sexta-feira, 1 de maio de 2015

MURPHY DISPARA PARA A FINAL


O inglês Shaun Murphy, de 32 anos, oitavo do ‘ranking’ mundial, abriu a todo o gás as meias-finais do Campeonato do Mundo de Snooker, que decorre até dia 4 em Sheffield (Inglaterra), ao terminar a primeira sessão, concluída na tarde desta quinta-feira, em larga vantagem (6-2) sobre o seu compatriota e número cinco da hierarquia Barry Hawkins, de 36 anos.

O ‘mágico’, campeão mundial em 2005, chegou a 3-0 até o ‘falcão’ (‘hawk’), vice-campeão mundial em 2013 e carrasco de Neil Robertson nos quartos de final, fazer funcionar o marcador para o seu lado. 

Com 5-2 a favor de Murphy e dois ‘breaks’ (tacadas, ou entradas) centenárias (100 ou mais pontos, ‘centuries’) já na sua folha destas ‘meias’, Murphy conseguiu o momento da tarde: no oitavo ‘frame’, resgatou a vitória, com uma entrada de 80 pontos, quando Hawkins liderava 50-0...

E de um possível 5-3 para um muito mais confortável 6-2 vai toda uma enorme diferença. O abalo psicológico que poderá ter causado em Hawkins irá ver-se apenas na manhã sexta-feira, aquando da segunda sessão do duelo.

Ainda esta quinta-feira, Judd Trump, sexto do ‘ranking, de 25 anos, e que tem demonstrado uma forma estupenda neste Mundial – a sua vitória é a que menos paga nas apostas...- começa a segunda batalha por um lugar na final, diante do carrasco de Ronnie O’Sullivan, o experiente Stuart Bingham, de 38 anos, 10.º da hierarquia.

Recorde-se que as meias-finais são jogadas à melhor de 33 ‘frames’ (partidas): vence o primeiro jogador a somar 17 vitórias (de 17-0 a possíveis 17-16). 

A final será jogada domingo e segunda-feira, à melhor de 35 ‘frames’: o sucessor de Mark Selby no trono mundial terá de vencer 18 partidas (de 18-0 a possíveis 18-17). 

Nas três primeiras rondas, até aos ‘quartos’, os quatro semifinalistas tiveram de vencer 36 ‘frames’: 10 na primeira ronda, 13 nos ‘oitavos’ e outras 13 nos quartos para chegar aqui. Mas, e nunca é demais lembrá-lo, o caminho ainda vai a meio: para receberem a coroa mais apetecida, terão de vencer ainda mais 35 ‘frames’, 17 nas ‘meias’ e 18 na final...

Na sexta-feira (1 de maio), Murphy e Hawkins jogam a primeira e última sessão (10 e 19 horas, respetivamente), enquanto Trump e Bingham se defrontam na sessão da tarde, a partir das 14.30 horas. 

Os mesmos Judd Trump e Stuart Bingham abrem e fecham o calendário no Crucible sábado (2 de maio, jogam às 10 e 19 horas). A última sessão do jogo entre Murphy e Hawkins inicia-se às 14.30 horas locais de 2 de maio (mesma hora em Lisboa).

O 77.º Mundial de Snooker distribui 1,9 milhões de euros de prémios. O campeão levará 411 mil euros para casa, o ‘vice’ 171 mil euros e a presença nas meias-finais já confere um cheque de 82 mil euros. 

O Mundial disputa-se pelo 38.º ano seguido (desde 1977) no Crucible Theatre, de Sheffield (Inglaterra), iniciou-se a 18 do corrente mês e irá concluir-se a 4 de maio. 

A BOLA estará em Sheffield até ao fim e promete continuar a trazer-lhe tudo sobre uma das mais emblemáticas e carismáticas competições do Mundo.

MEIAS-FINAIS (esta quinta-feira, sexta e sábado):

Shaun Murphy-Barry Hawkins, 6-2 (em curso)
Judd Trump-Stuart Bingham (inicia-se às 19 horas)

Sem comentários:

Enviar um comentário