo com Sterling, caiu na área do Rangers, contudo, o árbitro mandou jogar.
E continuou a só dar Benfica! Aos 38', Neres serviu Di María, para defesa de Butland; aos 42', Rafa disparou, mas a bola foi desviada... e, aos 43', lance determinante. Mais uma vez Neres na jogada, com Di María, numa segunda bola, a rematar e a conquistar o canto.
Alertado pelo VAR, o árbitro visionou as imagens do lance e apontou para a marca dos 11 metros, por mão de Souttar na bola. Chamado à conversão, classe e frieza, e Di María a rematar para o empate (1-1, aos 45'+2') que há muito se justificava.
Embaladas, as águias estiveram muito perto de marcar no minuto seguinte: Rafa isolou-se a passe de Di María, mas estava em fora de jogo... Ora, do outro lado, dois remates enquadrados, dois golos! Minuto 45'+5', Fábio Silva cruzou para a linha de baliza, a bola percorreu a área de ponta a ponta e Sterling, vindo de trás, fez o 1-2.
Resultado ingrato ao intervalo, face ao produzido! Benfica com mais posse de bola, mais remates enquadrados, mais oportunidades; Rangers eficaz!
Reatar na partida sem alterações nos protagonistas em campo, e Sterling, logo a abrir, obrigou Trubin a mostrar segurança. A partir daqui... só deu Benfica!
Aos 51', Rafa, acelerou pela direita, passou para Neres, que rematou já na área, contudo, o lance acabou por perder-se; aos 56', canto tenso de Di María, Rafa dominou a bola na perfeição, atirou cruzado, mas o esférico saiu ao lado.
Fábio Silva, aos 61', tentou sacudir a pressão, ao testar Trubin, e o empate não tardaria...
Minuto 67, e já com Marcos Leonardo em campo, que entrou para o lugar de Arthur Cabral (65'), Di María cobrou um livre descaído para a direita, a bola saiu tensa, e o central Goldson, na tentativa de aliviar, cabeceou para dentro da própria baliza.
Feito o 2-2, o Benfica carregou em busca da vantagem e, aos 70', teve uma grande ocasião! Contragolpe rápido, Rafa entregou para Di María, que, em excelente posição, na área, atirou ao lado.
Roger Schmidt tornou a mexer e, aos 84', saíram Neres e Bah, para as entradas de Álvaro Carreras e Tiago Gouveia.
Em cima do minuto 90, lance bonito! Abertura espetacular, de flanco a flanco, de João Neves; Otamendi, de cabeça, amorteceu para a entrada de Rafa, mas o remate do camisola n.º 27 saiu desenquadrado.
Resultado final de 2-2, um empate que deixa a eliminatória completamente em aberto, numa partida em que o Benfica mostrou uma boa reação face aos dois últimos resultados, teve oportunidades, produziu e rematou mais. Faltou-lhe, porém, alguma eficácia.
A 2.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa está agendada para as 17h45 do dia 14 de março, quinta-feira, no Ibrox Stadium, em Glasgow. Antes, foco na Liga Betclic. Benfica e Estoril têm encontro marcado para as 20h30 de domingo, 10 de março, no Estádio da Luz, em jogo da 25.ª jornada da competição.

Sem comentários:

Enviar um comentário