quinta-feira, 31 de outubro de 2013

LUÍS FILIPE VIEIRA CUMPRE DEZ ANOS NA PRESIDÊNCIA



Cumprem-se esta quinta-feira dez anos desde a chegada de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica. Foi a 31 de outubro de 2003 que o empresário, agora com 64 anos, venceu a concorrência, formalizando o poder que já alcançara quase dois anos antes, quando entrara para o cargo de gestor para o futebol profissional, mas tomando conta de quase todos os dossiers complexos, entre os quais a construção do novo estádio, com a anuência do presidente Manuel Vilarinho.

No decénio que hoje se celebra, o dirigente enfrenta o período de menor popularidade desde que chegou ao poder. Por vários motivos, que entroncam na grande lacuna de Vieira: a escassez de títulos.

De 2003 a 2013, o Benfica venceu apenas dois campeonatos, aos quais se junta uma Taça de Portugal, uma Supertaça e quatro Taças da Liga. Nestes dez anos, independentemente de o clube ter estado mais ou menos perto de se sagrar campeão, os encarnados assistiram ao grande adversário da era contemporânea, o FC Porto, transformar-se no clube português com mais títulos, quatro deles internacionais.

Uma derrota para as ambições do líder encarnado, que em 2003, em entrevista a A BOLA, dias antes das eleições, manifestava o desejo de ver o Benfica chegar-se ao nível dos grandes clubes europeus. «Chegaremos lá», disse.

Vieira sempre foi um dirigente de sonhos. E sonhando sempre alto. Ainda quando era combatente em Moçambique, na guerra do Ultramar, dizia que um dia chegaria a «presidente do Benfica», de acordo com memória de antigo camarada de armas. Dias antes das eleições em 2003, apontou outro sonho: «Que dentro de três anos, o Benfica tenha meio milhão de sócios.»

O objetivo não foi cumprido, mas a fasquia subiu. A implementação do kit de sócio foi um sucesso e simboliza uma série de iniciativas ou obras que ajudaram o Benfica a mudar. Que têm em comum passarem por áreas não diretamente relacionadas com o que se passa no retângulo verde: novo centro de estágio, criação de uma televisão, fundo de jogadores, fundação, museu.
fonte:abola

Sem comentários:

Enviar um comentário