segunda-feira, 1 de maio de 2017

JONAS DEIXOU O TETRA MAIS PERTO


"Grande Estoril na segundo parte; grande golo do melhor da Liga dos últimos anos.

A estratégia de Pedro Emanuel
1Antes de mais, destaco o grande ambiente no Estádio da Luz, de grande apoio ao Benfica. Esse apoio fez-se notar na primeira parte, quando numa fase inicial a equipa não esteve bem, e também na fase após o golo do Estoril, sempre incentivando e ajudando à recuperação. Depois, quero elogiar a estratégia de Pedro Emanuel, utilizando um 4x4x2 que deu origem a dificuldades na primeira fase de construção do Benfica. O Estoril variou a pressão alta e muitas vezes apresentando um bloco baixo que complicava a vida aos atacantes do Benfica. Durante a primeira parte em duas saídas rápidas poderia ter causado problemas à defensiva do Benfica, não fosse a boa coordenação de todo o sector recuado dos encarnados, deixando os avançados do Estoril em situação de fora de jogo.

Jonas preço em bloco baixo
2A partir dos 15 minutos só deu Benfica, dominado por completo os 30 minutos seguintes. Mesmo não criando muitas oportunidades de golo, foi encostando o adversário cada vez mais para perto da área, acabando numa dessas situações por aparecer o penalty numa recuperação de bola de Nélson Semedo, tendo sido castigado por Licá. E o 1-0. De realçar que durante a primeira parte, face ao bloco baixo que o Estoril apresentava, Jonas não conseguiu ter a influência que habitualmente costuma ter na equipa; e mais: deve sublinhar-se o trabalho defensivo, e não só, de Licá nos duelos que manteve com Nélson Semedo e também com Salvio.

Empate e grande golo
3No início da segunda parte, Pedro Emanuel fez subir as linhas e apresentou Estoril personalizado e de grande qualidade, criando várias oportunidades de golo e obtendo o empate. Foi, sem dúvida uma reacção extraordinária aquela que o Estoril apresentou no início da segunda parte. Mas ao minuto 66 apareceu aquele que é considerado o melhor jogador da Liga dos últimos anos. Ele que até esteve durante a primeira parte longe do melhor, fez um grande golo deixando o Benfica mais perto do tetra.

Alteração táctica no Benfica
4Depois do segundo golo e face à subida de linhas que o Estoril apresentou, Rui Vitória fez uma alteração táctica colocando Filipe Augusto em campo e passando a jogar em 4x3x3, com o brasileiro no apoio a Fejsa. Face a isso, o Benfica voltou a controlar as iniciativas conseguindo estabilizar e anular um Estoril que estava a fazer uma exibição boa e personalizada."

Litos, in a bola

1 comentário: