quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

REENCONTRO ENTRE BENFICA E BORDÉUS


Reencontro entre Benfica e Bordéus


O Benfica perdeu a única eliminatória realizada com o Bordéus e está disposto a rectificar a história quando os dois clubes se reencontrarem nos oitavos-de-final.
Reencontro entre Benfica e Bordéus
O SL Benfica tentará apurar-se para os quartos-de-final da UEFA Europa League pelo quarto ano consecutivo quando defrontar o FC Girondins de Bordeaux em rondas a eliminar pela segunda vez na história das competições europeias.
Encontros anteriores
• O Bordéus, dirigido por Aimé Jacquet, eliminou o Benfica orientado por John Mortimore na segunda eliminatória da Taça dos Vencedores das Taças de 1986/87 na única vez que as clubes se defrontaram oficialmente. As equipas empataram 1-1 em Lisboa com Philippe Vercruysse (44) a apontar o único golo na partida realizada em França, dando aos gauleses um triunfo total por 2-1.
• As equipas alinharam, a 22 de Outubro de 1986, em Lisboa, da seguinte forma:
Benfica: Silvino, Veloso, Oliveira (Vando 62), Dito, Álvaro, Carlos Manuel, Nunes, Shéu, Diamantino, Manniche (Chiquinho 46), Rui Águas.
Bordéus: Dropsy, Thouvenel, Zoran Vujović, Specht, Battiston, Girard, Roche, Tigana, Vercruysse, Ferreri, Zlatko Vujović.
• As equipas apresentaram-se no Stade Chaban-Delmas, a 5 de Novembro de 1986, da seguinte forma:
Bordéus: Dropsy, Thouvenel, Zoran Vujović, Specht, Battiston, Girard, Rohr, Tigana, Ferreri (Roche 60), Vercruysse, Zlatko Vujović.
Benfica: Silvino, António Veloso, António Oliveira, Dito, Álvaro, Carlos Manuel, Nunes, Wando (Živković 67), Shéu (Chiquinho 52), Diamantino, Rui Águas.
Retrospectiva
• Os 22 jogos do Benfica frente a adversários franceses têm um saldo de 10V 6E 6D (7V 4E 0D em casa). O Benfica venceu todas as três eliminatórias anteriores dos oitavos-de-final da Taça UEFA e UEFA Europa League.
• Os quatro encontros do Bordéus frente a equipas portuguesas saldaram-se em 2V 2E 0D (0V 2E 0D em Portugal). Também efectuou quatro partidas frente a conjuntos lusitanos na Taça das Cidades Com Feira – a prova não organizada pela UEFA que antecedeu a Taça UEFA/UEFA Europa League –, com um registo de 1V 0E 3D (0V 0E 2D em Portugal).
• Assim, o Bordéus ainda não perdeu qualquer jogo em casa frente a equipas da Liga portuguesa, mas também não ganhou qualquer jogo oficial em Portugal.
• O Benfica está invicto nas provas europeias há cinco partidas e não perdeu em casa nos 12 encontros realizados na UEFA Europa League (11V 1E) desde que a competição foi criada, em 2009.
• O Bordéus está invicto há seis partidas. Perdeu somente uma vez nos cinco encontros realizados fora de casa na presente campanha (1V 3E 1D) e não perdeu os últimos 13 encontros em casa (11V 2E) nas competições europeias, desde que, na fase de grupos da UEFA Champions League de 2008/09, foi derrotado por 3-1 pela AS Roma. Os girondinos também ainda não sofreram qualquer golo em quatro encontros, desde o início da fase de grupos da presente edição da UEFA Europa League.
• O Benfica participou nos oitavos-de-final de todas as edições da UEFA Europa League e apurou-se para os quartos-de-final em todas as três ocasiões.
• O Bordéus passou aos quartos-de-final da UEFA Champions League de 2009/10, mas não se apura para os oitavos-de-final desta competição desde 2003/04, quando derrotou o Club Brugge KV rumo a uma eliminação nos quartos-de-final aos pés do Valencia CF.
Factos das equipas
• O avançado do Benfica, Rodrigo, comemora 22 anos na véspera do encontro.
• O defesa Marc Planus (31) e o médio André Poko (30), ambos do Bordéus, festejam os respectivos aniversários no dia da partida da primeira mão.
• O maior sucesso do Bordéus em qualquer competição europeia de clubes foi o apuramento para a final da Taça UEFA de 1995/96, onde perderia no total das duas mãos por 5-1 com o FC Bayern München.
• O próximo golo do Bordéus será o seu 250º nas competições da UEFA.
• Os oitavos-de-final têm equipas de 11 países da UEFA. Oito têm apenas um representante, com Inglaterra e Rússia a apresentarem três formações cada. A Itália tem duas.
• Jorge Jesus iniciou a carreira como médio no Sporting Clube de Portugal e representou várias equipas de menor dimensão, tendo pendurado as chuteiras em 1989. O percurso de treinador foi realizado em sentido ascendente pelas várias divisões do futebol português, com passagens de sucesso pelo CF Os Belenenses e SC Braga – que levou aos oitavos-de-final da UEFA Europa League de 2008/09 –, antecedendo uma transferência para o Benfica. Em 2009/10 conquistou o título português, logo na sua primeira época no Benfica.
• O treinador do Bordéus, Francis Gillot, foi um defesa que passou a maior parte da carreira como jogador no RC Lens. Dirigiu a academia do FC Sochaux-Montbéliard antes de regressar ao Lens para assumir, primeiro, o comando partilhado e, em Janeiro de 2005, a solo. Passagens posteriores pelo Sochaux e, desde 2011, pelo Bordéus cimentaram a sua reputação como treinador directo com tendência para o futebol de ataque.

Sem comentários:

Enviar um comentário