Num jogo em que criou várias oportunidades, o Benfica B venceu o Chaves, por 1-0, com golo de João Fonseca aos 90'+4'. A partida, disputada neste sábado, 17 de janeiro, foi referente à 18.ª jornada da Liga 2.
Os primeiros minutos do jogo, no Benfica Campus, foram disputados na área encarnada, com o Chaves a dominar as incidências ofensivas, sem situações de grande perigo, e o Benfica B a responder de forma afirmativa no plano defensivo.
No minuto 10, as águias pegaram nas rédeas do jogo e estiveram várias vezes perto do golo. Aos 11', Olívio Tomé cruzou para Jelani Trevisan, ao 2.º poste, com este a tentar a finalização, mas sem chegar a tempo de concretizar. Rodrigo Rêgo, com um remate rasteiro, atirou para defesa de Gudzulic, que, numa sucessão de intervenções a oportunidades criadas pelo Benfica B a partir de cantos pela direita, ainda negou o tento a Gonçalo Oliveira (13'), a cabecear para uma estirada do guarda-redes.
A controlar a partida, os comandados por Nélson Veríssimo não ficaram por aqui e continuaram a dar trabalho ao guardião do Chaves. Francisco Neto, de fora da área, rematou forte e rasteiro para nova defesa de Gudzulic. No minuto seguinte, o 17.º, Miguel Figueiredo cabeceou ao lado na sequência de um canto à esquerda do ataque.
Se até aqui se assistiu a boas ocasiões, no minuto 27 as águias tiveram a mais flagrante situação de golo: belíssimo passe de Francisco Neto a soltar Olívio Tomé da oposição, com este, frente ao guarda-redes, a executar um chapéu que saiu em força e por cima da baliza.
Havia agressividade, pressão, velocidade e domínio. Faltava o golo para trazer alguma justiça ao resultado, face ao que era produzido pelo Benfica B. Depois de uma fase na qual o Chaves conseguiu levar o jogo para o meio-campo encarnado, as águias voltaram a criar perigo junto da baliza contrária (39'). Livre batido por Diogo Prioste, com o esférico a chegar a Olívio Tomé, que, após Gudzulic afastar a bola, rematou forte, de fora da área, mas ao lado.
Cinco minutos volvidos, novo livre do capitão encarnado e, novamente, Olívio Tomé a errar o alvo. A bola teimava em não entrar… Já no período de compensação, aos 45'+3', Ktatau foi expulso – cartão vermelho direto – devido a uma entrada dura sobre Olívio Tomé. Ao intervalo, 0-0 no marcador.
No reatamento, o Benfica B continuou à procura do golo. Numa jogada de contra-ataque, Francisco Neto correu com o esférico e soltou para Olívio Tomé, que temporizou e acabou por não concretizar o remate.
Nélson Veríssimo refrescou a equipa pela primeira vez aos 59', promovendo as entradas de Gonçalo Moreira, Ivan Lima e Francisco Silva para os lugares de Francisco Neto, Daniel Banjaqui e Jelani Trevisan, respetivamente.
No minuto 64, jogada de insistência das águias, mas a bola continuava a não entrar. Depois de um remate de Rodrigo Rêgo, para defesa incompleta de Gudzulic, Francisco Silva tentou por duas vezes fazer as redes abanar, mas o bloco defensivo do Chaves impediu.
O nó parecia impossível de desatar, e, aos 76', foi o Chaves a tentar a sua sorte. Em velocidade, Reinaldo Satorno libertou-se dos adversários e deixou o esférico para Pedro Pinho, que viu o seu remate ser cortado por Tiago Parente.
Com o tempo a escassear, o Benfica B carregou e esteve muito perto do 1-0 aos 82', quando Rodrigo Rêgo fez a bola passar rente ao poste da baliza da formação nortenha. Os encarnados tentavam de qualquer maneira e, aos 86', à entrada da área, Tomás Cruz atirou para grande defesa de Gudzulic.
Já no último minuto do tempo regulamentar, o Chaves chegou ao golo, por Reinaldo, mas, após revisão do VAR, o lance foi justificadamente anulado, uma vez que, no momento do ataque, a bola saiu das quatro linhas.
O jogo ganhou algum sentido de justiça aos 90'+4'! Passe longo de Ivan Lima para Francisco Silva, que tocou para Gudzulic afastar. No sítio certo à hora certa, João Fonseca atacou o esférico e, com frieza, fez o 1-0. Durante os festejos, o defesa encarnado foi sancionado com o 2.º cartão amarelo e acabou expulso.
No final, vitória do Benfica B, por 1-0, a subir ao 6.º posto da classificação (estava em 11.º), com 25 pontos. Segue-se o jogo com o Leixões, da 19.ª jornada da Liga 2, agendado para as 15h30 de sábado, 24 de janeiro, no Estádio do Mar.
DECLARAÇÕES
Nélson Veríssimo (treinador do Benfica B): "Foi um jogo intenso, e quem viu o jogo percebeu isso. O Chaves é uma boa equipa. Tem algumas baixas que provavelmente acabaram por condicionar a forma como o treinador preparou este jogo. Ainda assim, tenho de dar mérito ao jogo que fizemos. Com igualdade numérica, acho que fomos mais equipa. Criámos mais ocasiões de golo. Estivemos mais próximos de o golo acontecer. [O adversário] Com menos um, quando em teoria se pensa que o jogo se pode tornar mais fácil, acho que é precisamente o contrário que acontece. É quando o jogo fica mais difícil. Nós já tivemos outras experiências, com outros jogos, em que jogar em vantagem numérica não se traduziu numa vantagem no domínio do jogo. Isso hoje foi acontecendo. A verdade é que estivemos perto de perder o jogo. Felizmente, o Rodrigo Rêgo analisou bem o lance e a bola estava completamente fora. Depois acabámos por dar continuidade e por fazer o golo com o remate do João Fonseca. Dou os parabéns aos jogadores pelo percurso que estão a fazer, mas agora há que dar continuidade. Foi uma boa exibição, um domínio incontestável da nossa parte, mas esta vitória, este jogo, já faz parte do passado, e agora vamos ter um desafio muito, muito difícil em Matosinhos. Agradeço a esta moldura humana que esteve aqui hoje, porque o golo também aconteceu muito à conta deles, pelo que acreditaram e pelo que puxaram pela equipa."
Liga 2 | 18.ª jornada | 17/01/2026
Benfica B-GD Chaves
1-0
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica B
Arnas Voitinovicius, Daniel Banjaqui (Ivan Lima, 59'), João Fonseca, Gonçalo Oliveira, Miguel Figueiredo (Tomás Cruz, 82'), Martim Ferreira, Diogo Prioste, Francisco Neto (Gonçalo Moreira, 59'), Rodrigo Rêgo, Olívio Tomé (Tiago Parente, 71') e Jelani Trevisan (Francisco Silva, 59')
Suplentes
Alexander Sandahl, Gonçalo Moreira (59'), Federico Coletta, Peter Edokpolor, Tiago Parente (71'), Ivan Lima (59'), Francisco Silva (59'), Rui Silva e Tomás Cruz (82')
Treinador do Benfica B
Nélson Veríssimo
Onze do GD Chaves
Gudzulic, Ricardo Alves, Tiago Simões, Zach Muscat, Ktatau, Pedro Pinho, João Teixeira (Federico Nchama, 61'), Tiago Almeida, Robyn Esajas (João Silva, 70), David Kusso (Carraça, 70') e Reinaldo Satorno
Suplentes
Vozinha, Aarón, Rúben Pina, Carraça (70'), Francisco Borges, Mamadou Tounkara, Federico Nchama (61'), João Silva (70') e Ushindi
Ao intervalo 0-0
Golo
Benfica: João Fonseca (90'+4')
Boletim clínico do Benfica B
Eduardo Fernandes (lesão muscular na coxa esquerda) e Tiago Freitas (lesão traumática no joelho direito)
Factos relevantes
45'+3': cartão vermelho direto a Ktatau por falta sobre Olívio Tomé; 90'+5': expulsão de João Fonseca, após ser admoestado com o 2.º cartão amarelo
SL Benfica
Sem comentários:
Enviar um comentário