quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ADVERSÁRIOS DO BENFICA VISTOS AO PORMENOR


Armada catalã no caminho da águia (foto AP)
Conheça ao pormenor os adversários do Benfica


Barcelona, Spartak Moscovo e Celtic. São estas as três equipas que o Benfica vai defrontar na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Sobre os catalães não será preciso dizer muito. A equipa blaugrana, agora sob a batuta de Tito Vilanova, antigo braço-direito de Pep Guardiola, granjeia o estatuto de melhor do mundo.

Conta nas fileiras com nomes como Lionel Messi, Andrés Iniesta, Xavi Hernández, David Villa ou Daniel Alves. Ao Camp Nou chegaram entretanto o lateral-esquerdo Jordi Alba, contratado ao Valência, e o médio Alex Song, proveniente do Arsenal.

Barça é o atual líder da Liga espanhola, com duas vitórias em igual número de jogos realizados, sete golos marcados e dois sofridos.

Na época transata, a equipa da cidade Condal perdeu o título espanhol para o super-Real Madrid de José Mourinho, que terminou a La Liga com históricos 100 pontos, mais nove que o arqui-rival.

Lionel Messi foi o melhor marcador da prova, contribuindo com 50 golos para os 114 apontados pelo Barcelona, registo que fez dos blaugrana o segundo melhor ataque do campeonato. Com apenas 29 golos sofridos, foi da equipa catalã a defesa menos batida.

Benfica e Barcelona cruzaram-se pela última vez na época 2005/06, nos quartos de final da Ligamilionária. O jogo da primeira mão, disputado no Estádio da Luz, terminou sem golos. Em Camp Nou, levaram a melhor os catalães por 2-0, com golos de Ronaldinho e Etoo.

Spartak, o frio russo e o relvado sintético do Luzhniki

Spartak Moscovo é o vice-campeão russo e atual quinto classificado com 12 pontos em seis jogos disputados, a um ponto dos líderes Zenit e Terek.

Agora orientada pelo espanhol Unai Emery, ex-treinador do Valência, a equipa moscovita esteve bastante ativa no mercado de transferências, contratando, entre outros, o defesa Juan Insaurralde ao Boca Juniores e o médio sueco Kim Kallstrom ao Lyon.

À capital russa chegou também o médio Rômulo, ex-Vasco da Gama. A presença brasileira no plantel estende-se ainda ao médio Rafael Carioca e aos avançados Ari e Welliton. O nigeriano Emmannuel Emenike é a referência do ataque.

Em sentido inverso, o Spartak viu sair o central argentino Marcos Rojo para o Sporting.

O imponente Estádio Luzhniki, com capacidade para mais de 78 mil espectadores, é a casa do Spartak. O recinto caracteriza-se pelo seu relvado sintético.

O Spartak não guardará boas recordações do futebol português. Na época 2010/11, cruzou-se a equipa de Moscovo com o FC Porto na caminhada dos azuis-e-brancos para a conquista do cetro da Liga Europa, tendo sido positivamente dizimada pelos dragões: derrota por 1-5 na Invicta e por 2-5 no Luzhniki. Contas feitas, 3-10 no conjunto das duas mãos.

No play-off, a equipa russa afastou o Fenerbahçe com uma vitória (2-1) em casa e um empate (1-1) fora.

Celtic, histórico escocês e velho conhecido da águia

Celtic, histórico clube de Glasgow e campeão escocês em título, teve no avançado Gary Hooper o melhor marcador do campeonato na época transata, com 24 golos.

Os católicos sagraram-se campeões com 93 pontos, melhor ataque (89 golos marcados) e melhor defesa (21 golos sofridos).

Na presente temporada, o Celtic segue na liderança com os mesmos 7 pontos do Hibernian, fruto de duas vitórias e um empate, seis golos marcados e três sofridos. Para atingir a fase de grupos da Champions, deixou pelo caminho os suecos do Helsinborg com duas vitórias por 2-0.

Orientada pelo irlandês Neil Lennon (antigo capitão de equipa), a equipa de Glasgow conta no plantel com o jovem médio nigeriano Rabiu Ibrahim, jogador que passou pela formação do Sporting. O avançado grego Samaras é a principal referência da equipa.

Ao Celtic Park poderá chegar entretanto o italiano Alessandro Del Piero, sem clube desde que terminou a ligação à Juventus no final da época transata.
18:07 - 30-08-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário