quinta-feira, 19 de setembro de 2024

A UM PASSO DA FASE DE GRUPOS



Corrigindo uma entrada em falso na partida, o Benfica venceu o Hammarby, por 1-2, com golos de Cristina Prieto e Andreia Norton, e está em vantagem na ronda 2 de qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões. O jogo da 1.ª mão decorreu nesta quarta-feira, 18 de setembro, na Tele2 Arena, em Estocolmo, na Suécia.
Superadas as equipas do Nordsjaelland (3-1) e do SFK Sarajevo (4-0) em jogos das meias-finais e da final da 1.ª ronda de qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões, respetivamente, as Inspiradoras enfrentaram o Hammarby, desta feita a contar para a 2.ª ronda, disputada a duas mãos.
Perante um conjunto muito físico e organizado – como anteviram Filipa Patão e Marie Alidou –, foi um Benfica em crescendo no encontro aquele que encaminhou o apuramento.
Para a partida, a treinadora encarnada escalou o seguinte onze inicial: Lena Pauels, Catarina Amado, Christy Ucheibe, Carole Costa, Marit Lund, Pauleta, Andreia Faria, Andreia Norton, Nycole Raysla, Marie Alidou e Cristina Prieto. Nota para a presença de Jody Brown, reforço para a presente temporada, no banco de suplentes.
A jogar em casa, o Hammarby entrou melhor no embate, metendo à prova a defesa do Benfica nos minutos iniciais. Julie Blakstad e Ellen Wangerheim, aos 3' e aos 5', respetivamente, obrigaram Lena Pauels a mostrar serviço. No minuto 6 foram Andreia Norton e Christy Ucheibe a evitar o golo das anfitriãs.
Perante a pressão alta das suecas, numa partida muito disputada no meio-campo encarnado, as Inspiradoras circulavam a bola para tentarem entrar na área contrária.
Face ao produzido a nível ofensivo e de oportunidades, Julie Blakstad inaugurou o marcador aos 16'. Na grande área, assistida por Cathinka Tandberg, a média recebeu o esférico e assinou o 1-0.
Na resposta, aos 20', Marie Alidou rematou de fora da área, fazendo a bola passar ao lado da baliza defendida por Anna Tamminen. Oito minutos volvidos (28'), a internacional canadiana voltou a tentar a sua sorte e, pela esquerda do ataque, atirou direto para as mãos da guarda-redes.
Ultrapassada a meia hora de jogo, Filipa Patão foi obrigada a mexer na equipa, promovendo a entrada de Laís Araújo para o lugar de Christy Ucheibe. Tocada no pé esquerdo num lance com Julie Blakstad, aos 24', a defesa nigeriana acabou por ser substituída aos 31'.
Atrás do prejuízo, numa partida, refira-se, com várias pausas devido às ações faltosas do conjunto sueco, o Benfica mostrou-se mais pressionante e dominador, protagonizando vários bons momentos até ao fim da primeira parte.




Cristina Prieto, aos 33', cabeceou sem perigo. O mesmo não sucedeu aos 39', quando a avançada igualou a contenda. Um cabeceamento de Marie Alidou, após pontapé de baliza de Lena Pauels, fez o esférico encontrar a espanhola, que, em velocidade, deixou as adversárias pelo caminho, rubricando o 1-1.
O golo deu outro ânimo às águias, que, aos 41', estiveram perto de chegar ao comando do marcador. Marie Alidou recebeu de Pauleta, furou por entre as oponentes e, com a guarda-redes adiantada, rematou para defesa.
No minuto 45, Cathinka Tandberg fez a bola rasar o poste, não alterando o 1-1 que se registava ao intervalo.
No reatar, o Benfica deu resposta ao ritmo imposto pelo Hammarby e não tardou até chegar à vantagem. Marie Alidou trabalhou pelo corredor esquerdo e cruzou para a área, onde se encontravam Cristina Prieto e Andreia Norton. Com um remate em arco, a internacional portuguesa rubricou o 1-2 (47').
Marie Alidou rematou ao lado, aos 63', e, na resposta, Cathinka Tandberg obrigou Lena Pauels a uma grande intervenção aos 70'. Paulatinamente, o jogo foi entrando numa toada de menor intensidade e, até final, a entreajuda do coletivo encarnado na defesa do resultado foi preponderante.
Num desafio em que a resiliência foi a arma para combater o poder físico do Hammarby, o Benfica triunfou por 1-2 e está em vantagem na eliminatória! O encontro referente à 2.ª mão da ronda 2 de qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões está agendado para as 20h00 de quarta-feira, 25 de setembro, no Benfica Campus.
DECLARAÇÕES
Filipa Patão (treinadora do Benfica): "[Hammarby] É uma equipa que em casa é muito, muito consistente. É uma equipa muito física, mas, ao mesmo tempo, com jogadoras muito técnicas para conseguir encontrar espaços. Uma equipa muito competente, intensa e agressiva, a valorizar-se no seu estádio. As nossas jogadoras foram irrepreensíveis no papel que tiveram de fazer durante este jogo. Começámos mal, bastante nervosas, talvez também pelo ambiente que se fez criar e pela entrada forte da equipa adversária, mas depois do golo reagimos muito bem. Começámos a subir linhas, a pressionar, a querer ter bola, a mandar no jogo e, a partir daí, fizemos o golo do empate. Conseguimos controlar melhor o jogo, e na segunda parte entrámos muito, muito bem, tanto que fizemos o segundo golo. Continuámos a pressionar, tivemos mais duas ocasiões para causar perigo, mas, depois, as pernas começaram a faltar. Esta equipa está a meio da sua época, e nós no início. Notámos alguma quebra da equipa, mas o coração teve calma, esteve cá, e conseguimos defender o resultado. Conseguimos uma vitória muito importante."
Antes, no dia 22 (domingo), às 11h00, as tetracampeãs nacionais recebem o Famalicão, no Campo n.º 1 do Benfica Campus, em partida da 3.ª jornada da Liga BPI.
Liga dos Campeões | Ronda 2 de qualificação | 1.ª mão | 18/09/2024
Hammarby-Benfica
1-2
Tele2 Arena
Onze do Benfica
Lena Pauels, Catarina Amado, Christy Ucheibe (Laís Araújo, 31'), Carole Costa, Marit Lund, Pauleta, Andreia Faria (Anna Gasper, 65'), Andreia Norton, Nycole Raysla (Chandra Davidson, 77'), Marie Alidou e Cristina Prieto
Suplentes
Rute Costa, Thais Lima, Joana Silva, Laís Araújo (31'), Beatriz Cameirão, Letícia Almeida, Neide Guedes, Anna Gasper (65'), Chandra Davidson (77') e Jody Brown
Treinadora do Benfica
Filipa Patão
Onze do Hammarby
Anna Tamminen, Stina Lennartsson (Smilla Holmberg, 83'), Eva Nyström, Alice Karlsson, Jonna Andersson, Smilla Vallotto (Emma Westin, 65'), Emilie Joramo, Asato Miyagawa (Thea Sorbo, 65'), Julie Blakstad, Cathinka Tandberg e Ellen Wangerheim (Vilde Hasund, 83')
Suplentes
Moa Edrud, Thea Sorbo (65'), Ellen Gibson, Anna Josendal, Bella Andersson, Vilde Hasund (83'), Emma Westin (65') e Smilla Holmberg (83')
Ao intervalo 1-1
Golos
Benfica: Cristina Prieto (39') e Andreia Norton (47'); Hammarby: Julie Blakstad (16')

Sem comentários:

Enviar um comentário