sexta-feira, 16 de setembro de 2016

O (TOP-5) DOS QUE MAIS FATURAM COM JOGADORES


OBSERVATÓRIO DO FUTEBOL REVELA VALORES ACUMULADOS DE 2010 A 2016
ÁGUIAS RECEBERAM 414 MILHÕES DE EUROS E FC PORTO 382 MILHÕES
Benfica e FC Porto são os únicos clubes fora das cinco grandes ligas europeias a aparecer entre os 20 que mais ganharam com transferências de 2010 a 2016, segundo os dados disponibilizados pelo Observatório do Futebol, organismo sediado na Suíça e que se dedica à análise de estatísticas relacionadas com dados económicos e sociais do futebol europeu.
Os ingleses do Liverpool, os espanhóis do Valência e os italianos da Juventus estão nos primeiros lugares dos clubes que mais receberam por transferências de futebol entre 2010 e 2016, aparecendo, então, o Benfica no quarto posto, com 414 milhões de euros, e o FC Porto em quinto, com 382 milhões de euros.

OS MAIS GASTADORES

O clube que mais dinheiro investiu entre 2010 e 2016, ligeiramente acima de  mil milhões de euros, foi o Manchester City, de acordo com os dados da mesma instituição. O Chelsea com 862 milhões de euros, é o segundo da lista, num pódio inteiramente inglês, que fica fechado com o Manchester United, que gastou 833. O primeiro clube não britânico neste ranking é o PSG, de França, em 4.º, com gastos acumulados de 684 milhões de euros. Nenhum clube português é sequer mencionado nesta lista dos mais gastadores da Europa (era o que mais faltava, só se tivessem petróleo).
No que respeita à análise das ligas mais compradoras, no período acima referido, os dados do Observatório permitem concluir que os clubes das cinco maiores ligas europeias, portanto, Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França, tem gastado mais a cada época que passa (excetuando em 2012).
Em 2010, a despesa foi de 1,5 mil milhões de euros, somando as janelas de transferências de inverno e verão. Em 2016, e apenas no mercado de verão que recentemente fechou, o estudo contabiliza gastos de 3,7 mil milhões de euros nas cinco maiores ligas europeias.
O clube que mais gastou nesta época foi o Manchester City, despendendo 229 milhões, acima do rival Manchester United, que pagou 183, e dos italianos da Juventus, que chegaram aos 174 milhões.



Sem comentários:

Enviar um comentário